O que fazer em Salvador: roteiro de 3 dias na capital da Bahia

Praias maravilhosas, muitos pontos turísticos, cultura e comida inesquecível. Há muito o que fazer em Salvador!

A capital da Bahia é um dos destinos mais alegres e divertidos de todo o país. Se você sempre quis conhecer esta cidade cheia de história e com paisagens esplêndidas, é só ficar com a gente. 

Montamos um roteiro completo para você conhecer Salvador e descobrir tudo o que há de melhor neste destino em três dias. 

Bateu aquela vontade de fazer as malas? Então continue a leitura e fique por dentro de tudo.

Bora descobrir?

Onde fica Salvador

Salvador é a capital da Bahia, o estado com maior extensão territorial da região nordeste do Brasil. A cidade tem um belíssimo litoral e faz calor o ano todo. 

Então é uma excelente pedida para quem gosta de conhecer muitas praias para relaxar durante a viagem. Uma curiosidade interessante é que Salvador foi a primeira capital do país. 

Atualmente, a cidade é uma das mais populosas e economicamente desenvolvidas de todo o Nordeste. Ou seja: você poderá contar com muito agito e badalação.

Outro ponto positivo é que a infraestrutura para o turismo é excelente, então há muitas opções de hospedagem, gastronomia, transporte, compras e muito mais.

Qual é a melhor época para ir a Salvador

Como na maior parte do nordeste, o clima em Salvador é quente em todos os meses do ano. O inverno, neste local, ocorre na estação das chuvas. Elas ocorrem nos meses de abril, maio, junho e julho. 

Ou seja: este é também o período da baixa temporada, quando a cidade fica mais vazia e as atrações são menos concorridas. 

A alta temporada ocorre entre dezembro e fevereiro, que é o auge do verão. Na época do carnaval é quando Salvador fica mais lotada.

A cidade é famosa pelos trios elétricos e atrai visitantes de todo o mundo para curtir a folia. Se você decidir ir neste período, é indicado ter bastante paciência. Todos os locais ficam lotados. 

O que fazer em Salvador: pontos turísticos

O que não falta em Salvador são atrações turísticas. A cidade tem paisagens fantásticas, atrativos culturais e muitos lugares interessantes. 

Descubra uma lista com cinco pontos turísticos imperdíveis para conhecer quando estiver em Salvador.

Pelourinho

Também conhecido carinhosamente como Pelô, este é o coração do centro histórico de Salvador. O nome do local está diretamente relacionado à história. 

É um local para lá de charmoso, com casas coloridas de arquitetura colonial, ruas de paralelepípedo e muitas atrações turísticas para visitar.

 Há sempre uma festa acontecendo por lá e você certamente irá encontrar música, dança e outros acontecimentos interessantes durante sua visita. 

A prefeitura tem um programa chamado Pelourinho Dia e Noite, com uma movimentadíssima agenda cultural. O Pelô também tem diversos museus, igrejas e casas de cultura para conhecer. 

Você encontrará também bares, restaurantes, barraquinhas de comida, lojinhas de artesanato e muito mais. 

Mercado Modelo

Você curte bater perna vendo vitrines e, ainda por cima, aproveitar para comprar lembrancinhas, artesanato e produtos típicos? 

Então o Mercado Modelo é um local imperdível para sua viagem. São mais de 260 lojas distribuídas em dois andares. Você encontrará, além de muitos produtos regionais, como berimbaus, rendas, cestaria, bordados, bijuterias, patuás e muito mais. 

Outro ponto forte do local são os restaurantes que vão da culinária tradicional e passam por gastronomia latina, pizzarias italianas e muito mais. 

O prédio onde fica o Mercado foi construído no século 19 e é todo em estilo neoclássico. Outra atração imperdível são as rodas de capoeira que, vira e mexe, se apresentam no local.

Elevador Lacerda

Você sabia que a cidade de Salvador se divide em duas? O município tem uma falha geográfica, que faz com que haja a Cidade Baixa e a Cidade Alta

Para se locomover entre as duas partes, a melhor dica é pegar o Elevador Lacerda. Foi o primeiro elevador urbano do mundo e ele percorre, aproximadamente,  60 metros de altura. 

Este incrível elevador fica bem de frente para a Baía de Todos os Santos, proporcionando uma vista de tirar o fôlego. Uma boa dica é visitar o local no fim da tarde para apreciar as cores do pôr-do-sol. 

O Elevador Lacerda tem uma belíssima estrutura e é utilizado não apenas pelos turistas, mas também por uma boa parte da população local. 

Para ficar ainda mais convidativo, o valor da viagem é para lá de camarada: R $0,15 centavos por pessoa.

Basílica Nosso Senhor do Bonfim

O que não falta em Salvador são igrejas históricas. A maior parte delas é belíssima e dá vontade de conhecer todas. 

Mas, se o tempo for curto, não deixe de visitar ao menos uma delas. A Basílica do Bonfim é a mais popular da cidade. 

O lado de fora tem grades de ferro ornamentais, cheias de fitinhas coloridas amarradas. É o cenário perfeito para tirar aquela foto icônica durante a viagem

O Senhor do Bonfim é padroeiro de Salvador e a Lavagem da Igreja, que acontece em janeiro, é uma das mais importantes festas da cidade. 

O interior da basílica também é fantástico, com afrescos dourados e azulejos, típicos do século 18. No segundo andar você irá descobrir um museu com diversos artefatos religiosos e históricos.

Monumento à Cruz Caída

A Igreja da Sé, inaugurada em 1553, ficava em Salvador e foi uma das primeiras do Brasil. Infelizmente ela foi demolida. Mas em seu lugar foi construído este belíssimo monumento para lembrar a história do local. 

A Cruz Caída existe desde 1999 e é de autoria de Mário Cravo Júnior, um dos mais importantes artistas plásticos baianos do século XX. 

Além da escultura maravilhosa a céu aberto, você poderá também apreciar uma das mais belas paisagens da cidade. 

O Monumento fica bem de frente para o azul deslumbrante do mar e, de quebra, é bem próximo ao Pelourinho. Prepare-se para tirar muitas fotos nesse local extraordinário!

O que fazer em Salvador: museus

É bem fácil notar que a cidade tem muita história e cultura, não é mesmo? Então não deixe de descobrir os museus mais interessantes de Salvador quando for visitar o lugar.

Solar do Unhão

Este local fica em um conjunto arquitetônico do século 17, então é imperdível para quem quer conhecer de perto a arquitetura local. 

A construção foi restaurada por Lina Bo Bardi, a mesma arquiteta responsável pelo MASP. O Solar abriga o Museu de Arte Moderna da Bahia, que funciona de terça a domingo e tem entrada gratuita. 

Além das exposições, você encontrará também um cinema e, claro, um charmosíssimo café para relaxar cercado de muita arte.

Fundação Casa de Jorge Amado

Jorge Amado é um dos mais conhecidos escritores baianos de todos os tempos e a maior parte de suas obras se passa em sua terra natal.  

Se você quiser conhecer muito sobre a vida deste autor, a dica é visitar a Fundação Casa de Jorge Amado. O local fica em um lindo casarão azul, bem próximo ao Pelourinho. 

O local funciona de segunda a sábado e a visitação é gratuita. Os apaixonados pela obra do escritor também podem visitar a Casa do Rio Vermelho, no bairro com o mesmo nome. 

Lá fica a residência onde Amado viveu com sua esposa, a também escritora Zélia Gattai. Também há um museu com exposições de arte neste belíssimo local. 

A Casa está aberta de terça a domingo e o ingresso custa R$20,00.

Memorial das Baianas de Acarajé

Uma das comidas mais típicas da Bahia é o Acarajé, vendido em todo o estado por mulheres vestidas com roupas tradicionais. 

O Memorial das Baianas tem como objetivo homenagear estas mulheres e sua contribuição para a cultura e para a gastronomia. 

O acervo tem exposições multimídia com vídeos, fotos, desenhos, objetos e muito mais. Este Memorial fica pertinho da Cruz Caída e funciona de segunda a sábado, com entrada grátis.

O que fazer em Salvador: praias

Impossível visitar Salvador e não pensar no mar e no céu azul. Descubra as melhores praias nesta cidade.

Praia do Forte

Embora não fique no município de Salvador, a Praia do Forte fica bem pertinho, a cerca de 80 quilômetros, na cidade de Mata de São João. 

É um local pequeno e encantador, com ar de vila. O mar é calmo, ideal para se refrescar na água durante todo o dia. Além disso, por lá é possível ver as tartarugas marinhas do Projeto Tamar

Há uma boa infraestrutura, com quiosques para comer e beber. É uma ótima pedida para passar momentos relaxantes e muito agradáveis.

Praia de Itapuã

Esta é uma das mais conhecidas praias de Salvador e que foi imortalizada na canção de Toquinho e Vinicius de Moraes. 

Passar uma tarde em Itapuã é mesmo um programa poético e imperdível. Esta praia tem uma excelente infraestrutura, com bares e restaurantes. 

No mar, é possível se refrescar nas piscinas naturais, praticar atividades como windsurfe ou dar uma caminhada para ver os coqueiros que enfeitam a beira do mar.

Praia do Porto da Barra

Esta praia fica na Baía de Todos os Santos e tem uma vista inacreditável. A faixa de areia é bem pequena, com pouco mais de 600 metros. 

Mas as águas são bem calmas e é uma excelente dica para curtir o mar sem precisar se afastar muito do centro de Salvador. 

Há várias barraquinhas com comida e, de quebra, ainda dá para aproveitar e conhecer o Farol da Barra, uma das primeiras construções militares da cidade. 

Dica: aproveite para visitar o Museu Náutico, que fica no Farol.

O que fazer em Salvador: bares e restaurantes

Salvador é mundialmente conhecida pela gastronomia, então você irá comer e beber muito bem durante sua viagem. Descubra os locais mais deliciosos da cidade:

Odoyá

Um local perfeito para provar os melhores pratos da culinária baiana, com destaque para a moqueca e para o vatapá. Outros pontos fortes são os frutos do mar e as sobremesas. O Odoyá tem música ao vivo todos os dias e fica no coração do Pelourinho.

Restaurante Escola Senac

Procurando um buffet para almoçar muito bem a um preço para lá de justo? Escolha sem medo este restaurante, que fica no Pelourinho. São mais de 40 opções em um charmosíssimo casarão colonial. De quebra, você ainda pode aproveitar para visitar o Museu da Gastronomia, que fica no local.

Poison Drinkeria Club

Procurando um bar super animado para passar a noite? O Poison tem muitos drinks e comidinhas para quem quer se jogar na pista de dança. De quebra, ainda há vários shows de música e dança ao vivo. 

Acarajé da Dinha

Procurando pelas melhores barraquinhas de acarajé da cidade? Esta fica no bairro do Rio Vermelho, pertinho da praia com o mesmo nome. As porções são generosas e o sabor ficará na memória por muito tempo.

Casa Di Vina

Este restaurante especializado em culinária mediterrânea fica na varanda da casa que pertenceu a Vinícius de Moraes, em Itapuã. é uma excelente pedida para quem procura um local tranquilo e cercado pelo verde para fazer uma excelente refeição.

O que fazer em Salvador em 3 dias: roteiro imperdível

Você está morrendo de vontade de visitar em Salvador, mas o tempo de viagem está um pouco curto? Não há problema. Montamos um roteiro de três dias pela cidade para você conhecer os melhores locais.

Dia 1 em Salvador

Comece o passeio pelo centro histórico. Uma boa dica é ir até o Pelourinho para conhecer a arquitetura histórica e as atrações do local.

Além das casas coloridas e das ruas com paralelepípedos, há inúmeras atrações, como a Igreja e Convento de São Francisco, considerada uma das mais bonitas do país. 

Por lá, você também pode aproveitar para conhecer o Monumento à Cruz Caída, o Memorial das Baianas e a Fundação Casa de Jorge Amado. Para almoçar, a dica é ir até o Restaurante Escola Senac. 

De tarde é hora  de fazer umas comprinhas pelo Mercado Modelo e depois se deslumbrar com a vista no Elevador Lacerda. 

Se quiser curtir a badalação, você pode ir até a Poison Drinkeria para uma noite para lá de animada.

Dia 2 em Salvador

Aproveite a manhã para descobrir a Praia de Itapuã. Por lá, há piscinas naturais e uma faixa de areia incrível, com coqueiros, de frente para as águas cristalinas. 

Almoce com total tranquilidade em um restaurante como a Casa Di Vina. Depois, vá até o bairro do Rio Vermelho, para conhecer a Casa do Rio Vermelho. 

Aí é só curtir o fim de tarde com um belo acarajé na Barraca da Dinha, que fica bem perto da praia. Aproveite para se maravilhar com o pôr do sol. 

Outra opção para depois do almoço é voltar para o centro de Salvador e visitar a Basílica do Senhor do Bonfim. 

De lá, você pode ir até a Praia do Porto da Barra para caminhar pela orla e para visitar o Museu Náutico. Há vários restaurantes, bares e quiosques na orla para um jantar memorável.

Dia 3 em Salvador

Uma boa dica para este último dia é conhecer Mata de São João, onde fica a Praia do Forte. Esta cidade fica a cerca de uma hora de distância do aeroporto, então dá tempo de conhecer o local com calma. 

Depois de dar aquele mergulho no mar, você poderá almoçar no centro da cidade, que fica bem pertinho da praia. 

Se o voo for sair um pouquinho mais tarde, ainda dá tempo de visitar as lojinhas de artesanato e a Igreja Matriz de Mata de São João.

Como chegar em Salvador

Se você estiver saindo da região sudeste, a forma mais rápida de chegar a Salvador é de avião. O Aeroporto Internacional  fica a, aproximadamente, 30 quilômetros de distância do Centro Histórico. 

O trajeto Rio de Janeiro – Salvador é feito em cerca de duas horas de viagem. Para ir de São Paulo até a capital da Bahia são necessárias, mais ou menos, duas horas e vinte minutos. 

Quem deseja ir de ônibus pode sair da Rodoviária do Rio. O percurso é feito pela empresa Águia Branca e demora, aproximadamente, um dia e sete horas. 

Quem sai da Rodoviária do Tietê deve se programar para um trajeto de, mais ou menos, um dia e quinze horas. A viagem é feita pelas empresas Catedral e Viação Cetro.

Como se locomover em Salvador

Há muita oferta de transporte em Salvador. A cidade é grande, com muitas pessoas, então há muitas linhas de ônibus que podem levar você aos principais pontos da cidade. 

Quem deseja um pouco mais de autonomia, pode contar sem medo com táxis e aplicativos tipo o Uber. Outra opção é alugar um carro para poder circular à vontade. 

checklist da viagem

tudo o que você precisa para descobrir o mundo por aí

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do Descobri por aí, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Descobri por aí sempre atualizado!

Gostou de descobrir nosso roteiro de 3 dias em Salvador? Deixe o seu comentário para a gente!

você também pode curtir:

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.