O que fazer em Fortaleza

Descubra tudo o que fazer em Fortaleza. Damos dicas das melhores praias, parques, pontos turísticos, hotéis, restaurantes e mais.

Você é do tipo que adora sol e praias paradisíacas sem abrir mão do conforto e da praticidade de estar em um grande centro urbano? Então não pode deixar de ir a Fortaleza. 

Além das paisagens deslumbrantes, você encontrará muitos parques, museus e tradições culturais riquíssimas para uma viagem memorável. 

Gostou do destino? Então continue com a gente. Montamos um guia completo para você descobrir tudo o que fazer em Fortaleza. 

Bora descobrir?

Onde fica Fortaleza

Fortaleza é a capital do Ceará é uma das mais belas cidades do litoral nordestino. O local é feito sob medida para quem quer descobrir praias, lagoas e dunas. 

O clima é tropical e faz calor o ano inteiro. Os meses mais chuvosos são de janeiro a julho. Se você for nesta época, é ideal ir com um tempinho extra, ou seja: alguns dias de folga para o caso de o tempo não colaborar. 

Já durante a segunda metade do ano, de agosto a dezembro, é quando o clima fica mais firme e é quase certo que os dias serão de céu bem azul e muito sol. 

Quantos dias ficar em Fortaleza?

Há muito o que fazer em Fortaleza, então o ideal é reservar, no mínimo, uns cinco dias de viagem para poder conhecer os melhores locais com tranquilidade. 

A cidade fica próxima a alguns locais paradisíacos, como Jericoacoara, Canoa Quebrada e Beberibe. 

Para montar um roteiro inesquecível, o recomendado é verificar com atenção o tempo de locomoção entre as cidades e calcular quantos dias são ideais para a sua viagem.

O que fazer em Fortaleza: melhores praias

O que não falta em Fortaleza são praias para todos os gostos, cada uma mais bonita que a outra. Descubra as mais belas praias da cidade:

Praia do Futuro

Água límpida, uma enorme faixa de areia e paisagem de tirar o fôlego.

Além disso, a infraestrutura é excelente. Você irá encontrar muitos quiosques e barracas com tudo para um dia mais do que confortável.

O mar é forte, com muitas ondas, o que é perfeito para quem gosta de praticar surfe. 

Praia de Iracema

Apesar de não ser uma das mais procuradas para o banho, esta praia é perfeita para quem quer fazer uma bela caminhada à beira-mar e curtir um pôr-do-sol de tirar o fôlego.

Praia de Iracema, Fortaleza - Ceará

Por lá você poderá descobrir várias atrações turísticas como o Espigão e a Ponte dos Ingleses. Pertinho tem a Praia do Meireles, com um enorme calçadão, ideal para atividades ao ar livre.

Praia do Sabiaguaba

Pouco movimentada, esta praia fica no Parque Natural das Dunas de Sabiaguaba, uma belíssima área de conservação.

Por lá você poderá ver o encontro entre as águas do Rio Cocó e o mar, visitar a praia e se refrescar tanto na água doce quanto na água salgada. 

O que fazer em Fortaleza: pontos turísticos

Quando viajamos, uma das coisas que mais atrai nosso interesse são os cartões- postais. Descubra alguns dos mais belos locais para visitar em Fortaleza:

Catedral Metropolitana

Esta incrível construção é toda em estilo gótico. Você poderá ver muitos vitrais coloridos e se espantar com a altura do pé direito no interior da igreja.

A catedral levou quatro décadas para ser construída e foi projetada pelo francês George Mounier. 

Theatro José de Alencar

Construído na primeira década do século XX, este belíssimo teatro é um dos pontos mais visitados no centro histórico da cidade.

A arquitetura, em estilo art-nouveau, tem lindos ornamentos em ferro. O teatro abriga diversos espetáculos e é tombado pelo IPHAN. Para descobrir tudo sobre o local, faça uma visita guiada.

Praça dos Mártires

É a praça mais antiga da cidade. Por lá você descobrirá uma bela área verde para um passeio para lá de relaxante e agradável.

Há muitas árvores antigas por lá. Inclusive um baobá com mais de cem anos. De quebra, o local tem muitos banquinhos com uma ótima vista para o mar

O que fazer em Fortaleza: parques

A cidade é mesmo privilegiada, com infinitas atrações naturais. Descubra parques incríveis para curtir a natureza.

Parque Estadual do Cocó

Este é o maior parque natural em área urbana da região Nordeste e é o quarto maior de toda a América Latina.

Você encontrará muitas trilhas para ver de perto dunas, restingas, campos salinos, matas ciliares e uma enorme área de mangue.

Além disso, o local abriga muitas espécies de animais, como raposas, guaxinins, saguis, aves migratórias e muitas outras. 

Parque Ecopoint

Por falar em animais, é neste parque que fica o jardim zoológico da cidade. As principais espécies são aquelas nativas da região, como a onça pintada, macacos, araras, jiboia, tucano, gavião, e muito mais.

É uma excelente opção para quem está em família. O passeio tem várias atrações voltadas para crianças, como atividades recreativas, casa na árvore, playground, piscina, minhocário e mais.

Jardim Japonês

A cerca de trezentos metros da Praia do Meireles fica este incrível jardim, todo em estilo oriental.O clima é de muita tranquilidade é um um local excelente para quem quer passar horas agradáveis cercado por muita delicadeza.

O cenário rende muitas fotos lindas e há muitas espécies botânicas para descobrir durante o passeio. Para quem deseja mergulhar de cabeça na cultura oriental, é possível fazer uma aula de Tai Chi Chuan, oferecida gratuitamente pela Secretaria de Esportes. 

O que fazer em Fortaleza: museus

Que tal descobrir a cultura cearense? Veja algumas dicas de museus para visitar:

Dragão do Mar

É um centro cultural onde há uma incrível quantidade de atrações para os visitantes.

O local abriga uma área enorme, com quase trinta mil metros quadrados.

Por lá você irá descobrir  cinema, teatro, praça para eventos e espaços de exposições.

Alguns são: o Museu da Cultura Cearense, dedicado à arte produzida no estado e o Museu de Arte Contemporânea. De quebra, você ainda encontrará o Planetário Rubens de Azevedo, único do Brasil a projetar o arco-íris. 

Centro Dragão do Mar em Fortaleza

Eco Museu Natural do Mangue

Esta é uma excelente opção para quem quer descobrir ainda mais a natureza. Ele fica no Parque Natural de Sabiaguaba, próximo a uma comunidade de pescadores.

Ao longo da visita guiada, você irá percorrer uma trilha por dentro do Mangue para ver a fauna e flora do local de forma interativa e lúdica.

A proposta do ecomuseu é sensibilizar a população para a educação ambiental, respeito à biodiversidade e respeito à natureza. É recomendado agendar a visita com antecedência.

Casa José de Alencar

Depois de conhecer a Praia de Iracema e o Theatro José de Alencar, provavelmente você ficará curioso para conhecer a residência onde nasceu um dos mais importantes escritores do país.

O local, que fica em um sítio, pertence à Universidade Federal do Ceará e está aberto para receber visitantes.

Além da casa, é possível conhecer o Museu Arthur Ramos, que abriga duas exposições permanentes. Uma de cultura e religião afro-brasileira e outra de rendas de bilros, tradicional produção artesanal do Ceará.

O que fazer em Fortaleza: compras

Você não dispensa a oportunidade de bater perna e procurar algumas lembrancinhas dos locais para onde viaja? Descubra algumas ótimas opções para fazer compras em Fortaleza:

Mercado Central

Fica entre a Praia de Iracema e o centro histórico e é o maior mercado de artesanato do país.

É bem fácil chegar de táxi ou de ônibus.

Você irá encontrar diversos artigos de couro, vestuário, acessórios, bijuterias, decoração e muito mais. Também é possível encontrar produtos comestíveis típicos, como doces, licores e cachaças. O local tem três andares, é bastante seguro e tem caixas eletrônicos para maior comodidade. 

Centro de Turismo do Ceará

Também é voltado para a venda de produtos artesanais e fica em um espaço para lá de interessante.

O Centro de Turismo funciona em um antigo presídio do século dezenove. 

Boa parte das lojas ficam onde antes eram as celas. Neste local ficam produtos artesanais mais refinados. Portanto, as peças aqui costumam custar um pouco mais caro. Por outro lado, a qualidade dos produtos e a visita ao local fazem com que o passeio seja uma opção bastante interessante.

Feirinha Beira-Mar

Quer ir às compras sem precisar sair da praia? Não há problema algum. No calçadão da Praia do Meireles você descobrirá esta feirinha todos os dias, a partir das 16 horas.

Além de várias barraquinhas com comidas deliciosas, é possível encontrar muitas peças artesanais, como crochês, rendas, camisetas, pinturas em tela, objetos feitos com chifre de boi, artigos de couro e muito mais. 

O que fazer em Fortaleza: cidades vizinhas

O Ceará tem muitas cidades belíssimas e você pode aproveitar a viagem para descobrir os arredores de Fortaleza. Descubra algumas das mais belas cidades deste estado:

Jericoacoara

Esta cidade paradisíaca faz parte da Rota das Emoções e fica a cerca de 300 quilômetros da capital.

A cidade é uma vila de pescadores e o ponto forte do local são as praias deslumbrantes. Espere encontrar águas cristalinas, pouco frequentadas e muita natureza em uma das mais belas cidades do Brasil.

Canoa Quebrada

Você quer conhecer praias paradisíacas, mas achou o trajeto até Jericoacoara muito longo? Vá até este local, que fica no município de Aracati.

Canoa Quebrada é famosa pelas dunas e falésias com até 30 metros de altura, oferecendo uma vista de tirar o fôlego. O destino é perfeito para quem curte uma boa aventura. Por lá é possível praticar kitesurf e há muitos passeios de buggy, quadriciclo ou moto. 

Beberibe

É a cidade mais próxima de Fortaleza, fica a cerca de uma hora e meia de distância. A cidade tem muitas praias, falésias, coqueirais e uma incrível biodiversidade.

Beberibe é uma ótima opção do que fazer em Fortaleza, Ceará

O cenário é maravilhoso e é lá que fica a maior lagoa do estado. Se você quer ir e voltar no mesmo dia, esta é uma excelente opção de passeio. 

Onde comer em Fortaleza: restaurantes

O que não falta em Fortaleza são ótimas opções para quem quer conhecer a culinária cearense. Descubra os melhores restaurantes da capital:

Coco Bambu

Especializado em frutos do mar, este restaurante fica na Praia do Meireles, bem de frente para o mar. A comida é deliciosa e as porções são bem servidas para agradar a todos os gostos. A carta de drinks é bem completa, com coquetéis e caipirinhas para combinar com o clima tropical da viagem.

La Bella Italia

Você está procurando um lugar romântico para aquela noite especial? A dica é este local incrível. A especialidade é a culinária italiana e os pratos, além de saborosos, tem uma apresentação visual encantadora. O restaurante tem, ainda, uma carta de vinhos bastante completa para harmonizar com qualquer opção do menu.

Maria Chica

Especializado em culinária regional, este restaurante tem ambiente de fazenda, com simplicidade e muito sabor. Por lá você descobrirá pratos como: baião de dois, torresmo, arroz carreteiro, feijão tropeiro e muito mais. Além disso, há também as sobremesas com típicos doces nordestinos, como as imperdíveis cocadas. 

O que fazer em Fortaleza à noite: bares

Quem gosta da vida noturna vai adorar saber que a cidade é bastante animada, com muitas opções para dançar e beber a noite toda. Descubra os melhores bares:

Arre Égua

Este bar super descontraído fica na Praia do Meireles. Por lá você irá encontrar muita música ao vivo, especialmente forró. A carta de bebidas é enorme, com muitas opções de destilados. Para acompanhar, a dica é pedir um dos muitos petiscos, todos deliciosos.

Giz Cozinha Boêmia

O foco deste lugar é a comida de boteco, com muitas opções incríveis. O local é cheio de agito, especialmente no horário do happy hour. A programação do Giz inclui muitas apresentações musicais, de gêneros variados, para animar a noite.

Tempero do Mangue

Ideal para quem prefere um ambiente mais tranquilo e com vista para a praia de Sabiaguaba. Este local tem apresentações musicais de rock, reggae e MPB, comidinhas fantásticas e uma excelente carta de drinks. É uma ótima dica para quem quer ver o pôr do sol sem pressa.

Onde ficar em Fortaleza: hotéis

Há muitas opções excelentes de hospedagem neste destino. Descubra as melhores hospedagens:

Crocobeach

Na Praia do Futuro, é uma ótima pedida para quem quer total comodidade e muitas opções de diversão em um só lugar. Além das acomodações, este local é um complexo à beira mar com piscinas, shows, bares, restaurantes, salão de beleza, sauna e área de lazer infantil.

Pauli Hotel

Quem procura por requinte e sofisticação irá adorar este local. O Pauli fica em Mucuripe, pertinho da praia. A decoração é impecável, com ar para lá de tropical. Por lá você poderá encontrar piscina, academia, jacuzzi, área de recreação para crianças, empório, bar e restaurante. 

Oásis Atlântico Imperial

A Praia do Meireles é um dos principais pontos turísticos de Fortaleza. Se você quiser ficar ali mesmo, pertinho do agito, este hotel é a melhor pedida. Além de ter diversos ambientes com uma decoração maravilhosa, este lugar tem piscina, bar molhado, academia e bicicletas para que os hóspedes possam passear pela cidade. 

Como chegar em Fortaleza

Para quem está na região sudeste, a forma mais rápida de chegar é pegar um avião até o Aeroporto Pinto Martins. Os vôos que saem do Rio de Janeiro chegam ao destino em pouco mais de três horas. Já as viagens aéreas de São Paulo até Fortaleza demoram, aproximadamente, três horas e meia.

Outra opção é ir de ônibus. Quem parte da Rodoviária do Rio chegará ao destino em cerca de dois dias e três horas de viagem. O trajeto é feito pela empresa Expresso Guanabara e as partidas ocorrem diariamente, pela manhã.

Já quem parte do Terminal Tietê, em São Paulo, chegará em dois dias e nove horas, aproximadamente. O percurso é oferecido pelas empresas Expresso Guanabara e também pela Viação Gontijo. As saídas ocorrem diariamente, pela manhã, tarde e noite.

A viagem de carro até o local é indicada para quem tem bastante disposição para pegar a estrada. Quem sai do Rio ou de São Paulo irá percorrer a maior parte do trajeto pela BR-116. 

A capital carioca fica a cerca de 2600 quilômetros de distância. A distância entre São Paulo e Fortaleza é um pouco maior: cerca de 2900 quilômetros separam as duas cidades.

checklist da viagem

tudo o que você precisa para descobrir o mundo por aí

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do Descobri por aí, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Descobri por aí sempre atualizado!

Gostou de descobrir tudo o que fazer em Fortaleza? Deixe um comentário e conte o que achou!

você também pode curtir:

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.