Quer saber o que fazer em Fernando de Noronha? Vem que eu vou te contar tudo!
Imagine um verdadeiro pedaço de paraíso com as mais belas praias, muito verde e uma incrível biodiversidade. Estou falando de Fernando de Noronha, um dos mais belos locais de todo o país.
Se você não perde a chance de descobrir de perto a natureza, o mar e o sol, vai se encantar com o destino de hoje.
Viajei pra Fernando de Noronha em novembro de 2022 e, assim que voltei, já corri pra montar um guia completo para quem quer desfrutar o melhor que Noronha tem a oferecer para todos os visitantes.
Bora descobrir?
- Onde fica Fernando de Noronha
- Um pouco da história de Noronha
- O que fazer em Fernando de Noronha: praias
- O que fazer em Fernando de Noronha: pontos turísticos
- Onde comer em Fernando de Noronha: restaurantes
- O que fazer em Fernando de Noronha à noite: bares
- Meu roteiro em Fernando de Noronha
- Quanto custa viajar para Fernando de Noronha
- Quantos dias ficar em Fernando de Noronha
- Como chegar em Fernando de Noronha
- O que saber antes de viajar para Fernando de Noronha
- Vale a pena conhecer Fernando de Noronha?
Ah, e pra já ir aquecendo pra viagem, que tal se inspirar com o mini vlog de Fernando de Noronha, hein?
Onde fica Fernando de Noronha
Vamos começar do começo: onde fica Fernando de Noronha?
Você sabia que não há um, mas sim dois locais chamados Fernando de Noronha?
Sim, o primeiro deles é um arquipélago, formado por mais de vinte ilhas. Uma das ilhas deste conjunto, a mais visitada pelos turistas, também se chama Fernando de Noronha.
Ambas ficam no meio do oceano Atlântico, a pouco mais de 300 quilômetros do estado do Rio Grande do Norte.
No entanto, Fernando de Noronha faz parte de outro estado do Nordeste: Pernambuco. Pouco mais de 500 quilômetros de distância separam a capital, Recife, do arquipélago.
Um pouco da história de Noronha
Ao longo da história, Fernando de Noronha teve diversas funções. O local foi uma das primeiras capitanias hereditárias do Brasil, em 1504.
Durante o século 17, o arquipélago foi invadido por holandeses. Nos séculos seguintes, os portugueses e os franceses também ocuparam o local.
Atualmente, Fernando de Noronha é considerado um distrito estadual e sua administração é feita pelo ICMBio, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
Fernando de Noronha é considerada Patrimônio Natural Mundial da UNESCO desde 2001. Isso porque o local é considerado extremamente importante, devido à natureza e à biodiversidade.
O que fazer em Fernando de Noronha: praias
É inegável que a natureza é o grande atrativo do local.
O que não falta são locais deslumbrantes, que ficarão na memória por muito tempo.
Algumas praias ficam no Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha, então você precisará comprar o ingresso para acessá-las. O ingresso custa R$179,00 para brasileiros e pode ser adquirido na internet.
Baía do Sancho
Assim como as praias de Jericoacoara, esta é considerada uma das praias mais bonitas do Brasil, portanto é visita obrigatória durante a viagem. Inclusive, a Baía do Sancho já foi eleita 4 vezes a praia mais bonita do mundo pelo TripAdvisor.
As águas são cristalinas e calmas, ideais para nadar ou para mergulhar com snorkel – vimos muitos peixes e até tubarão por lá.
O local é isolado, e para chegar é preciso passar por uma escada de marinheiro bem estreita entre as pedras e uma escada com degraus pedra. É um perrenguinho (especialmente a volta), mas vale muito a pena.
Ah, uma coisa muito importante: a Baía do Sancho tem horários específicos pra subida e descida. Vou deixar os horários aqui pra vocês.
- 8h às 8h50 – Livre para a descida e subida
- 9h às 10h20 – Descida
- 10h30 às 11h20 – Subida
- 11h30 às 12h20 – Descida
- 12h30 às 13h20 – Subida
- 13h30 às 14h20 – Descida
- 14h30 às 15h20 – Subida
- 15h30 às 16h20 – Descida
- 16h30 às 17h20 – Livre para a descida e a subida
- 17h30 às 18h – Subida
À tarde o movimento costuma ser menor, enquanto no período da manhã você pode encontrar filas pra descer até a praia.
Eu estive lá em um sábado de manhã e uma segunda à tarde. No sábado de manhã peguei uma fila (que foi rápida), mas na segunda à tarde não tinha praticamente ninguém. Eu, pessoalmente, amo lugares vazios!
Na entrada da Baía do Sancho você vai encontrar sinalização para os mirantes: Mirante da Baía dos Golfinhos e Baía dos Porcos.
Praia do Leão
A Praia do Leão não é tão famosa em Noronha, mas eu particularmente achei muito linda. Ela faz parte do Parque Nacional Marinho e você encontra logo no começo da praia um mirante que proporciona um visual incrível do local.
No entato, ela não costuma ser própria pra banho, devido às fortes correntes marinhas. Mas eu prometo que o visual do mirante já vale a pena!
Sueste
O Sueste está no roteiro de praias da IlhaTur e é bem famosa na ilha.
Por ficar em uma baía, o Sueste tem águas sempre calmas e translúcidas, e já foram ideais para mergulhar: o local tem corais, peixes, tubarões, tartarugas, polvos, lagostas e mais.
Mas vou contar pra vocês porque eu falei que “já foram ideias para mergulhar” – no passado mesmo.
Em 2021 rolou um ataque de tubarão-tigre bem na beira da praia do Sueste. O ataque aconteceu com uma menina de 8 anos, que brincava na praia com seu pai. Em um momento de distração, o tubarão atacou a menina, que acabou perdendo a perna. Muuuuito triste, né?
Bom, em Noronha é comum encontrar tubarões na praia, mas da espécie tubarão-lixa, que é inofensivo. No entanto, no Sueste foi encontrado o tubarão-tigre, que se alimenta de várias presas, incluindo animais de grande porte, como tartarugas, golfinhos… E aí é fácil pra ele confundir o ser humano com uma presa.
Quando estive lá, vi um grupo que estava mergulhando. Mas nosso guia recomendou que a gente não entrasse na água – e óbvio que a gente não entraria mesmo. Prefiro não arriscar, tem tanto lugar incrível pra mergulhar em Noronha…
Inclusive, tinha um baby shark bem na areia da praia. Acho que na foto dá pra ver.
Enfim, se eu tivesse só 2 dias em Noronha, por exemplo, e fosse escolher as principais praias pra visitar, não iria até o Sueste. Eu, Nathana, não iria. Mas você pode encontrar outras pessoas falando que tem que ir! Aí é com você. Deixei o Sueste aqui na lista e contei a história pra você poder decidir por si mesmo!
Praia do Cachorro
A Praia do Cachorro está localizado na região central de Fernando de Noronha, pertinho da Vila dos Remédios.
Com fácil acesso e infraestrutura completa com bar, restaurante e chuveiro de água doce, essa é uma das praias mais procuradas pelos turistas que querem tomar um banho de mar e aproveitar um dia de sol em Noronha.
A Praia do Cachorro foi a minha preferida para ficar na água (eu amo!). As águas são bem claras e a paisagem ao redor é linda. Visitei a praia em dois momentos diferentes: no primeiro dia estava uma piscininha, enquanto no segundo as águas estavam mais agitadas.
Pra quem gosta de tirar foto, tem que fazer a trilha pelas pedras da Praia do Cachorro até o Buraco do Galego, uma piscina natural pequena e instagramável.
O guia que fez um passeio com a gente falou que o Buraco do Galego deveria chamar Buraco da Bruna, brincando com o fato do local ter se popularizado muito depois que a Bruna Marquezine postou uma foto por lá.
💡 #FicaDica: pra tirar foto no Buraco do Galego, vá bem cedo. A partir das 8:30, 9 da manhã você já encontra filas e as vezes rola até um barraco, viu? A galera faz tudo pela selfie bonita no Instagram!
Praia do Meio
Entre a Praia do Cachorro e a Praia da Conceição está a Praia do Meio, praia bem bonita e tranquila. Não tem tanta estrutura na areia quanto suas vizinhas, então é mais vazia. Pra quem gosta de mergulhar com snorkel também é uma boa opção.
Por lá você encontra o famoso Bar do Meio, que o barqueiro apelidou carinhosamente de “Bar do Euro”, insinuando que é um bar muito caro (e é mesmo!).
Praia da Conceição
A Praia da Conceição também fica bem perto do centrinho de Noronha e também é uma ótima opção para o banho de mar.
As águas são transparentes e calmas, e você pode alugar um guarda-sol e cadeiras pela bagatela de R$120,00 ou estender sua canga em alguma sombra e aproveitar o dia por lá.
Fui um dia bem cedinho pra Praia da Conceição e estava praticamente deserta, só eu e minha amiga. O mar inteiro só pra mim – o que me causou até um ~medinho~ de encontrar um tubarão. Porém, o rapaz que estava montando os guarda-sóis falou que os tubarões costumam ir até a beira da praia só no fim de tarde, pra se alimentar das sardinhas que aparecem por lá. De qualquer maneira, os tubarões-lixa são inofensivos, né… Mas sei lá, prefiro não arriscar.
Falam que o pôr do sol de lá é lindo!
Cacimba do Padre
A Cacimba do Padre a melhor pedida para quem gosta de surfar, me lembrou bastante as praias da Costa Rica.
As ondas são agitadas e o acesso é fácil, a apenas 4 quilômetros da Vila dos Remédios.
A Cacimba é a praia mais próxima do Morro Dois Irmãos, um dos mais famosos cartões-postais de Noronha. Outro ponto positivo é que há algumas barraquinhas, onde é possível comer e beber sem sair da areia.
Foi uma das minhas paisagens preferidas em Noronha. Acesso fácil e vistas lindas, especialmente se você subir no mirante que tem no local. 5 minutos caminhando pelas pedras e você vai ter uma vista muito legal do Morro Dois Irmãos, da Baía dos Porcos e da Cacimba do Padre.
O pôr do sol por lá é bem bonito também. Tive sorte de testemunhar o sol se pondo em uma ponta da praia e a lua nascendo na outra.
Praia do Porto
Essa é a praia ideal para quem gosta de contar com uma boa infraestrutura. Há diversas barracas, que oferecem toda a comodidade ao visitante. Mas está longe de ser a praia mais bonita de Noronha.
Porém, o grande atrativo do local fica embaixo das águas. Há uma embarcação naufragada, que serve de abrigo para diversos animais marinhos. Ou seja: é um local imperdível para mergulhar e descobrir o fundo do mar.
Nós fizemos snorkeling na Praia do Porto no dia que do passeio da IlhaTur e vimos muitas tartarugas no local. Foi bem legal!
Lá você pode optar por fazer o mergulho com cilindro também, mas eu, sinceramente, não vi muita vantagem no mergulho do cilindro e fiz só o snorkeling mesmo.
Praia do Atalaia
Além de ser uma praia, o local também é um deslumbrante aquário natural, com águas transparentes e rasinhas.
O Atalaia tem uma incrível biodiversidade, com corais, tartarugas e peixes. Para chegar, é preciso fazer uma trilha que dura, aproximadamente, trinta minutos.
Só são permitidos pequenos grupos por vez, então é preciso agendar a visita com antecedência.
💡 Dica: assim que chegar em Fernando de Noronha, vá até o ICMbio para agendar as trilhas que quer fazer, tá? São eles que decidem o horário, não dá pra escolher. E na alta temporada, você pode acabar ficando sem horário se não agendar com antecedência.
O que fazer em Fernando de Noronha: pontos turísticos
Fernando de Noronha tem muitas atrações turísticas, e provavelmente você não irá querer parar durante muito tempo. Descubra os pontos turísticos imperdíveis do lugar:
Centro histórico
Vila dos Remédios é o centro comercial e cultural da ilha.
É por lá que você encontrará a maior parte dos restaurantes, bares, lojinhas de artesanato e muito mais. O centro administrativo da ilha fica na Vila. Estamos falando do Palácio São Miguel, construído em 1948.
Forte de Nossa Senhora dos Remédios
Pertinho do centro histórico, o Forte é um ponto imperdível para quem visita Fernando de Noronha.
Para chegar ao local, é preciso enfrentar uma subida um pouco íngreme. Mas o esforço vale a pena. A vista permite apreciar o mar, as praias próximas e a Vila dos Remédios.
Mirante da Ponta das Caracas
Este é o ponto da ilha que mais avança para o oceano.
É perfeito para se deslumbrar com a natureza e para admirar a força das ondas. O local tem diversas piscinas naturais em meio às pedras e é considerado um excelente ponto para quem quer ver de perto as aves marinhas.
Enseada dos Tubarões
Como o nome indica, por aqui você poderá ver não um, mas muitos tubarões bem de perto.
Acontece que a Enseada é um dos locais preferidos para o acasalamento desses incríveis animais marinhos.
As águas claras permitem que seja possível fazer a observação do alto, em total segurança. Durante os meses de julho e agosto é quando acontece a maior movimentação de tubarões no local.
Eu vi uns 4 tubarões no dia que estive lá, mas o guia mostrou um vídeo de uns dias antes e tinha mais de 30 tubarões. Surreal!
Projeto TAMAR
Outra atração para quem adora a vida marinha é o centro de visitantes do projeto TAMAR.
O local é feito para estudar e preservar as tartarugas marinhas da ilha. Por lá, é possível contar com painéis explicativos, réplicas das espécies de tartarugas marinhas que habitam o Brasil; silhuetas, exposições e muito mais.
Além disso, é possível fazer visitas guiadas para ver a desova e o nascimento de novas tartaruguinhas.
Eu não fiz esse passeio, mas deixei aqui na lista pra quem possa interessar!
Forte do Boldró
O Forte do Boldró é um lugar excelente pra terminar o dia em Noronha.
De lá você terá uma vista privilegiada da ilha, especialmente no horário do pôr do sol. A paisagem é deslumbrante.
O local fica junto ao Forte São Pedro do Boldró, que só tem ruínas atualmente. De lá você também consegue avistar a Capela de São Pedro dos Pescadores, a igreja preferida dos famosos que casam em Noronha.
Ah, no local ainda tem um barzinho e rola alguns shows por lá!
Onde comer em Fernando de Noronha: restaurantes
Há muitos restaurantes pela ilha, onde você poderá saborear a culinária regional ou se deliciar com pratos de padrão internacional.
Ah, quando eu lembro, eu gosto tirar foto dos cardápios. Vou compartilhar alguns aqui pra vocês terem uma ideia melhor dos valores.
Bora descobrir os melhores restaurantes de Noronha.
Pousada Maravilha
O restaurante da Pousada Maravilha foi um dos meus restaurantes preferidos em Noronha.
Além do lugar ser lindo, o atendimento é excelente e a comida é muito boa. Os preços não são tão amigáveis, mas a experiência faz valer a pena.
Cacimba Bistrô
O local tem uma decoração rústica e aconchegante, que combina muito bem com o clima da ilha.
Os pratos, feitos pelo chef Auricélio Romão, são feitos com ingredientes frescos da região. Há excelentes opções de peixes, massas e carnes.
Xica da Silva
Este é um dos mais famosos restaurantes de Noronha.
O cardápio é enorme e o que não faltam são opções para todos os gostos. Mas o ponto forte são os peixes e frutos do mar.
As porções são bastante generosas, com uma apresentação impecável. O local também conta com uma boa carta de vinhos e maravilhosas sobremesas.
Uma curiosidade sobre mim: eu sou muito indecisa pra escolher meu prato. Por isso, acabo sempre escolhendo o pior. Meus amigos foram na sugestão do chef e amaram. Eu pedi um ceviche que estava gostoso, mas era mini. Foi triste, mas a culpa foi minha.
O Mergulhão Noronha, Manaka Sushi e Noronha All Natural não entraram no meu roteiro, mas ouvi várias pessoas falando sobre eles. Então podem ser boas opções também. Se liga!
Mergulhão Noronha
Com uma das mais belas vistas do local, o Mergulhão fica na Praia do Porto, com vista para o Forte e para a Vila dos Remédios.
A especialidade são os frutos do mar, muitos deles com molhos de frutas. Além disso, há opções veganas e cardápio infantil para agradar a todos.
Manaka Sushi
O foco do local são pratos da culinária japonesa, com excelente qualidade e ingredientes super frescos.
Você encontrará opções como: sushi, sashimi, temaki e muito mais. uma dica é escolher os pratos que tem “peixe da ilha”.
Noronha All Natural
Gastronomia saudável, com pratos veganos, sem glúten ou sem lactose.
Mas também há pratos inusitados, como hambúrguer de camarão ou de lagosta. Ambos são feitos com pimenta rosa e farinha de coco.
Para beber, peça os smoothies tropicais, de frutas como coco, abacaxi ou chia
O que fazer em Fernando de Noronha à noite: bares
Outro ponto forte da ilha são os bares, para animar a vida noturna.
Descubra onde animar ainda mais a estadia em Fernando de Noronha:
Bar do Meio
Localizado na Praia do Meio, com vista para o mar, é um dos mais procurados bares de Noronha. O clima é familiar e há opções para todas as idades.
Os pratos são deliciosos, com o que há de melhor na culinária contemporânea. Já os drinks são coloridos e tropicais, perfeitos para o clima da viagem. Mas já prepara o bolso que um Gin Tônica custa R$50,00 e uma Corona R$24,00. Pois é.
Bar do Cachorro
É uma das mais tradicionais baladas de Noronha.
Há shows ao vivo durante todos os dias da semana, e os ritmos mais tocados são: MPB, samba, forró e maracatu.
No cardápio, você encontra frutos do mar, saladas, carnes e peixes. Tudo isso com uma bela vista para a Praia do Cachorro.
Mas eu recomendo ir lá só pro forró mesmo. Achei a comida cara e não tão boa, sabe? Em relação aos preços, uma porção de camarão custava R$100,00, enquanto uma Amstel de lata custava R$12,00.
Fernão El Loco
A proposta do local é criar um ambiente surrealista, com excelentes pratos da culinária espanhola.
A carta de drinks é incrível e a decoração é temática, para render fotos inesquecíveis. Dizem que o atendimento é excelente e não falta variedade para comer e beber muito bem.
Eu não fui no Fernão El Loco, mas também coloquei na lista pra você ter uma ideia melhor dos bares em Noronha.
Meu roteiro em Fernando de Noronha
Agora que já passei pelos principais pontos turísticos da ilha de Fernando de Noronha, vou detalhar pra vocês como foi o meu roteiro de 5 dias por lá.
É o melhor roteiro por Fernando de Noronha? Provavelmente não, mas foi o que eu consegui encaixar nos dias que estive por lá e gostei muito.
Dia 1: chegada em Fernando de Noronha
Peguei o avião às 06:40 em Congonhas, São Paulo, e desembarquei às 10:40 da manhã em Recife. De lá, peguei outro vôo pra Fernando de Noronha. Com o tempo de espera e o fuso de 1 hora a mais que o horário de Brasília, cheguei em Noronha por volta das 16:00.
Fomos para o hotel com o transfer incluso no hotel e, até arrumar as coisas, decidimos ir direto encontrar uns amigos no Bar do Cachorro. O forró começou às 21:00 e o bar começou a ficar bem cheio. Fomos embora às 23:00 porque estávamos exautos e íamos fazer o Ilha Tour no dia seguinte.
Dia 2: Ilha Tour
Nesse dia fizemos o Ilha Tour logo cedo, saindo às 8:30 do hotel. O Jullyus, do Island Tour Noronha, passou pra pegar a gente no hotel e de lá nos levou para alugar os equipamentos de mergulho. O kit com nadadeira, óculos e colete custava R$50,00.
De lá, nossa primeira parada foi o Mirante do Sancho, com uma vista maravilhosa para a Baía do Sancho, Baía dos Porcos e Mirante Dois Irmãos. Surreal de lindo!
Aproveitamos pra dar um mergulho na praia do Sancho e vimos muitos peixes coloridos. A água é muito transparente.
Saindo de lá, a próxima parada foi o Mirante da Praia do Leão e, na sequência, o Sueste. Ambos foram passeios contemplativos, não entramos no mar.
Depois, fomos pra Cacimba do Padre e pro Mirante da Baía dos Porcos. O local rende fotos muito bonitas.
Fizemos uma pausa pro almoço (em um restaurante que não amei, então nem vou comentar aqui) e depois fomos pro outro lado da ilha fazer o mergulho de snorkel na Praia do Porto.
Mergulhamos por cerca de uma hora e vimos muitas tartarugas, peixes e o famoso navio naufragado da Praia do Porto. Gostei bastante da experiência. Até uma amiga que não sabia nadar foi e deu tudo certo.
Depois do mergulho fomos até a Ponta das Caracas, Ponta da Air France, Capela de São Pedro dos Pescadores, Enseada dos Tubarões, Museu do Tubarão e finalizamos o dia no Forte do Boldró, com direito a um pôr do sol lindo.
Era véspera do aniversário de um amigo e fomos jantar no Xica da Silva pra comemorar. Depois do jantar fomos até o Bar Duda Rei na Praia da Conceição. Falaram que estava rolando um lual por lá. E estava, mas ninguém nos avisou que custava R$800,00 pra entrar. Aí não, né?
➡️ Sobre o Ilha Tour: o Ilha Tour é um passeio indicado pra quem tem poucos dias na ilha e precisa otimizar o tempo pra conhecer várias praias no mesmo dia. Se você tem mais de 5 dias em Noronha, pode pular esse passeio. Nesse caso, a sugestão é alugar um buggy durante o período que estiver em Noronha e visitar as praias no seu tempo.
Dia 3: Passeio de barco
No terceiro dia acordamos bem cedo pra fazer o passeio de barco e ver golfinhos. Preferimos pegar um barco particular para 6 pessoas e valeu muito a pena. Custou só um pouco a mais do que custaria o barco grande e a experiência foi bem mais legal.
O barco passa pela Pedra do Leão, pelo Morro do Pico, Morro Dois Irmãos e pela Ponta da Sapata. No final, o barqueiro para pra gente mergulhar e faz um churrasco de peixe bem delícia.
Durante o passeio vários golfinhos foram acompanhando o barco. Emocionante!
E na hora do mergulho, vimos até tubarão, que estava bem tranquilinho embaixo do barco.
O barqueiro nos levou de volta pro porto por volta das 13:00 e de lá fomos pra Praia do Cachorro tomar um banho de mar.
Escolhemos ver o pôr do sol no Bar do Meio. O bar estava bem cheio e tivemos que esperar um pouco na fila. Foi uma noite muito divertida, teve banda e a música estava muito boa. Caro, mas bem legal!
Como em Fernando de Noronha o dia e a noite tem que render muito, ainda fomos jantar no Cacimba Restaurante, na Vila dos Remédios. O restaurante é muito bonito e a comida bem gostosa também. Do nosso lado tinha uma mesa cheia de global.
Dia 4: Praias
Esse já era nosso penúltimo dia em Fernando de Noronha e tive que trabalhar na parte da manhã, com muito sufoco porque a internet é beeem ruim.
Depois saímos pra almoçar na Pousada Maravilha e super recomendo que você também vá almoçar lá um dia. A paisagem ao redor do local é muito bonita e a comida e o atendimento são excelentes. Achei caro igual outros lugares da Ilha que não tinham um serviço tão bom. Então valeu muito a pena.
À tarde fomos de novo pra Baía do Sancho e Cacimba do Padre, ficando lá até o pôr do sol. Como era noite de lua cheia, fomos para o Festival da Lua Cheia que acontece no Museu do Tubarão. Bem animado!
Dia 5: volta pra São Paulo
Já era dia de voltar pra São Paulo e acordamos bem cedo pra aproveitar a manhã na Praia da Conceição. A praia estava super vazia.
E depois foi se despedir de Noronha e agradecer pela viagem maravilhosa que tivemos!
Quanto custa viajar para Fernando de Noronha
Agora vamos falar de preços? Afinal, viajar para Fernando de Noronha é caro?
Bom, Fernando de Noronha é, sem dúvida, um destino paradisíaco que faz parte dos sonhos de muitas pessoas. No entanto, os valores da ilha são um pouco mais altos do que a maior parte dos destinos com praia.
Antes de mais nada, é preciso considerar que a maior parte dos produtos precisam ser transportados de barco. Isso costuma deixar os preços de combustível, restaurantes, produtos de higiene, entre outros, um pouco mais elevados.
Apesar de achar tudo bem caro, pensa que pra chegar um produto na ilha, são 3 dias de barco saindo de Recife!
Taxas e ingressos
Além das despesas esperadas, como hospedagem, alimentação e transporte, é preciso pagar a taxa de preservação ambiental. Atualmente, este valor é de R$87,71 por dia de permanência na ilha. Pra ficar 4 dias na ilha, por exemplo, você precisa desembolsar R$350,84, enquanto quem fica 15 dias paga R$1.448,98.
O Parque Nacional Marinho, onde ficam algumas das melhores praias e trilhas, cobra o valor de R$179,00 para brasileiros. O ingresso é válido por dez dias e permite o acesso a todas as áreas.
Ainda assim, a viagem vale muito a pena.
Hospedagem
De hospedagem, espere gastar em torno de R$300,00 a diária por pessoa em um hotel ok, cerca de R$600,00 para um casal. Pousadas mais luxuosas chegam a cobrar R$3.000,00 a diária.
Alimentação
Falando sobre alimentação: se você quer comer bem, a média de gastos de alimentação por dia deve ficar em torno de R$300,00, R$400,00. Um prato pra uma pessoa no Cacimba Restaurante, por exemplo, custa cerca de R$140,00.
Bebidas
Pra bebida alcoólica, uma Corona custa entre R$20,00 e R$24,00 nos bares e restaurantes de Noronha. Uma caipirinha custa cerca de R$40,00 e um drink mais elaborado chega a custas R$55,00. Caro, né?
Transporte
Em Fernando de Noronha você tem algumas opções de transporte: alugar um buggy, carro, bike elétrica, andar de táxi ou de ônibus.
O aluguel de buggy custa cerca de R$400,00 por dia, enquanto uma bike elétrica custa cerca de R$150,00. Pra alugar um carro você vai desembolsar cerca de R$550,00 em uma Pajero TR4. Mas, sinceramente, não acho que vale a pena alugar carro em Noronha. O buggy é uma ótima opção pra ter bastante contato com a natureza durante sua viagem.
Pra quem não dirige (assim como eu), a opção é andar de táxi ou de ônibus. A passagem de ônibus custa R$5,00, enquanto uma corrida de táxi custa na média de R$35,00. A corrida mais barata que paguei foi R$25,00 e a mais cara foi R$45,00.
Se eu voltasse pra ilha com alguém que dirige, provavelmente alugaria um buggy. Muito mais liberdade!
Passeios
Você vai ter diversas opções de passeios em Noronha – e a média de preços costuma ser a mesma entre as agências.
Nós fizemos os passeios com a @islandtournoronha e foi bom demais, o guia Jullyus é super divertido e levou a gente pra lugares lindos. Super recomendo!
Agora sobre os principais passeios:
Ilha Tour: passeio obrigatório pra quem vai pra Noronha pela primeira vez. Dá pra conhecer as principais praias da ilha em um dia e dura aproximadamente 8 horas.
Custa em média R$350,00 por pessoa.
Passeio de barco: oportunidade de ver golfinhos rotadores acompanharem o barco e mergulhar com tubarões – com direito a churrasquinho de peixe no barco.
Dura umas 3 horas e custa R$450,00 por pessoa em um barco privativo que leva até 6.
Mergulho de batismo: eu não fiz o mergulho com cilindro porque achamos que não valia a pena, já que nosso guia do Ilha Tour levou a gente pra fazer snorkel no mesmo lugar sem cobrar a mais por isso.
Mas vou deixar os preços aqui: pra quem quer fazer o mergulho de cilindro embarcado, espere gastar algo em torno de R$900,00.
Outros passeios famosos na ilha são o Entardecer e a Canoa Havaiana, além das trilhas que devem ser agendadas no ICMBio.
Noronha é um verdadeiro paraíso, com uma beleza incomparável. Uma boa dica é fazer um bom planejamento financeiro para desfrutar esse passeio incrível.
Quantos dias ficar em Fernando de Noronha
Nem sempre é fácil decidir a duração ideal para estadia. Afinal, isso vai depender dos seus objetivos e da sua programação.
Para desfrutar das paisagens paradisíacas com um pouco mais de calma, a dica é se programar para ficar durante, mais ou menos, cinco dias – foi o que eu fiz. Fiquei em Noronha de sexta a terça e achei um tempo excelente. Lembrando que a cada dia mais na ilha você paga por isso, né?
Quem quer apenas conhecer as principais atrações da ilha costuma permanecer por, aproximadamente, três dias. Alguns amigos que viajaram comigo ficaram de sexta a domingo e conseguiram fazer os principais passeios. Mas acho que ainda fica um gostinho de quero mais, sabe?
Como chegar em Fernando de Noronha
Há dois caminhos para chegar na ilha: de barco ou avião. A rota mais utilizada, pela rapidez e pela comodidade, é a via aérea.
É possível encontrar voos saindo de duas cidades diferentes. A primeira delas é Natal, capital do Rio Grande do Norte. Outra opção é o aeroporto de Recife, capital de Pernambuco.
Em ambos os casos, o trajeto dura pouco mais de uma hora. As duas companhias aéreas que fazem o transporte de passageiros para a ilha são a Azul e a Gol.
💡 Importante: atualmente, só a Azul está operando voôs pra Noronha por conta de uma reforma que está rolando no aeroporto de lá e, por isso, só está recebendo um tipo de avião, um menorzinho.
A quantidade de voos diários é limitada, então vale a pena fazer a reserva com antecedência.
Pra economizar com a passagem aérea, assim como eu economizei, a dica é aprender sobre milhas. Paguei R$600,00 em um vôo que costuma custar R$2.500,00.
O que saber antes de viajar para Fernando de Noronha
Separei algumas dicas pra você que vai pra Fernando de Noronha pela primeira vez.
- Na hora de selecionar o assento do avião, escolha o lado esquerdo na ida – pra garantir uma vista incrível do Morro dos Dois Irmãos logo na chegada. Para a volta, escolha o lado direito.
- Antes de viajar pra Noronha, já pague a Taxa de Preservação Ambiental pela internet para evitar as filas no aeroporto. Eu recomendo que você tire um print da confirmação do pagamento, mas eles conseguem localizar sua TPA pelo CPF também.
- Você pode comprar seu ingresso para o Parque Nacional Marinho também pela internet antes de chegar em Noronha. Depois, no passeio, você pode trocar seu QR Code por uma carteirinha que pode levar de lembrança pra casa. O ingresso tem validade de 10 dias.
- Se você quer fazer as trilhas em Noronha, vá até o ICMBio logo no primeiro dia para agenda-las, já que o número de vagas é limitado para cada atrativo.
- A internet em Noronha é muito ruim, mesmo. Tanto o 4G quanto o Wi-fi são bem sofridos na ilha. Ou seja, dificilmente você vai conseguir fazer home office em Noronha se depender de internet.
- Eu achei a vida noturna de Noronha muito agitada. Tem vários barzinhos que ficam abertos até às 4:00 da manhã. Como os nativos falam, estar em Noronha é caro demais pra perder tempo dormindo. Então a galera aproveita o dia e a noite com a mesma intensidade!
- Não pode tomar bebida alcoólica nas praias do Parque Nacional Marinho, só nas praias mais centrais.
- Não esqueça de colocar o protetor solar e o repelente na sua mala de Noronha, ok? Se tiver óculos de mergulho, pode levar também. Se não tiver, dá pra alugar lá na ilha.
- A ilha de Fernando de Noronha possui 1 hora a mais que Brasília (exceto se houver horário de verão).
Vale a pena conhecer Fernando de Noronha?
Olha, Fernando de Noronha é um destino incomparável. Você estará cercado por belezas naturais como praias paradisíacas, muito verde e paisagens e tirar o fôlego.
Além disso, há a incrível biodiversidade do local. É possível ver de perto corais, tartarugas, golfinhos, muitas espécies de peixes e até mesmo tubarões bem de perto. No ar, as aves migratórias enchem o céu com as mais belas cores.
Quem gosta de estar cercado pela vida selvagem e quer um destino inesquecível, sem dúvida não vai se arrepender de visitar Noronha!
Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do Descobri por aí, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Descobri por aí sempre atualizado!
Gostou de descobrir o que fazer em Fernando de Noronha? Esse artigo foi útil pra você? Segue a gente no Instagram @descobriporai.com.br pra não perder nenhuma viagem!