Que tal uma viagem com roteiro inesquecível? Descubra a Rota das emoções. Temos um guia completo para você desfrutar de cada instante.

Qual destino você acha mais bonito: Jericoacoara, Delta do Parnaíba ou Lençóis Maranhenses?

É uma escolha bem difícil, né? E se houvesse um roteiro de viagem que permitisse descobrir todos estes locais de uma só vez?

A boa notícia é que este sonho já é uma realidade. Estamos falando da Rota das Emoções, um percurso que passa pelos mais belos pontos do nordeste brasileiro em uma viagem verdadeiramente inesquecível.

Rota das Emoções inclui Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.

E, se você já está morrendo de vontade de começar a planejar a sua viagem, é só continuar por aqui. Vamos contar tudo para você começar a montar o seu próprio roteiro hoje mesmo.

Bora descobrir?

O que é a Rota das Emoções

A Rota das Emoções é um roteiro de viagem que passa pelos pontos mais bonitos do litoral nordestino.

Especificamente, o trajeto cobre três estados: Ceará, Piauí e Maranhão. Além de ser ideal para quem gosta de praia, sol e paisagens paradisíacas, é um percurso indicado para quem gosta de ecoturismo. Isso porque a rota passa por três áreas de conservação ambiental.

Principais pontos turísticos de cada local

No Ceará há o Parque Nacional de Jericoacoara. São mais de 8 mil hectares com ecossistema costeiro, diversas trilhas, flora e fauna nativas e muitas paisagens de tirar o fôlego.

Já o Maranhão possibilita que o viajante conheça de perto o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Prepare-se para ver lagoas e dunas,praticar esportes na água e fazer muitas caminhadas. Você também poderá observar de pertinho o bioma da região.

Belezas naturais nos Lençóis Maranhenses, na Rota das Emoções.

Uma atração à parte são as diversas espécies de aves migratórias que fazem um espetáculo de cor e de movimento no local. E todos os três estados têm municípios que fazem parte da Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba.

Por lá será possível tomar banho de água doce e de água salgada, visitar comunidades tradicionais de pescadores e artesãos locais e fazer passeios para se maravilhar com espécies marinhas como o peixe-boi.

Outras atrações incríveis para descobrir durante a viagem

Outro enorme atrativo deste roteiro é a gastronomia. A culinária nordestina é uma das mais saborosas do país e o que não irá faltar são excelentes restaurantes com opções para agradar a todos os gostos.

Resumindo, algumas das atrações que farão parte deste passeio são: paisagens belíssimas, natureza deslumbrante, esportes, ecoturismo, gastronomia, descanso e cultura.

Qual é a Rota das Emoções

Este circuito turístico tem mais de 900 quilômetros que passam por catorze cidades.

Cada uma delas tem o seu próprio perfil turístico. Algumas são mais voltadas para a vida noturna, outras são perfeitas para relaxar com total tranquilidade.

Da mesma forma, você irá encontrar locais bem rústicos e cidades com opções de resort cinco estrelas. Ou seja,a  Rota das Emoções oferece um ampla gama de experiências e promete agradar em cheio a diversos perfis de visitantes.

Outro ponto muito positivo da Rota é o padrão dos serviços oferecidos. As empresas que fazem parte deste circuito estão sempre em processo de qualificação e oferecem um excelente atendimento para os diferentes tipos de turistas que chegam aos locais.

Como se isso não bastasse, a Rota promove o turismo sustentável, com respeito ao meio ambiente e às comunidades nativas de cada local.

Como fazer a Rota das Emoções

Se você quer fazer esta viagem, há duas opções.

A primeira é contratar um pacote com o roteiro pronto em uma agência de viagens. Há inúmeras boas opções no mercado.

O lado bom dessa opção é a praticidade. Você só precisará se preocupar em fazer as reservas. Porém, ao contratar um pacote de viagem, você não terá muita autonomia para decidir algumas questões como quanto tempo ficará em cada local ou onde irá se hospedar.

Além disso, as opções de passeios e de atividades podem ficar um pouco mais limitadas com uma agência.

Ainda assim, há boas possibilidades de personalizar os pacotes turísticos de acordo com as suas preferências. Outro benefício das agências de viagem é o pagamento facilitado, que irá incluir a maior parte dos passeios e atividades.

Como fazer a Rota das Emoções por conta própria

É perfeitamente possível fazer este passeio sem depender de uma agência.

Esta opção irá necessitar de um certo planejamento da sua parte. Além das passagens aéreas, da hospedagem e dos passeios, você precisará se organizar para poder se locomover de um ponto a outro.

Um meio rápido de solucionar este problema é alugar um carro para realizar o percurso. Os modelos mais indicados são os automóveis off-road. Isso porque, em alguns trechos, será necessário passar por estradas de terra ou dunas que são um desafio para carros convencionais.

Outra boa dica é contratar um serviço de transfer. Isso poupa qualquer preocupação, já que você terá um motorista que conhece bem o local.

Além disso, em algumas atrações, a entrada só é autorizada com a companhia de um guia. Então será necessário contratar o serviço de empresas locais caso você opte por fazer a rota por conta própria.

⭐️ sobre minha experiência: eu fiz todo o roteiro por conta própria e fechei os passeios e traslados com uma agência local. Deu super certo e ficou bem mais barato.

Por onde começar a Rota das Emoções

O estado do Piauí fica no meio do trajeto. Portanto, ele costuma ser o segundo estado da rota. É possível começar o percurso pelo Maranhão ou pelo Ceará, depende da vontade de cada viajante.

Eu comecei o meu trajeto pelo Ceará e finalizei no Maranhão, mas montei duas opções de trajeto, cada uma começando por um estado diferente.

Rota das Emoções: saindo do Maranhão

Se programe para chegar ao Aeroporto Internacional de São Luís, que fica na capital.

São Luís

Aproveite para descobrir um pouco a cidade. Uma boa pedida é caminhar pelo centro histórico, tombado pelo IPHAN. É uma atração imperdível para quem gosta de apreciar a arquitetura colonial.

Centro Histórico de São Luís do Maranhão

Por lá você pode aproveitar para comer em um dos muitos restaurantes deliciosos e visitar prédios como o Palácio dos Leões e o Teatro Artur Azevedo. Depois, você deve ir até uma das duas cidades: Barreirinhas ou Santo Amaro.

Barreirinhas e Santo Amaro

As duas cidades, Barreirinhas e Santo Amaro, ficam a cerca de quatro horas de distância de São Luís. E ambos os municípios dão acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Se o seu objetivo for passar por todos os catorze municípios da rota, o ideal é começar por Santo Amaro. De lá, você poderá seguir até Barreirinhas.

Depois, siga para os municípios de Paulino Neves e Tutóia. Nas duas cidades as principais atrações são as praias paradisíacas.

Delta do Parnaíba

De Tutóia em diante você estará na Área de Proteção Ambiental do Delta Paraíba.

Ela abrange todo o litoral do Piauí e vai até as cidades de Chaval e Barroquinha, no Ceará, último estado da Rota.

Jericoacoara

Nesse roteiro saindo do Maranhão, sua última parada da Rota das Emoções é Jericoacoara. Pra voltar para sua cidade, você pode ir até o Aeroporto de Fortaleza – que estará a umas 5 horas de distância de Jeri.

Rota das Emoções: saindo do Ceará

O ideal é pegar um voo até o Aeroporto de Fortaleza.

Fortaleza

Se você quiser aproveitar para descobrir a cidade, há algumas boas opções de passeio. Você pode conhecer as praias urbanas, famosas pela beleza. Duas muito procuradas são a Praia de Iracema e a Praia do Futuro.

Fortaleza, capital do Ceará, pode ser a cidade inicial para a Rota das Emoções

Para fazer aquelas comprinhas e aproveitar para comer bem, uma boa alternativa é ir ao Mercado Central de Fortaleza. Depois, é hora de partir para a cidade de Cruz, primeira parada da Rota. A viagem dura porco mais de três horas.

Jericoacoara

Outra possibilidade é começar o roteiro por Jijoca de Jericoacoara. A viagem da capital até esta cidade dura pouco menos de cinco horas.

Jericoacoara é ideal para quem quer praticar esportes aquáticos, como o surf e o kitesurf. De lá, é hora de seguir para as cidades de Camocim, Barroquinha e Chaval.

Delta do Parnaíba

Você chegará, então, no litoral piauiense onde todos os municípios (Cajueiro da Praia, Ilha Grande, Luís Correia e Parnaíba) fazem parte da área de conservação Delta do Parnaíba.

Este trecho do Piauí oferece paisagens inacreditáveis. A principal atração neste estado é o encontro entre o Rio Parnaíba e o Oceano Atlântico. São mais de 70 ilhas divididas entre o mar e cindo braços de água doce, em uma paisagem deslumbrante e riquíssima em biodiversidade.

Para chegar até lá, o ideal é partir da cidade de Parnaíba.

Paisagens belíssimas no Delta do Parnaíba, que faz parte da Rota das Emoções.

Barreirinhas

Depois deste passeio, você estará bem próximo ao Maranhão, último estado da Rota.

Curta seus dias em Barreirinhas e Santo Amaro e volte para sua cidade saindo do Aeroporto Internacional de São Luís.

Quantos dias para fazer a Rota das Emoções

O tempo para fazer a rota irá depender muito dos seus planos de viagem. É preciso pensar quanto tempo você deseja gastar em cada parada ao longo do passeio.

Para fazer um percurso um pouco mais rápido e com menos paradas, você pode se programar para percorrer o trajeto em 6 dias. Isso dá uma média de dois dias em cada estado e você poderá conhecer as atrações principais de cada lugar.

Mas se o objetivo é parar em todos (ou quase todos) os municípios e ver tudo com bastante calma, o tempo ideal de viagem está entre 10 e 12 dias.

⭐️ meu roteiro: 2 dias em fortaleza + 4 dias em Jericoacoara + 1 dia em Parnaíba + 4 dias em Barreirinhas + 3 dias em São Luís do Maranhão

Confesso que antes de viajar, eu subestimei o Delta do Parnaíba e foi um dos meus passeios preferidos. Se eu fosse de novo, acrescentaria 1 dia em Barra Grande e mais 1 em Parnaíba.

Quanto custa fazer a Rota das Emoções

O valor da viagem irá variar de acordo com uma série de fatores como a época e o tempo de duração do seu passeio.

Se você for viajar com um grupo grande de pessoas, é possível obter um preço ainda mais em conta.

Um pacote de seis dias para uma pessoa costuma custar de três a nove mil reais, dependendo da temporada, dos tipos de hospedagem e opções de atividades e de transfer.

Já os pacotes de doze dias costumam custar a partir de seis mil reais. Se o objetivo é economizar, a melhor dica é se planejar para fazer a viagem no meio do ano, durante a baixa temporada.

Qual a melhor época para fazer a Rota das Emoções

As paisagens da rota das emoções são maravilhosas o ano inteiro. Então, a melhor época para ir vai depender muito do perfil de cada visitante.

A alta temporada vai de novembro a fevereiro. Nesta época chove muito pouco, o que é ótimo para quem quer passar o dia todo na praia. Por outro lado, muitos destinos ficam lotados e o valor dos passeios costuma ser um pouco mais alto.

Os meses de junho a agosto são a época em que chove mais. Os destinos são menos visitados e a estação é perfeita para quem quer descobrir muitas festas juninas, tradicionais em todo o nordeste.

Nesta época você também irá encontrar as lagoas dos Lençóis mais cheias, o que é ótimo para passar o dia se refrescando nas águas.

Eu fiz a Rota das Emoções em outubro e valeu super a pena. As atrações não estavam tão cheias, então consegui aproveitar bem.

Onde se hospedar na Rota das Emoções

O que não falta são excelentes opções de hospedagem ao longo de toda a Rota. Descubra os melhores locais para ficar em cada parada do circuito.

Onde ficar em Jericoacoara

Pousada Jeribá

Ideal para passar dias maravilhosos de frente para o mar, em quartos para lá de confortáveis, com área de lazer cercada pela natureza, piscina e serviços de spa.

Preço: $$$$

➡️ Reserve a Pousada Jeribá aqui

Essenza Hotel

A ideia é se hospedar com muito conforto? Escolha esta opção. Além de um restaurante exclusivo para hóspedes, este local maravilhoso tem serviços como café flutuante, massagem, pacotes de passeios e experiências românticas para casais.

Preço: $$$$$

➡️ Reserve o Essenza Hotel aqui

Vila Kalango

Além de ficar pertinho da Duna do Sol, em um lugar para lá de charmoso, você poderá ter aulas de kite e wing surf. Além disso, o lugar oferece experiências gastronômicas e opções de passeio aos visitantes.

Preço: $$$$

➡️ Reserve a Vila Kalango aqui

Onde ficar em Barra Grande

Barra Grande Beach Club

Pertinho da praia e a apenas uma hora do Delta do Parnaíba, esta pousada oferece área de lazer com piscina e spa e café da manhã. A pousada também oferece passeios e atividades  na região.

Preço: $$$$

➡️ Reserve o Barra Grande Beach Club aqui

La Plage

É um hotel boutique com arquitetura grega, de frente para o mar, com muita sofisticação. Além de área de lazer com piscina, você poderá contar com um bistrô, rooftop bar e acomodações para lá de confortáveis.

Preço: $$$$

➡️ Reserve o La Plage aqui

Pousada Theodora

Que tal ficar em um belo bangalô ou em um chalé com vista para o mar? Além disso, a pousada oferece  café da manhã e opções de passeios pelos arredores.

Preço: $$

Onde ficar em Parnaíba

Hotel Portal dos Ventos

Esta hospedagem oferece quartos confortáveis com um excelente custo-benefício. O café da manhã está incluso na diária, há serviço de lavanderia e cortesia para uma criança de até seis anos.

Preço: $$

➡️ Reserve o Hotel Portal dos Ventos aqui

Hotel Arrey Beach

Este hotel dispõe de quartos confortáveis para uma, duas ou três pessoas, com frigobar e wi-fi.Além disso, há uma bela área de lazer com piscina e uma paisagem maravilhosa.

Preço: $$

➡️ Reserve o Arrey Hotel Beach aqui

Onde ficar nos Lençóis Maranhenses

Hotel Rio Preguiças

Esta hospedagem em Barreirinhas oferece excelente estrutura, com quartos confortáveis e café da manhã. Além disso, você encontrará diversas opções de passeios pela região.

Preço: $$

➡️ Reserve o Hotel Rio Preguiças aqui

Porto Preguiças Resort

Para se hospedar com todo o conforto em um dos melhores hotéis do local, escolha esta opção. São mais de duzentos metros quadrados para desfrutar de quadras, piscina, salão de jogos e caiaque sem nenhum custo adicional.

Preço: $$$$

➡️ Reserve o Porto Preguiças Resort aqui

Rancho das Dunas

Esta pousada em Santo Amaro oferece quartos super charmosos e chalés. tudo com café da manhã e uma série de passeios pela região.

➡️ Reserve o Rancho das Dunas aqui

Dicas para a Rota das Emoções

Você já está pensando em fazer as malas para curtir esta viagem? Descubra cinco dicas valiosas para curtir ainda mais a sua viagem:

1- Não esqueça o protetor solar. O sol do nordeste é um dos mais fortes de todo o Brasil, mesmo no inverno. Por isso, não esqueça de colocar protetor solar. O ideal é levar também chapéus e óculos de sol.

2- Esqueça as roupas mais sofisticadas. A maior parte dos destinos tem um ar mais rústico e o ideal é estar confortável. Ainda que você planeje curtir a noite, o ideal é dar preferência para as roupas mais informais e confortáveis.

3-  Leve uma mochila e tênis: Para conhecer de perto alguns destinos, você precisará caminhar durante um certo tempo. Por isso, é bom estar pronto para percorrer as distâncias com bastante conforto.

4- Veja ao menos um nascer do sol:Todo mundo fala do pôr do sol na praia, mas o momento em que o sol nasce também é um espetáculo à parte no Nordeste. Se programe para acordar cedo e não perca este show da natureza.

5- Feche as janelas à noite: A maior parte dos destinos de praia tem muitos mosquitos durante a noite. Então, prefira as hospedagens com ar condicionado e deixe os vidros fechados na hora de dormir. Se você adora o ar livre e não dispensa as janelas abertas, não esqueça de levar um bom repelente.

Vale a pena fazer a Rota das Emoções?

Como você pode ver, a Rota das Emoções é uma viagem inesquecível para quem quer descobrir algumas das mais belas paisagens do litoral nordestino.

Se o que você deseja é passear por locais com muita natureza, praia e sol quente, este trajeto certamente será inesquecível. Comece a programar sua viagem agora mesmo e descubra as incríveis emoções desta rota.

checklist da viagem

tudo o que você precisa para descobrir o mundo por aí

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do Descobri por aí, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Descobri por aí sempre atualizado!

Gostou do nosso roteiro pela Rota das Emoções? Conte para a gente nos comentários!

você também pode curtir:

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.