A Colômbia é um dos destinos sulamericanos mais procurados pelos brasileiros que querem conhecer o mar caribenho sem gastar muito. Descubra o que fazer em San Andrés na sua próxima viagem!
San Andrés é uma ilha localizada no Caribe colombiano que atrai muitos viajantes todos os anos.
Com seu clima tropical, praias de areia branca e águas cristalinas, vida marinha rica e colorida, história e cultura interessantes, além de uma ampla variedade de atividades e atrações, não é de se admirar que San Andrés seja um destino tão popular.
A ilha é rodeada por recifes de corais e é conhecida por sua vida marinha rica e colorida, tornando-a um destino popular para mergulho e snorkel.
Além disso, San Andrés também tem uma história e cultura interessantes, com uma mistura de influências africanas, caribenhas e latinas. A ilha é famosa por sua música reggae e por seus pratos deliciosos, como o arroz de coco e o pescado frito.
Se você estiver procurando por um destino de férias cheio de sol, praia e aventura, San Andrés é a escolha certa. Prepare-se para se divertir, explorar e curtir ao máximo essa ilha incrível!
Bora descobrir juntos?
- Onde fica San Andrés
- Como chegar em San Andrés
- Precisa de passaporte para entrar em San Andrés?
- Quando ir a San Andrés
- O que fazer em San Andrés
- Onde ficar em San Andrés
- checklist da viagem
Onde fica San Andrés
Antes de descobrir o que fazer na ilha, vamos te contar onde fica San Andrés e como chegar lá.
San Andrés é uma pequena ilha colombiana no Caribe, a 190km da costa oeste da Nicarágua e próxima da Costa Rica.
Ela é conhecida pelas praias de areia branca, pelos coqueiros e pela água cristalina, além dos resorts all-inclusive.
Parte de um arquipélago que inclui Providencia e Santa Catalina, a ilha tem uma mistura cultural entre influências latino-americanas, inglesas e crioulas. Ela também abriga grandes recifes de corais e uma vida marinha diversificada.
Como chegar em San Andrés
Algumas empresas oferecem vôos diretos para San Andrés: Avianca e LATAM (com conexão em Bogotá), LAN (com conexão em Lima) e Copa (com conexão no Panamá).
Pra quem está em Cartagena, dá pra voar com a companhia low cost do país, a Viva Air, que oferece vôos internos bem econômicos.
Na minha viagem, eu voei do Brasil para Colômbia com a LATAM, e fiz os voôs internos de Cartagena e San Andrés com a Viva Air.
O Aeroporto Gustavo Rojas, em San Andrés, é pequeno, mas inclui a estrutura básica para o passageiro (básica mesmo, tá?). Ele é todo aberto, então não tem ar-condicionado e os banheiros são bem precários.
Precisa de passaporte para entrar em San Andrés?
A Colômbia, assim como em outros países sulamericanos (Argentina, Uruguai, Paraguai, Equador, Chile, Peru, Bolívia e Venezuela) não exige passaporte dos brasileiros que visitam o país. Nesse caso, você pode viajar só com o RG sem preocupações.
Porém, é precisa mostrar o certificado internacional de vacinação conta febre amarela, que você pode tomar em qualquer posto do SUS sem necessidade de agendamento. No entanto, você precisa se cadastrar no site da Anvisa para obter o seu certificado internacional.
Quando ir a San Andrés
Quer saber quando é a melhor época para visitar a incrível San Andrés?
Vamos lá, a ilha é famosa por seu clima tropical quente durante todo o ano. No entanto, se você quer aproveitar ao máximo sua viagem, os meses de dezembro a maio são os mais indicados, pois há menos chances de chover.
Mas, não se preocupe, mesmo fora desse período você ainda pode ter uma viagem incrível!
Eu mesmo fui em outubro e apesar de ter tido algumas chuvas, nada que prejudicasse a minha viagem. Então, o segredo é se preparar para o calor e aproveitar ao máximo a ilha, independentemente da época do ano!
Vou listar as vantagens e desvantagens de cada período:
San Andrés: dezembro a Abril
Vantagens:
- Clima estável: neste período, o clima é mais estável e as chances de chover são menores, o que significa dias agradáveis e ensolarados.
- Temperatura confortável: as temperaturas são quentes, mas não tão quentes quanto no verão, o que é ideal para quem quer aproveitar a praia e as atividades ao ar livre.
- Atividades turísticas: nesta época, a ilha fica cheia de atividades e eventos turísticos, então você terá muitas opções de coisas para fazer.
Desvantagens:
- Mais movimentada: com o tempo bom e as atividades turísticas, a ilha fica mais animada e cheia de gente.
- Preços mais elevados: devido à alta procura, os preços de hospedagem, transporte e alimentação tendem a ser mais elevados.
San Andrés: maio a novembro
Vantagens:
- Preços mais acessíveis: nesta época, os preços de hospedagem, transporte e alimentação tendem a ser mais baixos do que na alta temporada.
- Ilha mais tranquila: a ilha fica menos animada e lotada nesta época, o que significa que você poderá aproveitar mais a tranquilidade e a privacidade.
Desvantagens:
- Mais chuvas: nesta época, as chances de chover são mais elevadas, então é preciso ficar atento ao clima.
- Temperaturas mais elevadas: as temperaturas são mais quentes nesta época, então se você não gosta de calor, pode ser desconfortável.
O que fazer em San Andrés
Com sol quente o ano todo, praias de areia branquinha, águas cristalinas cheias de vida marinha colorida, e uma cultura super interessante, é fácil entender porque San Andrés é o destino de férias dos sonhos de muita gente.
Imagina só: você pode mergulhar com tartarugas, fazer snorkel entre corais e peixes tropicais, visitar aldeias de pescadores, explorar a história da ilha no Museu de la Cultura Raiz, curtir drinks na praia e ainda visitar o Forte Saint Laurent.
É uma viagem cheia de aventuras e descanso ao mesmo tempo! Então, o que você está esperando? Bora descobrir o que fazer em San Andrés!
Ilha Johnny Cay
A pequena Ilha de Johnny Cay, localizada em frente à principal praia de San Andrés, foi declarada parque regional em 2001. A aproximadamente 1,5 km de San Andrés, você pode fechar o passeio com alguma agência que te leva de lancha para a ilhota.
Johnny Cay é um ótimo lugar para curtir praias de areia branca, belas palmeiras, restaurantes que oferecem iguarias recém-saídas do mar, grupos musicais típicos e uma riqueza de peixes e corais, além de iguanas que circulam pela ilha ao lado dos banhistas. Se não fosse a lotação de turistas, seria realmente O paraíso na Terra!
Em sua visita a Johnny Cay, não deixe de experimentar um tradicional Coco Loco, o drink mais famoso da região.
Acuario e Haines Cay
Sabe aqueles lugares que você olha e parece que tá sonhando? Prazer, Acuario. Mas não vou te iludir: o lugar é lindo, porém lotado!
O Acuario é uma pequena ilha de San Andrés e, assim como Jhonny Cay, oferece águas cristalinas e paisagens de tirar o fôlego.
E se você curte fazer snorkeling, o Acuario é o lugar perfeito pra você: é possível passar horas e horas observando os milhares de peixinhos que habitam o local.
Logo em frente ao Acuario tem uma pequena ilha chamada Haines Cay. Como a água é bem rasa, dá pra ir caminhando de uma ilha pra outra.
Dependendo de quanto tempo você tem em San Andrés, dá pra fazer o passeio de Jhonny Cay em um dia e Acuario no outro. No entanto, se a sua agenda está corrida, a sugestão é fazer as duas atrações no mesmo dia – foi o que eu fiz na minha viagem e não me arrependo.
Playa de Spratt Bight
San Andrés é tão surreal que até a praia do centro é encantadora.
A Playa de Spratt Bight é a praia mais animada de San Andrés e é o lugar perfeito para quem quer curtir um dia de sol sem se preocupar com nada.
Com sua extensa faixa de areia branca e águas cristalinas, você pode relaxar e curtir o sol ou, se preferir, se aventurar praticando esportes aquáticos como mergulho, snorkel e surf.
Mas a Playa de Spratt Bight não é só praia, não! Ela é cercada por bares, restaurantes e lojas, então você pode curtir uma bebida gelada ou um prato delicioso sem precisar sair da praia.
E a melhor parte? A praia é conhecida por sua atmosfera descontraída e animada, então prepare-se para se divertir e curtir um dia inesquecível na Playa de Spratt Bight!
West View
West View também é daquelas paradas obrigatórias para quem visita San Andrés. Por lá, é possível alugar snorkel e colete para nadar nas águas cristalinas, avistando milhares de peixes de várias espécies.
O local oferece uma boa estrutura, incluindo toboágua e trampolim para os mais corajosos.
Assim como a maioria das atrações em San Andrés, a quantidade de turistas pode assustar um pouco. Por isso, tente chegar o mais cedo possível!
La Piscinita
Outra atração famosa em San Andrés é a La Piscinita. Ela não chega a ser uma praia, não tem areia, é uma parte do mar cercada por pedras. A paisagem lá é bem bonita e dá pra ver muitos peixinhos.
Tem que pagar pra entrar, mas não é caro: algo em torno de 2.000 COP.
Pra quem prefere lugares menos cheios, é uma boa alternativa no lugar de West View.
Onde ficar em San Andrés
San Andrés oferece hospedagens para todos os gostos e bolsos. Pra te ajudar na escolha, selecionamos pra você um hotel mais econômico (minha escolha na viagem!), um hotel boutique e um all inclusive!
Aqualina In
Estive em San Andrés em 2019 com duas amigas e nossa escolha foi o Aqualina Inn: nós priorizamos a localização e a praticidade.
O Aqualina Inn fica a 3 minutos a pé da praia, com vista para o mar. A Praia de Spratt Bight está a 200 metros dali, bem pertinho, além de diversos comércios ao redor.
O local é simples, mas mas tem ar condicionado, cofre, tv e banheiro privativo com chuveiro de água quente, que pode ser raro nas acomodações em San Andrés.
➡️ Reserve aqui!
Se você está procurando um hotel com bom custo vs. benefício em San Andrés, eu super recomendo o Aqualina In.
Hotel Boutique Casa Hendaus
Para uma viagem a dois, uma boa opção é o Hotel Boutique Casa Hendaus.
➡️ Reserve aqui!
Dispondo de terraço, o hotel está a 400 metros da Praia Parceras e a 650 metros da Praia Spratt Bight. No Booking a acomodação recebe vários elogios sobre as instalações e limpeza!
Hotel Arena Blanca by Dorado
Quem está em busca de um hotel all inclusive em San Andrés pode apostar no Hotel Arena Blanca by Dorado, localizado a apenas 1 minuto de caminhada da praia.
Durante a estadia, o hóspede pode saborear um delicioso café da manhã com frutas, pães e sucos naturais, além de desfrutar de uma bebida do bar ao lado da piscina quando quiser.
➡️ Reserve aqui!
➡️ Descubra outras opções de hotéis em San Andrés
checklist da viagem
tudo o que você precisa para descobrir o mundo por aí
Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do Descobri por aí, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Descobri por aí sempre atualizado!
Gostou de descobrir mais sobre San Andrés? Conta pra gente nos comentários!