Praias, história, cultura e uma gastronomia inesquecível. Há muito o que fazer em Recife, também conhecida como Veneza Brasileira.
Recife é uma das cidades mais ricas em tradição e cultura do litoral nordestino. Além disso, você descobrirá muitas atrações, paisagens de tirar o fôlego e se encantará com a beleza a cada momento.
E o melhor: tudo isso em uma capital cosmopolita, com diversas comodidades e uma excelente infraestrutura.
Hoje vamos contar tudo sobre Recife, uma das jóias do litoral nordestino. Fique por dentro de tudo o que fazer nesse local incrível.
Bora descobrir?
- Onde fica Recife
- Como é o clima em Recife
- Qual a melhor época para visitar Recife
- O que fazer em Recife: pontos turísticos
- O que fazer em Recife: praias
- O que fazer em Recife: onde ver o pôr do sol
- O que fazer em Recife: cidades vizinhas
- Onde comer em Recife: bares e restaurantes
- Como chegar em Recife
- Como se locomover em Recife
- Afinal, vale a pena conhecer o Recife?
- checklist da viagem
Onde fica Recife
Recife é a capital de Pernambuco, um dos estados mais bonitos da região nordeste do Brasil. Recife fica em uma posição privilegiada no litoral, entre outras duas cidades conhecidas pela sua beleza.
Estamos falando de Salvador, capital da Bahia, e Fortaleza, no Ceará. A cidade é quase tão antiga quanto o Brasil. Ela foi fundada em 1537. Ou seja, é um local rico em cultura e história.
Outro ponto forte por lá são as festividades. Recife é considerada a capital do frevo. Outras manifestações populares por lá são o Coco de Roda, a Ciranda e o Afoxé.
Com tanta animação, espere encontrar a cidade cheia e agitada durante ao carnaval. O mesmo ocorre durante a época das festas juninas, que são bastante concorridas em todo o nordeste.
✌🏻 Visitei Recife durante uma viagem ao Nordeste que incluiu Salvador e Fortaleza no roteiro. É super possível visitar outras capitais durante sua viagem.
Como é o clima em Recife
Quem gosta de calor vai adorar descobrir o Recife. Como ocorre em quase todas as cidades nordestinas que ficam perto do litoral, o clima é úmido e quente.
A grande diferença entre o verão e o inverno é a ocorrência de chuvas. Entre os meses de abril a agosto, pode chover bastante e quase diariamente.
Já na época do verão, o clima fica mais seco, com bastante sol. De forma geral, a temperatura não apresenta grandes variações ao longo do ano.
Dificilmente você precisará usar agasalhos durante a sua viagem. Mesmo durante o inverno, a média de temperatura é em torno dos 27°C. Na época mais quente, as temperaturas ficam em torno de 35°C.
Qual a melhor época para visitar Recife
A alta temporada acontece nos meses de dezembro a fevereiro, quando o tempo fica mais firme. Esta é a melhor época para quem deseja muito sol para poder passear ao ar livre e, claro, aproveitar as praias.
O mês de julho, quando acontecem as festas juninas, também atrai muitos visitantes para a região.
Quem quer descobrir a cidade em uma época um pouco mais vazia deve programar a viagem para os meses de setembro, outubro e novembro.
Há menos ocorrência de chuvas e a cidade ainda não está tão cheia.
O que fazer em Recife: pontos turísticos
Em Recife você irá descobrir muitos locais bonitos e interessantes, que atraem pessoas de todas as partes do mundo. Descubra alguns dos pontos turísticos mais famosos da cidade.
Praça do Marco Zero
É onde fica o quilômetro zero do estado. Ou seja: todas as medidas de distância de Pernambuco são medidas a partir deste ponto.
No centro da praça é possível ver a Rosa dos Ventos, uma bela obra do consagrado artista plástico Cícero Dias.
Centro de Artesanato
Quem não gosta de aproveitar para fazer compras durante a viagem?
Uma dica imperdível é ir até o Centro Roberto Lessa. O local fica em frente ao Marco Zero e reúne uma incrível quantidade de artesãos e de peças nos mais diversos preços e materiais para descobrir de perto a cultura local.
Paço do Frevo
Esta dança é típica da região e, neste local, você descobrirá muito sobre a história de Pernambuco.
A programação cultural é sempre movimentada: são oficinas, cursos, apresentações e muito mais. É possível agendar uma visita mediada para ficar por dentro de tudo.
Como se não bastasse, o local é belíssimo, perfeito para tirar muitas fotos.
Centro Histórico
É um passeio imperdível para quem quer passear e descobrir de perto a arquitetura colonial.
Alguns locais imperdíveis para visitar por aqui são o Museu Cais do Sertão, dedicado ao compositor Luiz Gonzaga e a Embaixada de Pernambuco, para ver de perto os Bonecos Gigantes de Olinda.
Casa dos Bonecos Gigantes
A Embaixada de Pernambuco dos Bonecos Gigantes de Olinda surgiu da grande necessidade do turismo de Recife e Olinda de possuir um espaço cultural estruturado pra receber turistas e recifenses para contemplar a grande magia da nova geração dos Bonecos Gigantes não só no carnaval, mas sim o ano inteiro.
A visita é monitorada por um guia que expõe a origem da cultura dos Bonecos Gigantes além de explicar o processo de confecção e manipulação. Quando fui, o ingresso custava R$ 15 (criança não paga!).
Parque das Esculturas
Pertinho do porto, você poderá descobrir cerca de noventa obras de arte ao ar livre, de frente para o mar. Este local foi criado pelo artista plástico Francisco Brennand.
Inaugurado no ano 2000, este local foi criado em homenagem aos 500 anos de descobrimento do Brasil. Aproveite para conhecer também a Oficina Brennand, um belíssimo complexo cultural dedicado à cerâmica.
Você tem uma vista bem legal do parque durante o passeio de catamarã. Vamos falar dele daqui a pouco!
O que fazer em Recife: praias
O que não falta em Recife são praias deslumbrantes para quem quer se maravilhar com a paisagem e aproveitar cada minuto do sol. Descubra as melhores praias da cidade.
Boa Viagem
Esta é a mais famosa praia de Recife. As ondas são calmas e a água é morna. Na areia há muitos quiosques e belos coqueiros, que dão um ar paradisíaco ao local. Ou seja: é perfeita para pessoas de todas as idades que desejam passar um dia relaxante no mar.
Vale a pena chegar cedo, pois as areias são bastante concorridas.
💡 E gente, respeite as placas de tubarão que estão espalhadas pela orla. Os ataques de tubarão são reais, viu? Se possível, opte por ir até a parte da praia com uma barreira de arrecife que forma deliciosas piscinas naturais e “protege” os banhistas dos tubarões.
Praia do Pina
Outra opção incrível, com muitas piscinas naturais e um calçadão amplo para caminhadas ou para andar de bicicleta.
Há muitos quiosques com comidas deliciosas e tem uma ótima estrutura para receber visitantes. Esta praia também fica bastante movimentada durante os dias ensolarados.
É uma excelente pedida para quem quer ver e ser visto.
Coroa do Avião
Embora não fique na cidade de Recife, vale a pena ir até lá para descobrir um dos mais belos locais de Pernambuco.
A Coroa fica no município de Igarassu, a menos de 50 quilômetros do Marco Zero. Chegando lá, é só pegar um barco e aproveitar esta ilha sossegada, com piscinas naturais e quiosques para um dia inesquecível à beira-mar.
O que fazer em Recife: onde ver o pôr do sol
O pôr do sol é um espetáculo à parte em Recife. A cidade fica ainda mais bonita e colorida neste horário. Descubra os melhores lugares para ver este show de cores da natureza durante a sua viagem.
Rua do Bom Jesus
Você sabia que esta é considerada uma das ruas mais bonitas do mundo?
Além disso, ela é também a mais antiga da cidade. Com suas palmeiras e casarões históricos coloridos, a rua ganha tons ainda mais especiais no fim da tarde.
Aproveite o horário para se deslumbrar com o local.
Catamarã
Um dos apelidos carinhosos da cidade é Veneza Brasileira. Então, navegar pelas águas é uma excelente opção de atividade.
Pertinho do Marco Zero, você encontrará empresas que fazem o passeio de catamarã para quem quer descobrir as pontes e rios da cidade.
Um bom horário para embarcar é perto do fim da tarde, quando será possível ver o sol se pôr de uma forma inesquecível.
Ponte Maurício de Nassau
Esta ponte, que cruza o Rio Capibaribe, é uma das mais antigas e bonitas da cidade.
Não por acaso, este é um dos cartões-postais mais conhecidos de Recife. A hora do pôr-do-sol é perfeita para caminhar por lá, tirar muitas fotos e descobrir cada detalhe de perto.
O que fazer em Recife: cidades vizinhas
Há muitas cidades nos arredores de Recife que são tão bonitos quanto a capital. Uma boa dica é aproveitar a viagem para descobrir os arredores.
Descubra as cidades próximas para fazer um bate-volta.
Olinda
Vale muito a pena ir até esta cidade, que fica a cerca de 20 quilômetros de distância do Marco Zero.
A cidade é muito conhecida pelas ladeiras e pelo centro histórico colonial. Você irá descobrir a arquitetura portuguesa do século 16, com muitas igrejas barrocas e lindas fachadas de azulejos.
Além disso, Olinda também é famosa pelo carnaval, onde os blocos saem com os tradicionais bonecos gigantes pelas ruas da cidade.
Porto de Galinhas
Este local é parte do município de Ipojuca e fica a pouco mais de 60 quilômetros de distância do Marco Zero.
Lá você encontrará algumas das mais belas praias de Pernambuco. Águas cristalinas com piscinas naturais, areias vazias e uma incrível biodiversidade marinha.
A cidade tem excelente infraestrutura para o turismo. É possível contar com hospedagens que vão de pousadas caseiras até resorts luxuosos.
É possível ir e voltar no mesmo dia ou se programar para ficar por mais um tempo, aproveitando a natureza do local.
Maragogi
Localizada no estado de Alagoas, Maragogi fica a cerca de 130 quilômetros de distância do Marco Zero de Recife.
O mar tem deslumbrantes águas turquesa. O enorme conjunto de recifes, conhecido como Galés, forma enormes piscinas naturais no litoral.
Um dos melhores programas é fazer um passeio de barco para explorar ainda mais a região.
Fazer mergulhos de snorkel, para descobrir a vida marinha, também é uma atividade muito popular no local.
Onde comer em Recife: bares e restaurantes
A gastronomia é um ponto forte da cidade e você descobrirá muitos sabores deliciosos durante a estadia. Separamos algumas dicas para quem quer comer bem em Recife.
Parraxaxá
Quem quer experimentar a tradicional culinária pernambucana não pode deixar de conhecer este local.
O ambiente acolhedor é todo decorado com objetos do artesanato local e os funcionários vestem trajes típicos.
O cardápio tem iguarias como carne de sol, bobó de camarão, sarapatel, buchada e muito mais. Para a sobremesa, a dica é escolher o brigadeiro de cachaça ou a cocada mole.
Restaurante Leite
Este local ostenta o título de mais antigo do país. O cardápio é variado e é uma excelente opção para ir com toda a família.
É possível encontrar menu infantil e menu executivo, para um almoço formidável.
Além disso, o Leite tem muitas opções de pratos com frutos do mar e também culinária internacional.
Rock & Ribs
Procurando um bar para ouvir rock durante o happy hour?
Basta ir até o Marco Zero e você encontrará o local perfeito. Além de muitas bebidas e drinks, há apresentações de música ao vivo para animar a noite. As comidas também são deliciosas. Há petiscos, hambúrgueres, carnes e muito mais. De quebra, o restaurante tem milk shakes e cardápio infantil.
Camarada Camarão
Um excelente restaurante de frutos do mar não poderia faltar na nossa lista.
Elegante e moderno, este local é perfeito para aquele jantar romântico durante a viagem. O menu oferece muitos pratos de camarão, lagosta e peixes. Além disso, há muitas opções de drinks e sobremesas para uma refeição muito especial.
Burburinho
Muito mais do que um bar, o Burburinho é uma referência para a vida noturna da cidade.
Os shows contam com artistas nacionais e internacionais em um ambiente moderno e com sistema de som impecável.
No quesito sabor, espere encontrar sanduíches premiados, pastéis, petiscos e pratos da culinária regional. Além disso, é claro, a carta de bebidas é uma das mais completas da capital.
Como chegar em Recife
Quem sai da região sudeste e quer chegar com rapidez pode ir de avião. O aeroporto de Recife recebe voos nacionais e internacionais.
Como chegar em Recife saindo do Rio de Janeiro
Quem sai do Rio de Janeiro chega na capital pernambucana em pouco menos de três horas.
Aqueles que preferem ir de ônibus chegarão ao Terminal Rodoviário de Recife com bastante facilidade. Há ônibus diários que saem da Rodoviária do Rio. O percurso é feito pela Viação Gontijo e dura, aproximadamente, 1 dia e 20 horas.
Se você preferir ir de carro, saindo do Rio de Janeiro, o ideal é percorrer a rodovia BR-116. O tempo aproximado de viagem é de 36 horas.
Como chegar em Recife saindo de São Paulo
Se o ponto de partida for São Paulo, a viagem irá durar cerca de três horas.
Já quem sai da Rodoviária do Tietê pode optar entre a Viação Gontijo e a empresa Catedral. Ambas oferecem saídas diárias. O tempo estimado de viagem é de, aproximadamente, 48 horas.
Quem tem como ponto de partida São Paulo e quer ir de carro até Recife deve pegar a BR-101. O percurso costuma ser feito em cerca de 40 horas.
Como se locomover em Recife
A cidade é bastante populosa e é fácil ir para onde você desejar de transporte público.Há muitas ofertas de ônibus para a maior parte dos locais.
A cidade também tem um metrô com duas linhas, que atendem as regiões central e sul. Os táxis e aplicativos de transporte também são uma boa opção. Especialmente para andar à noite ou ir para locais um pouco mais distantes.
Mas se a ideia é conhecer as cidades vizinhas, alugar um carro é uma opção bastante interessante (e prática) para a sua viagem.
Afinal, vale a pena conhecer o Recife?
Recife oferece uma riqueza incomparável. Ali, a natureza é belíssima, você estará cercado de cultura, arte, entretenimento e muito mais.
Além disso, será possível descobrir muitas tradições culturais e também a história do nosso país. Sem dúvida, é um destino encantador e que deve fazer parte dos seus planos de viagem.
Achei justo finalizar o artigo com essa frase inspiradora que fotografei durante uma caminhada pelo centro histórico da capital do Pernambuco.
Pronto para arrumar as malas e descobrir Recife?
checklist da viagem
tudo o que você precisa para descobrir o mundo por aí
Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do Descobri por aí, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Descobri por aí sempre atualizado!
Gostou de descobrir tudo o que fazer em Recife? Deixe seu comentário para a gente!