Descubra o que fazer na Avenida Paulista, em São Paulo

Vai para a Terra da Garoa? Descubra tudo o que fazer na Avenida Paulista, São Paulo: compras, restaurantes, bares, cultura e muito mais.

São Paulo é uma das cidades mais movimentadas e cosmopolitas do país. E não há como falar desta cidade sem lembrar da Avenida Paulista. 

Este local incrível reúne as mais diversas atrações da cidade. Portanto, se você está pensando em visitar a Terra da Garoa, não pode deixar de dar um pulinho nessa avenida que é também o coração da cidade. 

Se você quer ficar por dentro dos melhores lugares para conhecer durante a sua viagem, é só continuar com a gente. Vamos contar tudo o que fazer na Avenida Paulista. 

Descubra onde fica, os melhores dias e horários para visitar, as atrações imperdíveis e muito mais.

Bora descobrir?

Onde fica a Avenida Paulista

A Paulista é um trecho de, aproximadamente, três quilômetros. Ela fica no limite de três zonas da capital: Centro-Sul, Central e Oeste. 

Portanto, a localização é bem centralizada e será fácil encontrar a avenida, independente do seu local de partida. Para chegar lá é possível utilizar diversos meios de locomoção, mas o mais prático é mesmo o transporte público. 

O local tem bastante movimento, portanto encontrar uma boa vaga para estacionar o carro provavelmente será um desafio. 

Há três linhas de metrô que você pode pegar para chegar ao destino.

Verde: Esta linha percorre toda a avenida e você pode descer em qualquer uma das três estações: Consolação, Trianon-MASP e Brigadeiro.

Amarela: É só descer na estação Paulista. Você irá sair na rua da Consolação, mas estará a poucos passos da avenida.

Azul: Você está na linha azul e quer ir para a Paulista? Basta desembarcar na estação Paraíso. Ela fica bem pertinho do início da Avenida. 

Qual é o bairro da Avenida Paulista?

A Avenida Paulista fica próxima a diferentes bairros. O lado par dá acesso a dois bairros diferentes. Descubra um pouco mais sobre eles: 

Bela Vista

Um dos mais tradicionais de São Paulo, é perto do MASP, do centro histórico e tem diversos teatros para quem não perde um bom espetáculo. 

Em Bela Vista também fica a região do Bixiga, onde você encontrará uma enorme quantidade de restaurantes italianos. 

Como se tudo isso não fosse o suficiente, é neste bairro que fica o Teatro Oficina, uma das mais importantes companhias do Brasil.

Consolação

É o local perfeito para quem adora uma boa noitada. Por lá você poderá encontrar bares, restaurantes, cafés, casas de show e muito mais. 

Durante o dia, a dica é aproveitar para ficar por dentro das últimas tendências da moda. Por lá, você poderá encontrar muitas lojas, galerias e salões de beleza alternativos. 

Já o lado ímpar da avenida corta alguns dos bairros mais valorizados na cidade. Descubra mais: 

Paraíso

É uma das regiões mais desenvolvidas da capital. Por lá você estará perto do Parque Ibirapuera, uma das maiores áreas verdes da cidade. 

Além disso, há muitos restaurantes de alto padrão, perfeitos para quem não perde uma boa oportunidade de fazer turismo gastronômico. 

Jardins

Outro endereço para lá de cobiçado na cidade, os Jardins são, na verdade, cinco bairros diferentes: Jardim Europa, Jardim Paulista, Jardim Paulistano, Jardim América e Cerqueira César. 

A região é sinônimo de luxo, sofisticação e, claro, de morar muito bem. É lá que fica a famosa Rua Oscar Freire, com suas lojas para lá de requintadas. 

Também há ótimas opções para passeios culturais, como o MIS (Museu da Imagem e do Som) e o Museu da Casa Brasileira.

É perigoso andar na Avenida Paulista?

Como dissemos antes, a Paulista tem muito movimento, mesmo durante a noite. É uma rua ampla e bem iluminada, com prédios comerciais, lojas, galerias, cinemas e muito mais. 

Portanto, há uma boa segurança no local. No entanto, é importante lembrar que, como em todos os grandes centros urbanos, sempre há um certo risco de furtos ou de golpes. 

Portanto, a dica é ficar sempre atento ao seu entorno. Caso você note alguma atividade suspeita, entre em alguma loja ou restaurante e aguarde até que seja seguro continuar o passeio.

Qual o melhor dia para ir na Avenida Paulista

A Avenida Paulista não para. Então, o melhor dia irá depender muito daquilo que você deseja fazer por lá. 

Para ver o movimento agitado da cidade e conhecer as lojas, vá durante a semana, em horário comercial. Para curtir uma noite com muita badalação, os melhores dias são aqueles do final da semana, especialmente sexta-feira e sábado. 

Se o seu objetivo for passear sem pressa, em uma rua um pouco mais vazia, a dica é ir por lá no domingo. Muitas lojas estarão fechadas, mas a maior parte dos museus e centros culturais estará funcionando normalmente. 

Além disso, o acesso de carros fica fechado neste dia e muitas pessoas aproveitam para tomar sol e praticar atividades ao ar livre. 

Só não esqueça de conferir o calendário da cidade na hora de programar o seu passeio. Isso porque a Paulista é palco de muitas manifestações culturais e políticas da cidade.

O que fazer na Avenida Paulista: atrações gratuitas

Quem quer conhecer a Paulista sem comprometer o orçamento irá se encantar com as muitas atrações gratuitas que existem por lá. Descubra algumas das mais interessantes:

Parque Trianon

Uma belíssima área verde bem no meio da Paulista. Há diversas espécies botânicas originais da mata atlântica em um espaço belíssimo, projetado no século 19.

Mirante do Sesc

O SESC Paulista fica em um prédio com 17 andares. Há muitas atrações: exposições, biblioteca, cafeteria, brinquedoteca e mais. No último andar, você descobrirá um incrível mirante para se deslumbrar com a paisagem urbana. É necessário agendar a visita pelo site com antecedência.

Casarão do Méqui

Na Avenida Paulista, o McDonald ‘s fica em um casarão histórico com uma arquitetura incrível. O local foi construído na década de 1940 e já foi utilizado para diversas finalidades. A partir de 2019, a rede de lanchonetes passou a ocupar o local, possibilitando que todos pudessem visitá-lo. 

O que fazer na Avenida Paulista: museus

Quem gosta de turismo cultural vai adorar a Avenida Paulista, que abriga grande parte dos museus de São Paulo. São inúmeras opções para se aprofundar na arte, arquitetura e história da cidade. Descubra alguns lugares incríveis agora mesmo:

MASP

Este museu incrível, com arquitetura icônica de Lina Bo Bardi, é um dos cartões postais mais conhecidos de São Paulo. E não é para menos: o acervo do MASP tem mais de onze mil obras nacionais e internacionais que contemplam os mais diversos períodos da história da arte. Além disso, o espaço oferece também atividades como: apresentações de música, teatro e dança, cursos, palestras e outros eventos.

Casa das Rosas

Aqui a arquitetura também é um espetáculo à parte. A Casa fica em uma construção em estilo eclético, original da década de 1930. Além do espaço incrível, você descobrirá uma série de exposições e eventos dedicados à poesia, literatura, artes plásticas, teatro, dança e muito mais. Uma curiosidade: o nome do local se deve aos jardins, repletos de rosas em todas as estações do ano.

IMS

Se você gosta de arte contemporânea, esta é uma visita imperdível. O IMS fica em um prédio que oferece uma esplêndida vista para a Paulista, além disso, por lá você poderá ver exposições de fotografia, filmes e outras expressões artísticas. Além disso, o local tem biblioteca e café para você dar uma pausa e esquecer o mundo lá fora. 

O que fazer na Avenida Paulista: bares e restaurantes

Bateu aquela fome durante o passeio? Não se preocupe, o que não falta na Paulista são opções para uma experiência gastronômica memorável. Descubra os melhores lugares:

Ça-Va

Este restaurante, do chef Erick Jacquin (sim, o juiz do programa Masterchef!), tem como especialidade a culinária francesa contemporânea. O local é super charmoso, bem decorado, com ar de bistrô. O cardápio é recheado de vinhos, carnes, peixes e sobremesas maravilhosas para uma refeição inesquecível. É recomendado fazer reserva com antecedência.

Spot

Fica na Alameda Ministro Rocha Azevedo, a menos de um quarteirão da Paulista e é uma ótima dica para quem gosta de sabores inusitados. O forte do Spot são combinações de sabores inusitadas e deliciosas. O público é moderno e o local fica cheio tanto no almoço quanto no jantar. Além disso, a carta de drinks é super completa, ideal para quem quer beber com bastante estilo e conforto.

La Sabrosa

Você é do tipo que não dispensa comida mexicana? Então vai adorar esta taqueria, que fica na Rua Augusta, pertinho da Paulista. As porções são para lá de generosas e há inúmeras opções para comer muito bem. O ambiente é informal e descontraído e não há necessidade de fazer reservas: basta chegar e ir direto ao caixa para fazer o pedido. Os sabores são inesquecíveis, com opções veganas, tamales, menu degustação, guacamole e muito mais.

Vale a pena conhecer a Avenida Paulista?

Como você viu, a Avenida Paulista é parada obrigatória para todos que desejam conhecer São Paulo mais de perto.

Há inúmeras opções de atividades para pessoas de todas as idades e você irá descobrir o estilo de vida paulista bem de perto.

O que está esperando? Arrume sua mala agora mesmo e venha para o coração da cidade.

checklist da viagem

tudo o que você precisa para descobrir o mundo por aí

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do Descobri por aí, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Descobri por aí sempre atualizado!

Gostou de descobrir tudo o que fazer na Avenida Paulista? Deixe um comentário e conte o que achou!

você também pode curtir:

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.