Intercâmbio em San Diego, Califórnia

Quer descobrir tudo sobre fazer intercâmbio em San Diego? Vem comigo que eu te conto minha experiência de intercâmbio na Califórnia e te explico tudo o que você precisa saber antes de embarcar nessa aventura!

Se você está aqui, provavelmente está pensando em fazer um intercâmbio em San Diego, certo?

Meu nome é Nathana e eu tive a oportunidade de viver essa experiência em junho de 2023, quando embarquei em um intercâmbio de um mês em San Diego, Califórnia.

Aqui, vou compartilhar os detalhes e dicas sobre minha jornada em San Diego, desde a escola até as incríveis praias e atrações da cidade (spoiler: são muitas).

Espero te inspirar a considerar essa aventura e descobrir por si mesmo por que San Diego é um destino tão especial para intercâmbios.

Bora descobrir?

Onde fica San Diego

San Diego é uma cidade localizada no estado da Califórnia, na costa oeste dos Estados Unidos.

A cidade fica na fronteira com o México, cerca de 190 km ao sul de Los Angeles e 35 km ao norte de Tijuana.

Como é San Diego

San Diego é uma cidade muito incrível com uma atmosfera descontraída e clima agradável o ano todo. Diferente de outras cidades dos Estados Unidos, não é um lugar de extremos, sabe? Muito quente ou muito frio, é sempre agradável.

É a segunda maior cidade da Califórnia e a oitava maior dos Estados Unidos, com uma população de mais de 1,4 milhões de pessoas.

San Diego é famosa por suas praias, surf e por ser o lar de algumas das melhores cervejarias do país.

A cidade é também um destino turístico popular por suas atrações culturais e históricas, como o USS Midway Museum e o Balboa Park, um parque urbano com diversos museus, jardins e o famoso San Diego Zoo – acho que é o maior dos EUA.

Com mais de 100 bairros, San Diego oferece uma variedade de opções para moradores e visitantes, desde bairros mais residenciais e tranquilos, até bairros animados com vida noturna agitada.

O Gaslamp Quarter, por exemplo, é um bairro histórico no centro da cidade que abriga uma grande quantidade de restaurantes, bares e clubes noturnos. Eu adoro fazer comparações, sabe? Então, pra quem é de São Paulo, o Gaslamp Quarter é como se fosse a Vila Madalena.

Outra característica marcante de San Diego é sua proximidade com a fronteira com o México. Por isso, a cidade tem uma forte influência mexicana em sua cultura, gastronomia e arquitetura. O bairro de Barrio Logan, por exemplo, é conhecido por suas galerias de arte e restaurantes mexicanos autênticos.

Para os amantes da natureza, San Diego oferece diversas opções de parques e reservas naturais, como o Torrey Pines State Natural Reserve e o Mission Trails Regional Park, que oferecem trilhas para caminhadas e vistas incríveis da cidade e do oceano Pacífico.

Vou deixar aqui um vídeo pra você ficar com vontade de ir agora!

Continua aqui que mais pra frente vou te dar ainda mais detalhes sobre o que fazer em San Diego, tá?

Onde estudar em San Diego

Se você quer fazer um intercâmbio, acho que o mais importante é decidir a escola, né?

E aqui vou te contar sobre a escola que eu estudei: a CEL.

Antes de decidir pela CEL, eu pesquisei bastaaaante sobre as escolas de idiomas em San Diego. E entre as pesquisas, descobri a CEL, que inclusive tem ótimas avaliações no Google de ex alunos. Ponto importante, né?

E uma das coisas que me chamou a atenção na CEL é a localização da escola: é a única com uma unidade em Pacific Beach, a praia em San Diego que mais tem aquela vibe californiana, sabe?

Mas, pra quem preferir, também tem uma unidade em Downtown, no centro.

Aqui lá vai eu de novo comparar com as regiões do Brasil: Pacific Beach seria estudar em Ipanema, enquanto Downtown seria estudar em Pinheiros, Faria Lima. Ambos são legais, sabe? Aí cabe a você entender qual é mais sua vibe.

Outro ponto forte da CEL são os professores. Eles são super qualificados e experientes, e utilizam métodos de ensino interativos e dinâmicos para ajudar os alunos a realmente aprender o idioma. Como eu estudei Business English, a minha professora foi a Christina – uma querida!

O que achei muito legal também é a variedade de atividades extracurriculares oferecidas pela CEL – já imaginou aprender a surfar durante o intercâmbio?

Ah, e além disso, a escola organiza passeios turísticos, idas ao teatro e eventos sociais, que permitem aos alunos conhecer a cidade e sua cultura de uma forma divertida e descontraída. E também fazer novos amigos, né?

Por fim mas não menos importante, a CEL também oferece opções de hospedagem pra todos os gostos e bolsos, como casas de família e apartamentos compartilhados, o que dá a flexibilidade de escolher a opção que melhor se adapta às suas necessidades e orçamento.

Eu fiquei em um apartamento de estudantes, o The Seaton. Juro, fiquei chocada com a estrutura do condomínio, piscina, jacuzzi, coworking, academia 24 horas… Sério, perfeito! Eu tava jurando que o projeto fitness ia sair do papel com a academia 24 horas, mas não rolou hahaha

Tipos de curso de inglês em San Diego

E já que o objetivo é estudar inglês, vou te explicar quais são os tipos de cursos oferecidos – normalmente esse é o padrão de todas as escolas: o inglês geral, os preparatórios e o business. Vou explicar cada um no detalhe pra você descobrir qual se encaixa melhor com as suas necessidades.

CEL - escola de inglês em San Diego

Curso de Inglês Geral

O curso de General English é o mais comum, e se você fizer até 23 horas de aula por semana, não vai precisar do visto de estudante, o que facilita a vida.

Esse curso é ideal para quem quer aprimorar todas as habilidades no idioma: leitura, escrita, audição, fala, gramática e vocabulário. As turmas são pequenas (até 12 alunos), o que permite uma atenção mais individualizada dos professores.

Você pode começar em qualquer nível, do básico ao avançado. As aulas são dinâmicas e abrangem todos os aspectos do inglês.

Toda segunda-feira a CEL faz o teste de nivelamento dos novos alunos, aí dependendo do seu nível, você começa em uma classe diferente, que pode ter aulas no período da manhã ou no período da tarde.

Business English

Bom, eu tinha planejado fazer o curso de Inglês Geral. Mas aí, na semana em que cheguei, a escola anunciou que ia começar um curso de Business English e abriu vagas para quem estivesse no nível B2 (intermediário) ou acima.

Como eu uso bastante inglês no meu trabalho, achei que era a oportunidade perfeita! Mas confesso que também fiquei com vontade de fazer o curso de Inglês Geral, porque parece ser super completo e abranger todas as áreas do idioma.

Acho que teria sido legal ter essa experiência também, mas no fim das contas, estou bem satisfeito com a minha escolha. Acredito que o curso de Business English vai me ajudar bastante no meu desenvolvimento profissional.

Ah, e eu amei a professora de Business English, a Christina – que coincidentemente foi professora do meu namorado que estudou em San Diego em 2019, em outra escola – que fechou pós pandemia. O mundo é muito pequeno, né?

Curso Preparatório para o Exame Cambridge

Se o seu objetivo é se preparar para os exames FCE ou CAE, a escola oferece cursos específicos para isso.

Esses exames são reconhecidos internacionalmente e são uma ótima maneira de comprovar o seu nível de inglês.

Os cursos de preparação para o exame Cambridge são mantidos em turmas pequenas, o que permite um trabalho mais individualizado com os alunos. É importante destacar que há datas específicas para o início desses cursos, então é bom se programar.

Curso Preparatório para o Exame TOEFL

Se você está de olho em universidades onde o inglês é a língua principal, o curso preparatório para o TOEFL pode ser uma excelente escolha.

O TOEFL é um teste de proficiência em inglês amplamente aceito por universidades e instituições ao redor do mundo. As aulas desse curso são focadas exclusivamente na preparação para o exame e os professores são experientes em fornecer as estratégias necessárias para obter sucesso.

É importante ter um nível avançado no inglês para ingressar nesse curso.

Curso de Inglês e Surfe

Agora, se você quer aprender a surfar, não pode perder a oportunidade de combinar o aprendizado do inglês com a prática desse esporte.

A escola oferece um curso que inclui aulas de inglês e surfe! Isso mesmo, você pode aprimorar o seu inglês enquanto pega ~altas ondas˜ na costa da Califórnia.

As aulas de surfe são realizadas uma ou duas vezes por semana, e não precisa ter experiência prévia no surfe.

Acho que é uma maneira super divertida de aproveitar ao máximo a sua estadia em San Diego.

Melhor época para intercâmbio em San Diego

Quando você puder! hahaha

✅ San Diego tem um clima agradável durante a maior parte do ano. O inverno é suave, com temperaturas amenas, enquanto o verão é quente e ensolarado. No geral, o clima é bastante agradável, sem extremos de frio ou calor. É comum desfrutar de céu azul e dias ensolarados na cidade. No entanto, é importante mencionar que San Diego pode ter algumas semanas mais nubladas, especialmente no início do verão. Essa condição, conhecida como “June Gloom”, pode trazer neblina e nuvens baixas, mas geralmente não interfere nas atividades e aproveitamento da cidade.

Como já falei aqui, um ponto legal sobre fazer um intercâmbio em San Diego é o clima agradável da cidade. É bem parecido com o de São Paulo, com invernos suaves e verões quentes, mas sem extremos, sabe? Dá para curtir o clima tranquilo na maior parte do ano.

Eu cheguei em junho e, logo de cara, as primeiras semanas ficaram meio nubladas. Mas isso não atrapalhou em nada a minha experiência. E todas as pessoas de San Diego que eu conversei falaram que isso não é comum, o normal é ter um céu azul todos os dias. Enfim, mudanças climáticas, né?

Mas, olha, o intercâmbio vai além do clima, viu? É sobre tudo que você vai vivenciar: os lugares que vai visitar, as pessoas que vai conhecer, as comidas que vai experimentar e até as dificuldades que vão aparecer. Isso é o que faz o intercâmbio ser incrível!

Independente da estação em que você estiver em San Diego, a cidade tem várias opções legais para aproveitar. Tem as praias maravilhosas, os parques incríveis e os museus superinteressantes. Tem coisa para fazer o ano inteiro!

Então, quando for escolher a melhor época para o seu intercâmbio em San Diego, pense na sua disponibilidade e nos seus objetivos pessoais. E esteja preparado para aproveitar todas as oportunidades que surgirem, independentemente do clima. San Diego é demais em qualquer estação!

De qualquer maneira, vou deixar aqui um resumo do clima em San Diego:

Primavera (março, abril, maio)

A primavera em San Diego traz temperaturas suaves e dias ensolarados. As temperaturas diurnas variam entre 15°C a 20°C. É uma época ideal para visitar parques e jardins floridos da região.

Verão (junho, julho, agosto)

Os meses de verão são quentes e ensolarados em San Diego, com temperaturas médias diurnas variando de 20°C a 25°C. É a época ideal para desfrutar das praias e de atividades ao ar livre.

Outono (setembro, outubro, novembro)

O outono em San Diego é ameno e agradável, com temperaturas diurnas em torno de 20°C a 25°C. É uma época menos movimentada para turistas, tornando-se ideal para explorar a cidade com clima agradável.

Inverno (dezembro, janeiro, fevereiro)

O inverno em San Diego é suave, com temperaturas diurnas em torno de 15°C a 20°C. As noites podem ser mais frias, com médias de 10°C. Há uma possibilidade de chuvas leves nessa época.

Lembre-se de que essas são apenas médias históricas e o clima real pode variar. Verifique sempre a previsão do tempo atualizada antes de sua visita a San Diego para se preparar adequadamente, ok?

Informações importantes para intercambistas em San Diego

Visto

Para realizar o intercâmbio em San Diego, é necessário obter um visto americano. No meu caso, escolhi um curso com menos horas de aula, o que me permitiu entrar no país com um visto de turista. E o bom é que o visto de turista dura 10 anos, enquanto o de estudante dura apenas o tempo do intercâmbio.

Essa foi uma opção que facilitou muito minha viagem, considerando que eu já tinha o visto. Inclusive, tem um artigo que explico passo a passo como tirar um visto americano.

Maioridade

É importante lembrar que nos Estados Unidos a maioridade legal é aos 21 anos. Isso significa que, se você tem menos de 21 anos, não poderá consumir bebidas alcoólicas, entrar em baladas ou participar de eventos restritos a maiores de idade.

Gente, é fundamental respeitar essa regra, viu? As leis nos Estados Unidos são rigorosas e as consequências por desobedecê-las podem ser graves. Você não quer ser deportado e nunca mais pisar nos EUA de novo, né?

Curiosidade: a maioridade pra dirigir é 16 anos!

Bebidas

Além da questão da maioridade, é preciso estar ciente de que é proibido consumir bebidas alcoólicas em espaços públicos nos Estados Unidos, tipo na praia. Portanto, não saia de bares ou baladas com bebidas na mão, pois isso pode resultar em multas. E como falei, aqui eles levam leis a sério.

Moeda

Em San Diego, assim como em todo país, a moeda utilizada é o dólar americano (USD) 😅.

Uma opção que eu utilizei e recomendo é o cartão da Wise – eu uso em todas as viagens. Ele oferece taxas de câmbio favoráveis e é muito prático de usar. Se você quiser abrir uma conta, basta clicar neste link. O processo é rápido e simples.

Mas pra garantir, é bom ter uma pequena quantia em dinheiro em espécie para emergências ou para lugares que possam não aceitar cartões (o que é muito raro).

Fuso horário

San Diego está localizada na costa oeste dos Estados Unidos, enquanto o Brasil está localizado na América do Sul.

Portanto, San Diego segue o horário do Pacífico (PST – Pacific Standard Time), que é 4 horas a menos em relação ao horário de Brasília (BRT – Brasília Time). Por exemplo, quando for meio-dia em San Diego, será 16h no Brasil.

Voltagem e tomadas

Ao viajar para San Diego, nos Estados Unidos, é importante ter em mente que a voltagem utilizada é de 110-120 volts.

Lá, é utilizado o padrão de plugues de dois pinos retangulares, conhecido como Tipo A ou Tipo B.

Para conectar seus eletrônicos brasileiros em San Diego, você precisará de um adaptador de plugue que converta o formato dos pinos para o padrão americano. Dessa forma, você poderá conectar seus dispositivos às tomadas americanas sem problemas.

O que eu uso e recomendo é esse modelo que dá pra comprar na Amazon por menos de 10 reais. E gente, a dica é já levar o adaptador aqui do Brasil, viu? Lá é bem mais caro.

Como chegar em San Diego

Para chegar em San Diego saindo do Brasil, existem algumas opções de voos que podem ser consideradas.

Como eu fiz: aproveitei uma oportunidade pra emitir uma passagem em executiva bem exaltada com milhas, de Guarulhos pra Nova York. Aliás, tem um guia muito completo aqui no blog que ensino como acumular milhas.

Aproveitei pra ficar 4 dias em Nova York e de lá peguei um voo pra San Diego. O voo entre as duas cidades dura cerca de 5:30 horas.

Agora vou explicar as duas possibilidades principais:

  1. Voos “diretos” para San Diego: Algumas companhias aéreas internacionais oferecem voos diretos para o Aeroporto Internacional de San Diego (SAN) a partir de cidades brasileiras. Você pode pesquisar voos operados por companhias aéreas como American Airlines, United e Delta Airlines, que têm conexões em cidades dos Estados Unidos antes de chegar a San Diego.
  2. Voos com conexão em outras cidades dos EUA: Outra opção é buscar voos com conexão em outras cidades dos Estados Unidos, como Los Angeles. Muitas companhias aéreas oferecem voos para Los Angeles International Airport (LAX) a partir de cidades brasileiras. De lá, você pode optar por pegar um voo doméstico para o Aeroporto de San Diego ou utilizar outras opções de transporte.

Ao chegar em Los Angeles, você pode escolher entre duas opções principais para ir de Los Angeles para San Diego:

a) Voo doméstico: Existem várias companhias aéreas que operam voos domésticos de Los Angeles para San Diego. Você pode procurar por voos em companhias como a Southwest Airlines, American Airlines, Alaska Airlines e outras.

b) Ônibus: Outra opção é utilizar o serviço de ônibus que conecta Los Angeles a San Diego. Empresas como a Flixbus e a Megabus oferecem opções de ônibus que percorrem o trajeto entre as duas cidades, dura umas 4 horas. Eu fiz esse trajeto de ônibus em uma viagem que fiz durante o fim de semana entre Los Angeles e San Diego.

Aeroporto de San Diego

O Aeroporto Internacional de San Diego (SAN) é o principal aeroporto da região e recebe voos nacionais e internacionais. Ele está localizado a cerca de 4km da cidade, o que o torna bem acessível.

De lá pra cidade, a opção mais rápida é pegar um Uber ou Lyft. Porém, também dá pra usar o transporte público.

Ônibus da Metropolitan Transit System (MTS)

O MTS opera diversas linhas de ônibus que fazem paradas no Aeroporto de San Diego. As linhas de ônibus 992 e 923 são as principais rotas que servem diretamente o aeroporto.

  • Linha 992: Essa linha conecta o centro de San Diego ao aeroporto e é conhecida como “Airport Shuttle”. Ela tem paradas na região de Downtown San Diego e na Estação Santa Fe Depot antes de chegar ao Aeroporto de San Diego.
  • Linha 923: Essa linha também conecta o centro de San Diego ao aeroporto, com paradas em alguns bairros ao longo do caminho.

Como se locomover em San Diego: transporte público e dicas

Em San Diego, o sistema de transporte público é bastante eficiente. O principal meio de locomoção é o ônibus, que cobre uma ampla área da cidade.

Se você planeja ficar por um período mais longo (pelo menos um mês), o que mais vale a pena é adquirir um cartão de transporte válido por 30 dias, pelo valor de 72 dólares.

Com ele, você pode usar o transporte público à vontade, o que pode representar uma boa economia. Eu comprei o meu passe mensal no app Pronto e valeu muito a pena. Usei transporte público todos os dias (ônibus + trolley).

Caso precise de um deslocamento mais rápido, tem Uber e Lyft disponíveis em toda a cidade. Mas assim, é dólar, né? Então é mais fácil pegar Uber quando estiver com mais gente, que aí rola dividir. Se não vai ficando pesado.

E aí, uma coisa que notei é que os ônibus em San Diego costumam ser vazios, pois as pessoas aqui não têm o costume de utilizar muito o transporte público, diferente de cidades como Nova York, sabe?

A maioria das pessoas possui carro e acaba não dependendo tanto dos ônibus. Afinal, a idade mínima para dirigir é 16 anos, então praticamente todo mundo tem carro, até porque não é tão caro por aqui.

E com os ônibus vazios, você vai encontrar bastante homeless (moradores de rua) nos ônibus, o que pode ser ~meio impactante~ no começo. Mas assim, eles não vão mexer com você nem nada. Pode ficar tranquilo. De qualquer maneira, acho válido avisar pra você não chegar lá e ficar assustado haha

Principais pontos turísticos em San Diego

Lógico que você também quer saber o que fazer em San Diego, né? Tem muita coisa pra fazer lá, juro. Vou deixar aqui os principais pontos turísticos enquanto não escrevo um artigo mais completo sobre o assunto.

Pacific Beach

Essa praia é super animada e tem uma vibe incrível. Você pode curtir o sol, relaxar na areia, andar pelo píer e até tentar pegar umas ondas se quiser. Mas já vou te adiantar aqui: a água é muuuuuito gelada, eu não tive coragem de entrar, mas vi bastante gente na água.

Além disso, tem ótimos restaurantes e festas à beira-mar. Eu fiquei viciada no ceviche do Oscars Mexican Seafood, ali na orla, e pro pôr do sol vale a pena ir no Waterbar, tem uma vista maravilhosa da praia.

La Jolla

A parte mais bonita de San Diego na minha opinião: as praias são lindas, dignas de Caribe, sabe? E não esqueça de ver as focas e leões-marinhos que ficam por lá.

Se você curte snorkel ou mergulho, vai adorar explorar a vida marinha. Minha dica é ir em um dia ensolarado, porque o mar fica um espetáculo.

USS Midway Museum

Esse museu é visita obrigatória se você curte história e aviação. É um porta-aviões transformado em museu, onde você pode conhecer a vida a bordo e ver várias aeronaves históricas. Até dá pra simular um pouso de avião! Shame on me que não fui, mas conheço várias pessoas que foram e amaram.

#dica: já aproveita pra reservar seus passeios em San Diego pelo GetYourGuide, a melhor e mais completa plataforma de ingressos e tours. Eu reservo tooodos os meus passeios pelo GetYourGuide e amo!

Petco Park

Se você gosta de esportes, não pode perder um jogo de beisebol no Petco Park. É o estádio dos San Diego Padres e a vibe lá é sensacional. Sem falar nas comidas de estádio, como cachorros-quentes e nachos – pra viver uma autêntica experiência americana.

Balboa Park

Esse lugar é um ícone de San Diego. Tem muitos museus, jardins lindos, teatros e até um zoológico. Um ótimo lugar pra passar a tarde, sabe? A entrada no parque é gratuita, mas as atrações como museus e zoológico são pagos.

Perfeito pra ir depois da aula, sabe? Se você estudar em Downtown então, é bem pertinho!

Coronado Island

Lugar dos milionários. Praias com areia dourada e águas cristalinas. Dá pra passar o dia relaxando na praia, andar de bicicleta pela ilha e visitar o famoso Hotel del Coronado, cartão postal da região. Eu sinceramente não amei, mas acho que vale a visita.

Old Town

É o lugar perfeito pra conhecer a história de San Diego. Tem prédios históricos, lojinhas de artesanato, restaurantes mexicanos autênticos e até apresentações de danças folclóricas. Uma imersão cultural bem legal. O acesso é muito fácil, porque tá bem na frente da principal estação de ônibus da cidade.

Vantagens e desvantagens de estudar em San Diego

Vantagens de estudar em San Diego

Clima incrível e praias maravilhosas: Sabe aquele lugar com sol e praias de tirar o fôlego? Pois é, San Diego é assim! O clima é sempre gostosinho e dá pra curtir as praias (quer dizer, a areia haha) quase o ano todo.

Diversidade cultural e amizades globais: Olha só, em San Diego tem estudantes do mundo inteiro! Isso é demais porque você aprende não só inglês, mas também sobre outras culturas, faz amigos de todos os cantos e tem uma experiência de vida única!

Comida mexicana de verdade: Perto da fronteira com o México, você vai se esbaldar com a comida mexicana autêntica. Tacos, burritos e guacamole de dar água na boca. E o melhor é que não precisa fazer uma viagem internacional pra provar essas delícias!

Desvantagens de estudar em San Diego

Orçamento: Acho que pra mim essa é a principal desvantagem. Assim como em todo o estado da Califórnia, viver em San Diego é bem caro.

Transporte público: O transporte público pode ser meio atrapalhado em algumas horas, ônibus atrasado, etc. Mas nada que realmente atrapalhe sua vida.

5 motivos pra escolher San Diego para o seu intercâmbio

Vamos de bate-bola, jogo rápido? Vou listar 5 motivos pra você escolher San Diego para o seu intercâmbio de inglês.

  1. Clima sempre agradável: O sol brilha quase o ano todo e as praias são ótimas. Dá para curtir dias incríveis na areia e praticar esportes aquáticos.
  2. Melhore seu inglês: Aqui você vai ter muitas oportunidades de praticar o inglês em situações reais, conversando com a galera local e outros estudantes internacionais.
  3. Cultura Mexicana: San Diego tem uma forte influência da cultura mexicana. Você vai poder experimentar comidas deliciosas, participar de festivais animados e conhecer mais sobre a rica herança cultural. Não é só Estados Unidos, sabe? É uma mistura mais interessante!
  4. Faça amigos do mundo todo: Como um destino popular para estudantes internacionais, você vai conhecer pessoas de várias partes do mundo e criar amizades duradouras.
  5. Explore a Costa Oeste: San Diego fica pertinho de lugares incríveis como Los Angeles, Hollywood e parques temáticos famosos. Aproveite os fins de semana para explorar essas atrações imperdíveis.

checklist da viagem

tudo o que você precisa para descobrir o mundo por aí

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do Descobri por aí, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Descobri por aí sempre atualizado!

você também pode curtir:

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *