Conexão em Paris: o que fazer em um dia em Paris

Quer saber o que fazer em Paris em 1 dia e dicas pra sua conexão na cidade luz? Vem descobrir!

Não há dúvidas de que Paris é um dos mais charmosos destinos de todo o mundo. Com muita arte, arquitetura, gastronomia e lojas, definitivamente vale a pena visitar essa cidade e descobrir cada cantinho. 

Mas, ainda que o tempo disponível seja curto, ainda há muito o que fazer em Paris. Se você está com viagem programada e sabe que o voo fará conexão na capital francesa, não perca a oportunidade. 

Aproveite para desfrutar tudo aquilo que a cidade luz tem a oferecer. Bora descobrir?

Em outubro de 2022 eu fiz uma viagem pra Islândia. E depois de um perrengue chique que perdemos nosso voô de volta pra Nova York (contei o babado no artigo que tá linkado aqui), mudamos nosso intinerário e ficamos alguns dias em Dublin. Pra voltar pro Brasil, fizemos uma conexão em Paris.

E é sobre ela que eu vou falar pra vocês aqui hoje.

Mas, ainda que você vá ficar pouco tempo em Paris, acho válido ter todo o contexto do país: um pouco da história, documentação, principais pontos turísticos, gastronomia, compras… Enfim, tem muita coisa pra fazer. E você pode escolher o que mais gosta aqui!

Inspire-se com o mini vlog do meu dia em Paris <3

Onde fica Paris

Com uma área total de pouco mais de 100 quilômetros quadrados, a população do local é de cerca de 2 milhões de habitantes. 

Paris fica no continente europeu, já que é a capital da França. O país faz fronteira com Alemanha, Espanha, Luxemburgo, Suíça, Itália e Bélgica. Um ponto positivo de viajar pela Europa é que todos os locais são próximos e é fácil se locomover. 

Em Paris você poderá descobrir de perto alguns dos mais famosos cartões postais do mundo, como: a Torre Eiffel, o Champs Elysées, o Arco do Triunfo e a Catedral de Notre Dame. 

Além disso, a capital francesa também é internacionalmente famosa pela gastronomia e pelas lojas de luxo. 

Não é por acaso que Paris é a cidade mais visitada de todo o mundo. Estima-se que o número seja de, aproximadamente, 47 milhões de turistas por ano.

Um pouco da história de Paris

Paris é uma cidade cheia de história. Descubra um pouco sobre o fascinante passado deste local.

Como Paris se tornou capital pela primeira vez

Paris se tornou a capital do Reino dos Francos por volta do ano de 508. Ou seja: cerca de mil anos antes do descobrimento do Brasil. 

Por volta do século 10 a cidade sofreu ataques de Vikings, que saqueavam a cidade. Paris acabou sendo abandonada por boa parte de seus habitantes, que buscavam um local mais seguro para viver. 

Apenas dois séculos depois, durante o reinado de Luís IV, a cidade voltou a ser capital do reino. O local logo prosperou, graças ao comércio e à agricultura. Pouco depois, em 1163, tem início a construção de Notre Dame, principal catedral da cidade até os dias de hoje. 

Cerca de duzentos anos depois, Paris era a capital mais populosa de toda a Europa. O número de pessoas, infelizmente, reduziu consideravelmente após a ocorrência da peste negra no ano de 1348. 

Outro acontecimento marcante foi a Guerra dos Cem Anos, uma série de conflitos entre a Inglaterra e a França , que durou mais de um século. 

Apenas durante o Renascimento a cidade volta a se recuperar. São fundadas escolas e o Collége de France, fazendo com que a cidade se torne cada vez mais relevante do ponto de vista cultural. 

A construção de Versalhes

Durante o século 17, como Massacre da Noite de São Bartolomeu, começam a ocorrer uma série de guerras civis. A sensação de insegurança volta a tomar conta dos moradores. 

Isso faz com que o rei Luís XIV transfira a corte para o Palácio de Versalhes, localizado na cidade com o mesmo nome. É lá que começa a Revolução Francesa, movimento que derrubou a monarquia. 

Após esse período, inicia-se o império de Napoleão Bonaparte, que transfere a sede do governo novamente para Paris. 

No século 19, a cidade viveu um período grandioso, descrito por romancistas como Victor Hugo e Honoré de Balzac.

 As últimas décadas de 1800, entretanto, trazem a guerra Franco-Prussiana e a Semana Sangrenta, aterrorizando a população. 

Paris na atualidade

No início do século 20, a cidade viveu mais um período áureo, com a construção da Torre Eiffel e com escritores como Charles Baudelaire e Marcel Proust. 

Infelizmente, com as duas guerras mundiais, o período pacífico logo termina. Após o fim da Segunda Guerra Mundial, a França passa pelo governo do General Charles de Gaulle. 

Foi um período conturbado, onde ocorreram várias manifestações populares como o Movimento Estudantil de 1968

Após esse período, Paris conhece um novo período de paz e volta a se desenvolver, tornando-se a cidade que conhecemos hoje.

Como chegar em Paris

Paris é servida por três aeroportos. O mais próximo é o de Orly, que fica a cerca de 35 minutos de distância da capital. Há uma boa oferta de transporte público, então a locomoção é barata e simples. 

Já o aeroporto de Beauvais-Tillé é o menos utilizado de todos. Isso porque ele é o mais distante. Demora cerca de uma hora e meia para chegar até a capital e há um ônibus especial. 

A principal porta de entrada da cidade é o Aeroporto Charles de Gaulle, que fica em Roissy. O trajeto até a capital dura aproximadamente 30 minutos e há opções de trem, ônibus e shuttle.

A forma mais fácil de chegar na capital francesa é de avião. Há voos diretos saindo de São Paulo e do Rio de Janeiro. O tempo de viagem é de, aproximadamente, 11 horas.

Documentação necessária para viajar para Paris

Uma boa notícia é que não é necessário visto para entrar na França, desde que você não pretenda ficar por mais de 90 dias. No entanto, é necessário apresentar alguns documentos para entrar no país. 

São eles:

  • Passagem aérea de retorno
  • Seguro saúde
  • Comprovante de hospedagem
  • Comprovante de meios financeiros (cada pessoa precisa demonstrar que dispõe de 65 euros por dia, caso a pessoa tenha hospedagem. Caso não haja o comprovante, é preciso dispor de 120 euros por dia)
  • Passaporte válido pelos próximos 6 meses ou mais

Mas atenção: você precisa um visto americano válido se a sua passagem para Paris fizer conexão nos Estados Unidos, ok?

Devido ao Tratado de Schengen, é obrigatório ter um seguro viagem para viajar para Dublin. O Tratado de Schengen é um acordo firmado entre 26 países europeus, que visa estabelecer a livre circulação dos visitantes nos países participantes. Eu contratei o seguro viagem da Seguros Promo e super recomendo. Você pode contratar aqui e usar o cupom descobriporai5 pra garantir seu seguro-viagem com 5% de desconto.

Quando ir a Paris

A cidade é belíssima durante todo o ano. Cada estação tem as suas particularidades. 

A primavera, que vai de março a maio, é considerada a época mais bonita. O outono fica em segundo lugar de preferência dos turistas. Ele vai de setembro a novembro. 

Os três meses mais frios vão de dezembro a fevereiro. No entanto, esta é a estação ideal para quem quer ver neve e decorações de natal. 

O verão, de junho a agosto, é o período mais quente. É a estação ideal para quem gosta de calor e de andar ao ar livre pelas ruas.

O que tem de interessante em Paris

A melhor pergunta seria o que não tem de interessante em Paris. Apenas caminhar pelas ruas da cidade já é um espetáculo com muita arte, cultura, moda e arquitetura. 

Um dos passeios mais encantadores é o passeio de barco pelo Sena, principal rio da cidade. Outra dica imperdível é ver o pôr do sol no Arco do Triunfo, um dos mais icônicos cartões-postais da cidade.

Independente do seu perfil, saiba que há muitas opções de atividades de coisas para ver. Paris tem inúmeras opções de lojas, cafés, restaurantes, museus, galerias de arte, parques e muito mais. 

Principais pontos turísticos de Paris: parques

Você é do tipo que adora a natureza e o ar livre? Descubra os melhores parques da capital francesa:

  • Jardim Luxemburgo: Ponto de encontro de parisienses e de turistas, esse é um dos mais belos recantos da capital. São 22 hectares com muito verde, canteiros de flores, lagos e muito mais. Outro ponto interessante é que há um total de 106 esculturas espalhadas pelo jardim, transformando o espaço em um verdadeiro museu a céu aberto. No centro fica o Palácio de Luxemburgo, onde funciona o senado.
  • Jardim de Tuileries:  É o primeiro jardim público da cidade e fica entre o Museu do Louvre e a Praça da Concorde. Ele é todo em estilo florentino e, assim como o Luxemburgo, é decorado com diversas esculturas que ficam ao ar livre. Como se isso não bastasse, há dois importantes museus no local. O Musée de l’Orangerie, com acervo de arte impressionista e o Jeu de Paume, especializado em arte contemporânea.
  • Jardin des Plantes: É a melhor dica para quem gosta da natureza. Aqui funcionam o jardim botânico e o zoológico da cidade. Você descobrirá atrações deslumbrantes como o labirinto feito de arbustos, o roseiral, árvores históricas (algumas com quase 300 anos de idade) e a seção de plantas alpinas. Outra atração é o Museu de História Natural, composto por várias galerias espalhadas pelo jardim.

Principais pontos turísticos de Paris: museus e galerias

Paris tem alguns dos museus mais famosos do mundo. Descubra alguns deles:

  • Louvre: Ir a Paris e não visitar o Louvre é mais ou menos o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa. O museu mais famoso do país conta com uma das mais extensas coleções de arte egípcia e greco-romana. A Vênus de Milo e a Vitória de Samotrácia, por exemplo, ficam nesse museu. As obras do Renascimento e do Barroco também merecem atenção especial. A Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, e o Escravo Agonizante, de Michelângelo são alguns exemplos. 
  • Museé d’Orsay: Nas margens do Sena, este local é dedicado às obras mais recentes, criadas nos séculos 19 e 20. São cinco andares com obras de alguns dos mais renomados artistas do período, como: Cézanne, Courbet, Degas, Delacroix, Gaudí, Gauguin, Van Gogh, Klimt, Manet, Matisse, Mondrian, Renoir, Rodin e Monet.
  • Centre Pompidou: Mais do que um museu, este espaço é um verdadeiro complexo cultural, que abria as mais diversas manifestações artísticas. O acervo abriga uma das mais importantes coleções de arte moderna e contemporânea do mundo. O prédio em si é uma atração à parte. Ele é bastante contemporâneo e é considerado um marco da arquitetura parisiense. Há diversas escadas rolantes na parte externa, que levam até o quinto andar. De lá, é possível apreciar uma das mais belas vistas da cidade. 

Principais pontos turísticos de Paris: noite

A vida noturna em Paris é super animada, com muitas opções de entretenimento. Descubra a noite parisiense.

  • Moulin Rouge: Este tradicional cabaré construído no século 19 ficou muito conhecido aqui no Brasil devido ao filme com o mesmo nome.Atualmente, o local funciona como uma badalada casa de shows. A fachada, toda em vermelho, é por si só uma atração à parte e definitivamente renderá excelentes fotos para a sua viagem. Os espetáculos acontecem em três horários, sempre no período noturno.
  • Palais Maillot: se a sua ideia de diversão é dançar até o sol nascer, essa é uma excelente pedida. o Palais Maillot é um dos mais badalados clubes parisienses. Com uma decoração elegante e moderna, o local conta com diversos ambientes, bar, pista de dança e muito mais para uma noitada memorável. 

Gastronomia em Paris

A culinária francesa é conhecida por seu requinte e sofisticação. descubra os melhores locais para comer durante a viagem.

  • Café da manhã: Se você busca começar o dia com uma excelente refeição, repleta de opções deliciosas, um bom local é o L’Épicerie du Petit Déjeuner, especializada em alimentação saudável. Outra boa pedida é o Frenchie-To-Go, onde há opções como omelete, bacon e, claro, muitos queijos.
  • Almoço: Se você é do tipo que gosta de um almoço mais informal, uma boa pedida é a Boulangerie Coquelicot. Trata-se de uma movimentada padaria em Montmartre, que oferece uma enorme variedade de pratos saborosos a um preço bem camarada. Já quem procura uma opção mais sofisticada mas que não vá ser cara demais deve apostar no L’ilot. O local é especializado em frutos do mar e tem uma boa variedade de pratos sempre frescos, com ingredientes da costa francesa.  
  • Jantar: O Hugo é um bistrô pequeno e muito romântico, que tem diversos pratos da tradicional culinária francesa a um preço justo. Vale a pena fazer a reserva com antecedência, já que o local é concorrido. Se você não dispensa uma boa cozinha autoral e contemporânea, a pedida é o Bon, um restaurante descolado que conta com vinoteca e biblioteca. 

Dicas de compras em Paris

A capital francesa é um verdadeiro paraíso para quem gosta de fazer compras.

A Galeria Lafayette, com arquitetura em art-nouveau, é uma enorme loja que conta com espaços dedicados à moda masculina, feminina, infantil, decoração, brinquedos e muito mais. 

Quem gosta de shopping deve visitar o Beaugrenelle, um dos maiores da cidade. Ele fica bem perto da Torre Eiffel e conta com mais de 150 lojas. 

Já quem gosta de luxo vai gostar de passear na Avenue Montaigne, próxima aos Champs Elysées. É o endereço das lojas de alta costura, como: Dior, Louis Vuitton e Gucci.  

Como se locomover em Paris

Paris é uma cidade bastante cosmopolita, com ótimas opções para todos. As ruas são amplas, bonitas e seguras, então não é um problema bater perna para ir de um local para outro. 

Caso a distância seja um pouco maior, a dica é dar preferência ao transporte público. O metrô é a opção mais prática, seguida de perto pelos ônibus. 

O trânsito da cidade costuma ser bem intenso, então o ideal é evitar o transporte particular, especialmente nos horários de mais movimento.

Como ir do aeroporto de Paris até a cidade

Existem várias opções para viajar do Aeroporto de Paris (Charles de Gaulle ou Orly) para o centro da cidade:

  1. RER: O RER é o trem suburbano de Paris que conecta os aeroportos Charles de Gaulle e Orly com o centro da cidade. A viagem de trem leva cerca de 30 minutos e você pode pegar o trem na estação RER situada no aeroporto.
  2. Ônibus: O ônibus Roissybus é uma opção para viajar do Aeroporto Charles de Gaulle para a Opera Garnier, no centro de Paris. Já a linha Orlybus conecta o aeroporto Orly com a estação Denfert-Rochereau.
  3. Táxi: Os táxis são uma opção conveniente, mas geralmente mais cara para viajar do aeroporto para o centro da cidade. Certifique-se de pegar um táxi oficial e verifique o preço antes de começar a viagem.
  4. Uber ou outro aplicativo de transporte: É possível solicitar um carro através de aplicativos como o Uber ou o Cabify, mas é importante verificar se estes aplicativos estão disponíveis e se é permitido utilizá-los na França.
  5. Aluguel de carro: Se você deseja alugar um carro, há várias empresas de aluguel de carro disponíveis nos aeroportos de Paris. No entanto, é importante ter em mente que dirigir em Paris pode ser desafiador devido ao trânsito intenso e à falta de estacionamento.

Dá pra conhecer Paris em 1 dia?

Paris tem uma quantidade enorme de atrações. Em muitas delas, como no Louvre, é possível passar dias e dias sem conhecer tudo. Se o seu objetivo é descobrir cada cantinho da cidade, o ideal é se programar para ficar por mais tempo. 

Mas, em um dia, é possível ver os principais pontos turísticos da cidade e aproveitar bastante o passeio. 

A dica é se programar com antecedência para visitar os locais que mais atraem a sua atenção. é uma boa estratégia para conhecer Paris em um curto período de tempo. 

Vale a pena conhecer Paris em 1 dia?

Assim como Londres e Nova York, visitar Paris em apenas um dia pode ser desafiador, pois há muitas coisas para ver e fazer na cidade. No entanto, se você estiver planejando com antecedência e tiver um itinerário bem planejado, é possível ver algumas das principais atrações turísticas da cidade em um único dia.

Algumas dicas para aproveitar ao máximo sua visita de um dia em Paris incluem:

  • Escolha as principais atrações que você gostaria de visitar e planeje seu itinerário com antecedência.
  • Use transportes públicos (metrô, ônibus) para evitar trânsito e perda de tempo.
  • Comece cedo e tente visitar as atrações menos movimentadas no início do dia.
  • Se você estiver interessado em subir na Torre Eiffel, compre seus ingressos com antecedência para evitar filas.
  • Faça um piquenique ou leve lanches para evitar gastar muito tempo e dinheiro em refeições.

Em resumo, é possível visitar Paris em um dia, mas é necessário fazer uma boa planificação e escolher bem as atrações que deseja visitar. Se você tiver mais tempo disponível, é recomendável ficar mais dias para poder aproveitar melhor a cidade e seus encantos. Paris é uma cidade muito rica em arte, história e cultura, e tem muito a oferecer aos visitantes.

checklist da viagem

tudo o que você precisa para descobrir o mundo por aí

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do Descobri por aí, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Descobri por aí sempre atualizado!

Gostou de descobrir oque fazer em Paris em 1 dia? Deixe seu comentário!

você também pode curtir:

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *