O que fazer em Trindade, Rio de Janeiro

Quer saber o que fazer em Trindade? Descubra as nossas dicas!

Seu destino ideal envolve paisagens paradisíacas, praias com águas cristalinas, verde exuberante, trilhas, cachoeiras de tirar o fôlego e muito sossego?

Então não pode perder nosso roteiro por um pequeno e charmoso vilarejo que fica pertinho de Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro. E logo você irá descobrir que há muito o que fazer em Trindade.

Vista aérea de Trindade
Photo by Jaume Galofré on Unsplash

Apesar de ser um local pequeno, o destino tem atraído cada vez mais visitantes e tem uma boa infraestrutura para receber turistas. Mas sem perder a tranquilidade. Não tem badalação em excesso e por isso mesmo é ideal para quem quer relaxar e aproveitar cada pedacinho da natureza.

Hoje iremos contar tudo que você precisa saber para curtir as melhores atrações deste destino inesquecível.

Bora descobrir?

Por que visitar Trindade

Trindade é ideal para quem adora atividades ao ar livre e muito contato com a natureza. A cidade tem muito o que descobrir e você irá se maravilhar a cada minuto.

A maior atração são as praias – que parecem as praias da Costa Rica.

São muitas opções e você encontrará aquelas ideais para banhos de mar, para pegar sol e também para quem gosta de surfar. Além disso, algumas partes de Trindade fazem parte do Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Isso significa que há uma enorme área verde, com trilhas, cachoeiras, flora e fauna nativas para encantar o visitante a cada momento. E, como se isso tudo não bastasse, o local fica próximo a três destinos muito procurados por turistas: Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba.

Logo, Trindade pode ser também uma excelente pedida para quem já está viajando e quer descobrir mais de um destino.

Onde fica Trindade?

Na verdade, Trindade não é um município. É um bairro que faz parte da cidade de Paraty.

Carro: Para ir do Centro Histórico até Trindade, você irá levar aproximadamente 30 minutos de carro.

Ônibus: Outra opção é pegar um ônibus urbano, da viação Colitur, que irá levar entre 50 e 60 minutos para chegar ao destino. A passagem custa R $3,40.

Como dissemos anteriormente, Trindade fica localizada na Costa Verde, no estado do Rio de Janeiro.

O bairro fica quase na divisa com São Paulo e a entrada para este destino está localizada na altura do km 589 da estrada Rio-Santos.

Trajeto Angra – Trindade

A distância entre Trindade e Angra é de, aproximadamente, 120 quilômetros e é possível chegar em cerca de duas horas de automóvel.

O trajeto de ônibus também é feito pela empresa Colitur e dura, aproximadamente, três horas. A passagem custa R$ 17,60.

Trajeto Ubatuba – Trindade

Quem está em Ubatuba poderá percorrer os 60 quilômetros até Trindade em, aproximadamente, uma hora.

Para ir de ônibus, o ideal é ir até a rodoviária e comprar uma passagem para Paraty. Você poderá, então, descer na entrada de Trindade. O trajeto é feito pela empresa Útil em cerca de 60 minutos. A passagem custa entre R$35,00 e R $42,00.

Clima em Trindade

As temperaturas mais altas, com cerca de trinta graus, acontecem entre dezembro e março. Portanto, esta é a alta temporada em Trindade. No entanto, neste período também costuma chover bastante, especialmente no final da tarde.

Se você quiser viajar neste período, deve se preparar para encontrar o local bastante cheio, com grande parte das atrações bastante disputadas pelos visitantes. Especialmente se você decidir visitar Trindade em datas como o ano-novo e o carnaval.

Os meses mais calmos em Trindade vão de abril a agosto. O tempo fica seco e claro, o que é ideal para atividades ao ar livre. Mas a temperatura esfria bastante e pode chegar aos 15 graus no inverno, o que nem sempre é ideal para quem busca praias ensolaradas.

Quem quiser mais sossego sem abrir mão de um clima quente para curtir a praia deve se programar para viajar nos meses de setembro, outubro e novembro. Faz calor durante o dia e esfria um pouco mais durante a noite.

O que fazer em Trindade: pontos turísticos

As maiores atrações de Trindade são as belezas naturais.

Por esse motivo, provavelmente você irá passar a maior parte da viagem entre trilhas, cachoeiras e praias. Mas além disso, há alguns pontos turísticos interessantes para descobrir:

  • Vila de Trindade: É o centro do bairro. Ele fica quase todo em uma única rua, que reúne os principais serviços da cidade. Portanto, é aqui que você irá encontrar a maior concentração de restaurantes, bares e lojinhas de artesanato. 
  • Mirante Cabeça de Índio: Fica no topo da pedra Cabeça de Índio, que marca a divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo. Para chegar, você deve seguir uma trilha que começa na praia Cachadaço. O nível da caminhada é médio, portanto requer algum preparo físico e pode ser feito em, aproximadamente, duas horas. De cima, é possível ver o mar aberto e também a mata atlântica.

O que fazer em Trindade: praias

As praias de Trindade são belíssimas e você irá adorar descobrir cada uma delas. Descubra as melhores praias do lugar:

Praia Brava

É uma das praias mais isoladas de Trindade e para chegar é necessário percorrer uma trilha por, aproximadamente, 30 minutos. O acesso à trilha fica bem perto da Praia do Cepilho, no morro Deus me Livre. 

O caminho é íngreme e a trilha tem nível moderado. Antes de chegar à praia, você pode pegar um pequeno desvio para descobrir a Cachoeira da Brava, uma queda de água que fica bem próxima ao mar, com águas cristalinas e ideais para dar aquele mergulho.

A Praia Brava, como o nome indica, costuma ter o mar agitado. Logo, ela é ideal para quem procura ondas boas para praticar surfe. Devido à sua localização, não há nenhuma infraestrutura para turistas. Em compensação, a paisagem é deslumbrante, com areia fina e bem branquinha e águas muito azuis. A sensação de tranquilidade é maravilhosa.

Praia do Cepilho

Também conhecida como Cepilhão, é uma praia bastante procurada pelos surfistas devido às ondas grandes e ao mar agitado.

Ela fica bem perto da entrada da cidade, então dificilmente você irá deixar de vê-la. O Cepilhão tem formato de ferradura e uma faixa bem larga de areia, que costuma encher durante a alta temporada.

No entanto, a correnteza é forte e não é recomendado nadar ou mergulhar neste trecho. Há alguns bares e ambulantes para fazer aquele lanchinho durante o passeio.

Praia de Fora

Logo depois de passar pelo Cepilhão, você irá descobrir a Praia de Fora, com uma enorme faixa de areia e muito espaço para todos que queiram um lugar ao sol.

A Praia de Fora fica bem pertinho da Vila de Trindade. Por este motivo, ela é bem movimentada. O trecho próximo à Vila tem uma boa infraestrutura para receber todos os tipos de visitantes.

Você irá encontrar tudo o que precisar: bares, restaurantes, pousadas e mais algumas comodidades. A Praia de Fora tem águas tranquilas e é perfeita para quem quer tomar banho de mar.

Praia dos Ranchos

A Praia dos Ranchos fica bem pertinho da Vila, colada com a Praia de Fora. Com suas águas de um azul deslumbrante, ela reúne a maior concentração de bares, restaurantes e quiosques de Trindade.

É o lugar perfeito para almoçar ou para ver o pôr do sol enquanto você toma um belo drink. No final da faixa de areia, será possível encontrar diversos barcos que fazem passeios por toda a região.

Praia do Meio

Esta praia fica dentro do Parque Nacional e tem águas transparentes, bem calmas. Por isso, é perfeita para quem quer passar o dia inteiro dentro da água.

A Praia do Meio é uma das mais populares de Trindade e costuma reunir muitos visitantes. Logo, é possível encontrar quiosques e ambulantes para fazer aquele lanchinho quando a fome vier.  A grande atração é uma formação rochosa que fica dentro da água e que divide a praia ao meio.

Quem não perde a chance de descobrir vistas maravilhosas deve subir nesta rocha pela areia, para ver a paisagem do alto. Na Praia do Meio você também poderá encontrar alguns barcos que fazem passeios pelos melhores pontos de Trindade.

Praia do Cachadaço

Para chegar aqui, será preciso pegar um barco ou seguir uma trilha curta, mas de nível moderado. Por causa disso, ela costuma ser mais vazia que as outras praias de Trindade.

A Praia do Cachadaço é cercada pela mata atlântica e também faz parte do Parque Nacional. A água é de um azul deslumbrante e o mar é um pouco agitado. É possível encontrar algumas barraquinhas para comer alguma coisa, mas não há uma grande variedade de opções.

Piscina Natural do Cachadaço

É um local maravilhoso para nadar. A piscina natural é formada por várias pedras que separam a piscina das águas do mar. As águas da piscina natural costumam ser mornas e a profundidade é de menos de um metro.

É ótima para quem quer praticar snorkel também: é possível ver vários peixinhos coloridos nadando nas águas transparentes. Quem quiser passar o dia na piscina deve saber que há apenas duas opções de lugar para ficar: dentro da água ou em cima das pedras.

Por isso, você não deve esperar encontrar restaurantes ou bares neste local. Algumas pessoas levam cadeiras de praia para colocar dentro da água.

Para chegar à Piscina Natural, você pode pegar um barco ou seguir uma trilha que começa na Praia do Meio. O caminho é bem sinalizado e dura apenas dez minutos.

O que fazer em Trindade: cachoeiras

Outro ponto forte de Trindade são as cachoeiras. Descubra as quedas d’água mais bonitas de Trindade:

  • Pedra que Engole: É uma queda d’água pequena, onde você irá descobrir um buraco no meio de três pedras. Na verdade, trata-se de uma passagem de água. Então, a pessoa pode entrar ali e deslizar entre as rochas, saindo do outro lado. Para chegar, basta seguir a trilha que começa na Praia do Meio. O caminho é bem sinalizado e pode ser percorrido em pouco mais de 10 minutos.
  • Cachoeira Poço Fundo: Fica quase ao lado da Pedra que Engole. É uma queda d’água que se abre em um poço largo e raso, ótimo para quem quer ficar relaxando em um lugar lindo e muito tranquilo. Esta Cachoeira fica a cerca de quinze minutos de distância da Praia do Meio.
  • Escorrega: A trilha que leva até a Pedra que Engole tem esta atração, que é imperdível para quem vai com crianças. O Escorrega é uma rocha pequena, onde é possível escorregar e cair em um trecho com águas rasas e cristalinas

O que fazer em Trindade à noite: bares

Quem busca lugares para beber em Trindade deve ir a dois pontos: a Vila ou a Praia dos Ranchos. Nos dois locais você irá encontrar diversas opções com animação e música ao vivo, especialmente na alta temporada.

No entanto, não espere virar a noite. Trindade é um destino voltado para atividades diurnas, então a maior parte dos estabelecimentos fecha por volta das 22 horas. Descubra os melhores bares de Trindade:

Bar do Cepilho

Fica na Praia do Cepilho e tem vista privilegiada, de frente para o mar. No cardápio você irá encontrar sanduíches, petiscos e diversos pratos feitos com frutos do mar, como a moqueca e o arroz de camarão. Além disso, há várias opções de suco, drinks e cervejas para matar a sede.

Laranja’s

É um bar com decoração de rock, super descontraído e perfeito para tirar muitas fotos. Ele fica na Vila de Trindade e tem som ao vivo, além de uma ótima carta com drinks e cervejas para animar o happy hour.

Ardentia’s

Se você estiver na Praia dos Ranchos, esta é uma ótima pedida. O cardápio tem pratos maravilhosos como camarão na moranga e salmão com molho de maracujá. E, para beber, você poderá escolher entre cerveja ou drinks clássicos como as caipifrutas. E o melhor de tudo: de frente para o azul deslumbrante do mar.

Onde comer em Trindade: restaurantes

Casa Caiçara

Uma excelente opção para comer bem na Praia do Cachadaço. O local é especializado em frutos do mar fresquissimos. Um prato imperdível é o peixe assado na brasa com palmitos. O ambiente é agradável e as porções são bem generosas.

Coruja’s Premium Burgers

Bateu vontade de fazer um lanche reforçado? Vá até este local na Vila, onde são servidos os melhores hambúrgueres artesanais de Trindade. O custo-benefício é excelente e há opções para todos os gostos. Tem hambúrgueres de carne, de salmão, vegetarianos e muito mais.

Cabana

Também na Vila, é uma ótima opção para o almoço. A comida é caseira, com muitas opções para todos os gostos, incluindo frutos do mar, peixes, carnes, massas e pratos vegetarianos. Além disso, o Cabana tem um ótimo atendimento e oferece ótimas bebidas para acompanhar os pratos.

Onde ficar em Trindade: pousadas

Trindade tem várias opções de hospedagem. Descubra as melhores opções agora mesmo:

Cabeça do Índio

Fica pertinho da Praia dos Ranchos e da Vila, ou seja: a localização é ótima. A Pousada tem opções de quartos para acomodar até 7 pessoas ao mesmo tempo, o que é ideal para grupos de amigos e famílias. Há, ainda, estacionamento gratuito e um jardim para lazer.

Pousada Riacho

É um local charmosíssimo, com unidades independentes. O terreno da pousada tem 4 mil metros no total e as acomodações ficam cercadas pela mata atlântica. Os hóspedes poderão aproveitar a natureza, apreciar o riacho ou se refrescar na piscina natural. A pousada disponibiliza quitinetes e chalés com capacidade para até 06 pessoas. 

Pousada Cachadaço

Fica na Vila e tem acomodações confortáveis para até quatro pessoas. Todos os quartos têm ar condicionado e direito ao café da manhã. É uma excelente opção para famílias, já que crianças com até 4 anos não pagam a diária.

Afinal, vale a pena visitar Trindade?

Trindade é uma ótima viagem para quem quer curtir a natureza com muita praia, verde exuberante e tranquilidade. Se esta é a sua ideia de diversão, certamente vale a pena se programar para descobrir este pedacinho de paraíso que fica entre o Rio e São Paulo. Pronto para colocar o pé na estrada?

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do Descobri por aí, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Descobri por aí sempre atualizado!

Gostou do nosso roteiro com dicas do que fazer em Trindade? Conte para a gente nos comentários!

você também pode curtir:

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.