Onde ficar no Rio de Janeiro

Está de viagem marcada para a cidade maravilhosa? Descubra onde ficar no Rio de Janeiro. Temos um guia completo com os melhores bairros.

O Rio é, sem dúvida, um dos destinos mais procurados do Brasil e do mundo. E não é para menos. A paisagem é deslumbrante, com algumas das mais belas praias. Mas onde ficar no Rio de Janeiro durante sua viagem?

Além disso, o Rio tem inúmeras atrações turísticas famosas no mundo inteiro, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. Como se não bastasse, o Rio de Janeiro é um local cosmopolita, com muitas atrações de cultura, lazer, vida noturna e gastronomia. Ou seja: é uma viagem imperdível para diversos perfis de turistas.

E, se você está planejando uma viagem para a cidade maravilhosa, certamente já parou para se perguntar sobre as opções de hospedagem. Hoje vamos falar sobre as melhores opções para ficar em cada uma das zonas da cidade.

Bora descobrir?

Onde ficar no Rio de Janeiro: melhores bairros

O estilo de vida no Rio varia muito de acordo com o local onde você está. Por isso, a escolha do melhor bairro para ficar vai depender muito do seu perfil e daquilo que você procura em sua viagem.

Onde ficar no Rio de Janeiro: descubra a zona sul e zona oeste

A zona sul, onde ficam as praias mais conhecidas, é a região preferida de boa parte dos viajantes e é também o local onde há a maior oferta de hospedagem.

Mas quem busca ficar perto do mar com um pouco mais de tranquilidade costuma gostar mais de ficar nos hotéis da zona oeste, onde ficam as praias da Barra da Tijuca e do Recreio.

Por lá também é possível encontrar hotéis inacreditáveis, com muito requinte, conforto e uma vista de tirar o fôlego.

Onde ficar no Rio de Janeiro: descubra o centro e a zona norte

Já aqueles que buscam fazer turismo cultural devem dar preferência ao centro da cidade, onde fica a maior concentração de museus, igrejas, teatros e bibliotecas.

O mesmo vale para os amantes da vida noturna: a melhor pedida é se hospedar perto da Lapa, tradicional bairro boêmio da cidade.

A zona norte, por sua vez, é a melhor opção para aqueles que desejam conhecer os estádios de futebol da cidade, como o Maracanã e o Engenhão.

Como você pode ver, é possível encontrar excelentes opções por toda a cidade. Agora é o momento de descobrir as melhores dicas de acordo com cada região.

Onde ficar no Rio de Janeiro: Zona Sul

Copacabana, Arpoador, Ipanema, Leblon. Estes são os três bairros mais conhecidos do Rio, sem dúvida devido às praias.

A zona sul é ideal para quem busca ficar perto dos pontos turísticos mais tradicionais. Além disso, aqui é onde você encontrará a maior oferta de hotéis sofisticados, com todo o conforto possível.

Descubra os melhores hotéis da zona zul:

1- Copacabana Palace:

Este é um dos mais tradicionais hotéis do Rio de Janeiro. E não é para menos. A localização é privilegiada, de frente para o mar. O prédio foi construído em 1923 e a fachada é toda em art déco.

Por dentro, o ambiente é de muito conforto. Este é o único hotel de toda a américa latina que tem dois restaurantes com estrela Michelin. Os quartos têm decoração clássica, com muito bom gosto.

Além disso, este hotel oferece piscina, spa, salão de beleza,quadra de tênis e academia. O Copacabana Palace tem, ainda, uma piscina exclusiva para os hóspedes do sexto andar, salões para eventos e uma varanda com vista panorâmica.

2- Sheraton Grand Rio:

Que tal uma praia (quase) particular no Rio de Janeiro? Você encontra isso e muito mais neste hotel. A proposta do Sheraton é oferecer um resort completo e luxuoso para quem quer se hospedar na zona sul carioca.

Os quartos têm vista para o mar ou para o verde, com decoração tropical. Além disso, você encontrará serviços como: spa, academia, beach service e três restaurantes.

Um dedicado a churrasco, outro para culinária italiana e o terceiro voltado para a gastronomia francesa. O hotel oferece, ainda, o day use para quem quiser conhecer o lugar sem precisar se hospedar.

3- Fasano:

A piscina deste hotel, que fica na cobertura, é a preferida de muitas celebridades e influencers. E não é à toa, afinal, o cenário é de tirar o fôlego.

Mas as atrações deste lugar não param por aqui. O Fasano tem um spa completo, equipamentos para surf, personal trainer e academia. Outro ponto forte é o business center, com tecnologia de ponta e garçons para que você não precise parar o trabalho.

O hotel também tem dois restaurantes e um bar. Muitos quartos ficam de frente para a praia de Ipanema, com varanda e, claro, todo o conforto que você poderia imaginar.

4- Mirante do Arvrão:

O Morro do Vidigal, que fica entre o Leblon e São Conrado, tem uma das paisagens mais belas da cidade. A comunidade, atualmente, é considerada uma das mais ricas em arte e cultura de toda a cidade.

E ali há uma surpreendente opção de hospedagem. O Mirante do Arvrão, com apenas 8 suítes, todas com parede de vidro e vista para o mar. O local foi projetado pelo arquiteto e artista plástico Helio Pellegrino.

O Mirante é muito procurado por pessoas que buscam uma alternativa diferente de hospedagem sem abrir mão de uma das mais belas paisagens cariocas. Este hotel tem, ainda, um bar e restaurante para você badalar e se divertir muito de dia e de noite.

5- Hotelinho Urca:

 A Urca é um dos bairros mais charmosos do Rio de Janeiro. É um local pequeno e bucólico, cheio de árvores e com ar pacato. Tudo isso bem pertinho do mar, com uma vista inacreditável.

E mais: bem aos pés do Pão de Açúcar. Parece inacreditável, não é mesmo? Para se hospedar neste pedacinho do paraíso, uma excelente escolha é o Hotelinho. É uma pousada encantadora, de frente para o mar.

Os quartos são acolhedores e bem decorados, com frigobar, ar condicionado e wi-fi. Além disso, o Hotelinho oferece serviços de transfer para o aeroporto e para a rodoviária, massagem e passeios pela cidade.

Onde ficar no Rio de Janeiro: Centro

A região central do Rio costuma ser bastante procurada por quem viaja a negócios. Mas aqueles que estão em busca de diversão também irão gostar muito de ficar por aqui.

O bairro é um prato cheio para quem busca fazer turismo cultural. Além disso, ficar no centro é prático: há transporte para quase todos os locais da cidade.

Descubra as melhores opções de hotéis nesta região:

1 – Atlantico Business:

A Cinelândia é uma das mais conhecidas praças no centro do Rio de Janeiro. Por lá você encontra pontos turísticos como o Theatro Municipal, o Museu Nacional de Belas Artes e a Biblioteca Nacional.

Este hotel fica pertinho de tudo isso, com muito conforto e o melhor: com uma vista esplêndida para a enseada de Botafogo e para o Pão de Açúcar.Os quartos acomodam até três pessoas e o local oferece diversas comodidades. Algumas delas são: piscina, terraço, bar, restaurante e fitness center.

2 – Casa Geranio:

Santa Teresa é um dos bairros mais descolados da cidade, com muita arte, bares e o famoso bondinho. Este hotel tem a cara do lugar. Ele fica em um casarão português inteiramente remodelado, unindo conforto e história em um só local.

São apenas cinco suítes, cada uma com sua decoração particular. O hóspede tem direito a mimos como Netflix e produtos de higiene naturais. Além disso, a Casa tem um terraço com piscina e um belo lounge para relaxar com todo o estilo.

3 – Le Chateau:

A Lapa é uma pedida certa para quem gosta de curtir bares, música e vida noturna. Se o que você deseja é ficar hospedado neste bairro com muito estilo, esta é a pedida certa. O Chateau tem uma decoração incrível, super colorida, inspirada na Belle Époque carioca.

Os quartos são bem espaçosos, cada um com um estilo diferenciado. O hotel tem rooftop com ofurô e vista para os arcos da Lapa e também uma galeria de arte.

 Outro ponto forte é a experiência gastronômica oferecida pelo estabelecimento. Há três chefs à disposição dos hóspedes, para preparar o almoço ou jantar sob medida.

4 – Golden Park:

Este hotel tem um ótimo custo benefício e fica bem pertinho do Aeroporto Santos Dumont. A localização é bem prática, de frente para a Marina da Glória e com fácil acesso ao metrô.

Os quartos acomodam até quatro pessoas e há acomodações com acessibilidade para pessoas com deficiência . Além disso, o local é pet friendly, pronto para receber quem vai viajar com animais.

Você também poderá contar com diversas comodidades como: piscina, academia de ginástica e um farto café da manhã.

5 – Atlantico Tower:

Este hotel fica próximo de pontos turísticos como o Boulevard Olímpico, o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio. Além disso, você estará próximo de atrações como o CCBB, a Igreja da Candelária e o Mosteiro de São Bento.

Portanto, esta opção é ideal para quem quer mergulhar de cabeça nas atrações culturais da cidade. Os quartos são modernos e agradáveis. Outra vantagem é que o hotel tem terraço com piscina, bar e salão de eventos.

Onde ficar no Rio de Janeiro: Zona Oeste

Quem deseja passar os dias de frente para o mar azul do Rio de Janeiro mas quer um pouco mais de sossego deve escolher se hospedar na zona oeste.

Mesmo no verão, as praias da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes costumam ser bem mais tranquilas. Além disso, o mar nesta área costuma ser mais agitado, o que é excelente para pegar ondas.

Descubra onde ficar na zona oeste:

1- Windsor Marapendi:

De frente para o mar na Barra da Tijuca, este hotel irá agradar em cheio quem busca muito conforto e sofisticação. Os quartos têm vista para o mar ou para o verde das montanhas que cercam o local.

O hotel tem comodidades como: piscina, sauna e academia. O restaurante oferece gastronomia de padrão internacional.

Este hotel oferece ainda pacotes especiais para casais em lua de mel .

2- C Design:

Este lugar é uma excelente opção para quem quer ficar no Recreio dos Bandeirantes, com vista para uma das mais belas praias do Rio.

A cobertura do C Design tem piscina com borda infinita e academia. O hotel oferece também serviços de spa e há a opção de day use.

Além disso, tem pacotes especiais para noivas e casais em lua de mel.

3- Laghetto Stilo:

De frente para a praia da Barra, este hotel tem tudo que você poderia desejar para uma estadia cinematográfica.

Aqui o hóspede tem acesso a restaurante, serviços de spa, bar, área de lazer na cobertura, fitness center, espaço infantil e piscina.

Para melhorar ainda mais, os animais de estimação são bem vindos.

4- Le Relais:

Barra de Guaratiba é um bairro da zona oeste pouco conhecido pelos turistas e é perfeito para os amantes do ecoturismo.

Por lá, é possível encontrar praias selvagens, trilhas, pedras para fazer rapel e muito mais. Tudo com bastante sossego e fora das rotas mais óbvias da cidade maravilhosa.

Para se hospedar neste bairro, uma das melhores opções é o Le Relais. De frente para o mar, o local oferece diversas comodidades como spa, piscina na cobertura e um restaurante  formidável.

5- By Dussol:

O Joá é um pequeno bairro do Rio de Janeiro, que fica entre São Conrado e a Barra da Tijuca. Quem quiser se hospedar aqui pode esperar uma paisagem incrível, entre o mar e a montanha.

Este hotel tem apenas seis suítes, todas com vista panorâmica. Cada uma delas tem sua decoração especial e os ambientes são para lá de charmosos.

O By Dussol oferece ainda piscina com borda infinita, café da manhã flutuante e day use.

Onde ficar no Rio de Janeiro: Zona Norte

A zona norte é o local ideal para quem deseja conhecer de perto algumas tradições cariocas como o futebol e o samba.

Além disso, nesta região é onde você encontrará a maior oferta de hospedagens econômicas, então é perfeito para quem não deseja gastar muito com o hotel.

Descubra onde ficar na zona norte do Rio de Janeiro:

1- Gallant Hotel:

A localização, na Praça da Bandeira, é bem prática. Você irá ficar próximo à região central, e à Rodoviária do Rio. Além disso, o bairro tem bastante oferta de transporte: ônibus, trem e metrô.

Há diversos bares e restaurantes pertinho do hotel, inclusive o famoso Aconchego Carioca. As acomodações são confortáveis, com TV, frigobar e ar condicionado em todos os quartos.

2- Casinha Tropical:

Se você está procurando cum lugar charmoso e com excelente custo-benefício, esta é uma ótima opção. A Casinha Tropical fica no Rio Comprido, bairro próximo ao centro, ao Maracanã e ao sambódromo.

Há opções de quartos privativos ou de quartos coletivos, no sistema de hostel. O local aceita pets, tem cozinha e restaurante vegano, serviço de massagem e sessões de yoga.

3- Maraca Hostel:

É uma excelente opção para quem quer ficar pertinho do Maracanã. Há quartos coletivos e individuais, piscina, cozinha e wi-fi para os hóspedes.

O local oferece serviço de transfer, happy hour e transmissão dos principais eventos esportivos. Os pets são aceitos, desde que a pessoa avise com antecedência.

4- Ibis Nova América:

Este hotel fica dentro do Shopping Nova América, famoso pelo seu polo gastronômico. Outro benefício é o fácil acesso ao metrô.

O Ibis tem café da manhã, acessibilidade para pessoas com deficiência, wi-fi e estacionamento para os hóspedes.

Além disso, o local fica bem perto do Norte Shopping e do Templo da Glória, sede estadual da Igreja Universal.

5- Hotel Saionara:

Este hotel fica na Praça da Bandeira, perto do Sambódromo e do ExpoMag, o antigo Centro de Convenções Sul América.

Você também estará perto do Sambódromo, da sede da prefeitura e da rodoviária. Os quartos são confortáveis, para até seis pessoas.

A decoração é moderna e o hotel tem café da manhã e bar para os hóspedes.

Qual melhor lugar para se hospedar no Rio de Janeiro

O Rio tem bairros para os mais diversos perfis de visitantes e a escolha do melhor bairro dependerá dos objetivos da sua viagem. Quem procura por luxo e sofisticação deve procurar os hotéis na zona sul e zona oeste, de frente para o mar.

O centro da cidade é ótimo para aqueles que buscam por hotéis com uma bela vista e decoração autoral, sem abrir mão do conforto e da praticidade. Já a zona norte é uma excelente opção para quem busca acomodações mais simples e baratas.

Qual o melhor bairro para turista no Rio de Janeiro

Sem dúvida a zona sul é a região que tem a melhor infraestrutura para receber os visitantes. É lá que estão as atrações mais procuradas da cidade e há uma incrível quantidade de bares, restaurantes, feiras, eventos, cinemas, teatros e shoppings.

O centro da cidade também tem uma boa estrutura para receber os visitantes. Quem gosta de boemia e vida noturna irá se dar muito bem na Lapa, onde grande parte dos bares funcionam durante toda a noite, especialmente nos finais de semana.

Qual lugar mais barato para ficar no Rio de Janeiro

Quem quer economizar deve buscar as hospedagens na zona norte. Há muitos hotéis que não são tão distantes dos principais pontos turísticos.

Mas tenha em mente que será necessário contar com transporte para chegar aos principais pontos turísticos da cidade.

É importante ter em mente, ainda, um outro detalhe: a maior parte dos locais na zona norte fecha cedo, entre dez e meia noite. A única exceção são alguns bares e lojas de conveniências.

Portanto, quem gosta de vida noturna provavelmente deve preferir a zona sul ou o centro, onde o horário de funcionamento dos locais costuma ser maior.

checklist da viagem

tudo o que você precisa para descobrir o mundo por aí

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do Descobri por aí, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Descobri por aí sempre atualizado!

Gostou de descobrir os melhores locais para se hospedar no Rio de Janeiro? Deixe um comentário e conte o que achou!

você também pode curtir:

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *