Vista da Vila Madalena ilustrando o artigo com dicas sobre o que fazer na Vila Madalena

A Vila é um dos bairros mais descolados da capital paulista e oferece muitos atrativos. Vem descobrir o que fazer na Vila Madalena.

O boêmio bairro da Vila Madalena, também chamado simplesmente de Vila ou Vila Madá, é uma das regiões mais descoladas e boêmias de São Paulo.

O bairro abriga diversas marcas independentes, cafés descoladinhos e galerias de arte contemporâneas.

Trabalhei na região da Vila entre 2017 e 2021. E apesar de muita coisa ter mudado de lá pra cá, principalmente por conta da pandemia, fiz uma listinha com as principais atrações do bairro.

Bora descobrir o que fazer na Vila Madalena?

O que fazer na Vila Madalena: cultura e arte

Pois é, nem só de bares vive a Vila Madalena. As galerias de arte, os murais coloridos nas ruas e os museus completam a cena artística do bairro. Vem descobrir!

Beco do Batman

Se você está buscando o que fazer na Vila Madalena, com certeza já ouviu falar sobre o Beco do Batman, né?

Afinal, o Beco do Batman é parada obrigatória pra quem está de passagem pela Vila Madalena.

E a principal atração do local são os murais de grafite espalhados pelos muros, casas e bares da Rua Cristiano Viana, que já recebeu os traços de artistas renomados.

Aos finais de semana também rola uma feirinha de artesanato, das 9h às 19h.

Photo by ckturistando on Unsplash

Choque Cultural

A Galeria Choque Cultural foi fundada em 2004 e transformou-se numa das principais referências do mundo em arte urbana e novas linguagens contemporâneas.

Localizada na Alameda Sarutaiá, 206, a Choque Cultural investe em exposições, intercâmbios, residências, intervenções urbanas, imersões, collabs e diversas experiências multidisciplinares.

Galeria Raquel Arnaud

Fundada em 1973, a Galeria Raquel Arnaud é uma das galerias mais antigas e renomadas do país. Espere encontrar exposições de artistas famosos, como Carla Chaim e Alberto Martins.

Pinturas, esculturas e desenhos também estão reunidos no local e podem ser visitados no número 125 da Rua Fidalga.

A7MA

Desde 2012 a Galeria A7MA (lê-se a sétima) abriga diversas produções artísticas, cheios de presença humana e toques fortes de questionamento.

A A7MA representa a arte que nasceu nas ruas e permanece dia a dia ganhando visibilidade e reconhecimento no mercado. A cada dia e a cada nova exposição é como se renovassem na união e no propósito de aproximar a arte de quem quiser ser envolvido por ela.

São mais de 100 metros² de pura arte de rua na Medeiros de Albuquerque, 250.

Museu da Pessoa

Na Rua Natingui, 1.100, está o Museu da Pessoa, que desde dos anos 90 trabalha com o objetivo de registrar, preservar e transformar em conhecimento a história de vida de qualquer ser humano da sociedade.

Atualmente, o museu possui um acervo de mais de 17 mil depoimentos em áudio, vídeo e texto e mais de 72 mil fotos e documentos.

O que fazer na Vila Madalena: compras

A Vila Madalena oferece opções de compras para todos os gostos: livros, móveis e decoração, brinquedos e discos estão no nosso roteiro de compras pelo bairro.

Livraria da Vila

Desde 1985, a Livraria da Vila trabalha com a convicção de que o livro é ferramenta essencial para uma Educação melhor para todos, sendo um dos principais pilares pra transformar o Brasil em uma nação mais justa e com oportunidades para todos.

Para deixar a sua leitura ainda mais especial, o espaço na Vila Madalena conta com um café rodeado por um jardim incrível.

Rua Fradique Coutinho, 915 – Vila Madalena, São Paulo

Westwing

Os entusiastas da decoração precisam conhecer a loja física da Westwing, na Rua Simpatia.

Muito mais do que uma loja, a Westwing serve de inspiração pra quem vai decorar a casa e oferece espaços destinados a eventos gastronômicos, workshops e mais. Além disso, você encontra belos artigos de cama, mesa e banho, móveis assinados pela marca e um curadoria especial para as crianças.

A flagship store oferece uma verdadeira imersão no universo da marca.

Rua Simpatia, 51 – Vila Madalena, São Paulo

Pindorama

Se você está atrás de brinquedos educativos, precisa conhecer a Pindorama, no coração da Vila Madalena.

Por lá, espere encontrar brinquedos lindos para presentear a criançada… É impossível resistir!

Quando entram na loja, os olhos de adultos e crianças brilham diante de tantas possibilidades. São centenas de brinquedos para as crianças de 0 a 100 anos.

Rua Purpurina, 242 – Vila Madalena, São Paulo

Patuá Discos

Criada por dois DJs, a Patuá Discos foi fundada em 2014 com a proposta de atender de forma criativa a crescente demanda por LPs.

O faro da dupla para o garimpo de pérolas – afiado por quase 30 anos de pesquisa – guia o perfil do acervo. A variedade de repertório é uma prioridade: MPB, grooves brasilidades, jazz, soul, funk, r&b, rock, reggae, afro & latin beats estão entre os gêneros que você encontrará nas prateleiras da loja.

Rua Fidalga, 516 – Vila Madalena, São Paulo

O que fazer na Vila Madalena: restaurantes

Quer saber quais são os melhores restaurantes na Vila Madalena? Selecionamos alguns que a gente adora e recomenda!

Komy’s

Considero o Komy’s é um dos melhores restaurantes por kg de São Paulo.

Com um buffet variado e saudável, o restaurante oferece um bom custo vs. benefício pra quem está na região, com ingredientes de qualidade e ótimo atendimento.

Rua Fidalga, 516 – Vila Madalena, São Paulo

Quincho

Comandado pela chef Mari Sciotti, o Quincho veio para reforçar os restaurantes vegetarianos e veganos de São Paulo.

Localizado na Mourato Coelho, o Quincho é daqueles restaurantes bem instagramáveis – e não só isso. A comida é excelente e os drinks também não deixam a desejar, perfeito para quem não abre mão de uma refeição saudável e saborosa.

Durante a semana você pode aproveitar o menu executivo, com entrada e prato principal por R$58. Para o prato principal, escolha entre três opções: um PF que leva arroz, feijão, vinagrete de maxixe, farofa de alho, couve refogada, banana da terra grelhada e ovo com gema mole, Strogonoff de cogumelos defumados, arroz e palha de raízes (meu preferido!) e a Canjinha com quiabos glaceados, agrião e pimenta biquinho.

Rua Mourato Coelho, 1140 – Vila Madalena, São Paulo

Sapore di Sale na Vila

Na Rua Girassol, o Sapore di Sale na Vila é um ótimo restaurante pra quem quer comer uma massa fresca sem gastar muito.

No geral, a comida é saborosa, o preço justo e o atendimento bom. E como os pratos são grandes, dá tranquilamente pra dividir em duas pessoas.

Rua Girassol, 825 – Vila Madalena, São Paulo

São Cristóvão Bar e Restaurante

Com temática esportiva, o São Cristóvão é um daqueles restaurantes tradicionais da Vila Madalena. A casa está em novo endereço, mais espaçosa e iluminada.

Pra comer, uma boa pedida é o Oswaldinho, o clássico prato Oswaldo Aranha na versão individual, com 150 gr de filé mignon grelhado com chips de alho, arroz, farofa, couve, batata a portuguesa e salada. O prato ainda acompanha uma deliciosa sobremesa pra adoçar o palada (R$74).

Rua Purpurina, 370 – Vila Madalena, São Paulo

Chef Vivi

Outro restaurante imperdível na Vila Madalena é o Chef Vivi: um pequeno restaurante com decoração aconchegante que serve pratos internacionais.

Rua Girassol, 833 – Vila Madalena, São Paulo

O que fazer na Vila Madalena: cafeterias

Além das cafeterias mais conhecidas, como Havanna e Santo Grão, a Vila Madalena abriga cafeterias bem charmosas. Confira!

Coffee Lab

Os amantes de café precisam conhecer uma das cafeterias mais famosas da Vila Madalena. Além de cafeteria, o Coffee Lab é um laboratório de torra, degustação e preparo de cafés de qualidade.

Achei bem legal essa citação no próprio site do Coffee Lab:

“Não é sobre simplesmente tomar um excelente café. É também sobre ter a oportunidade de experimentar em uma xícara, além de todos os aromas, o amor e dedicação da equipe. É bonito vê-los trabalhando. É, o Coffee Lab é realmente um lugar muito especial…♥”

—Denise Horita

Rua Fradique Coutinho, 140 – Vila Madalena, São Paulo

Cupping Café

A Rua Wisard tem algumas boas cafeterias, como é o caso do Cupping Café.

Nas paredes da cafeteria é possível aprender os diversos métodos de preparo de café, além da história e ano de criação de cada um deles. Tudo é pensado pra que você aprenda sobre café como se estivesse na sua casa.

Rua Wisard, 171 – Vila Madalena, São Paulo

Le Pain Quotidien

Com várias unidades ao redor do mundo, a Le Pain Quotidien é parada obrigatória pra quem preza por ingredientes orgânicos e naturais.

Rua Wisard, 138 – Vila Madalena, São Paulo

Leia mais dicas de São Paulo

Museus em São Paulo: imersão cultural na capital paulista

Os melhores restaurantes pet friendly pra você conhecer

Bares de jazz imperdíveis pra quem curte um bom som

Gostou de descobrir o que fazer na Vila Madalena? Conta pra gente nos comentários se tem mais alguma atração imperdível no bairro!

você também pode curtir:

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.