Há muito o que fazer em Florianópolis: natureza deslumbrante, muitas praias, arquitetura colonial e gastronomia inigualável.
A capital catarinense é um dos mais belos destinos na região sul do Brasil. Você descobrirá que a cidade oferece diversas atrações para pessoas das mais variadas idades e perfis.
Se você sempre quis conhecer este belíssimo destino, fique ligado. Estive na capital de Santa Catarina em dezembro de 2021 e trouxe um roteiro completo, pra você descobrir e ficar por dentro de todas as melhores atrações desse local incrível.
Bora descobrir?
- Onde fica Florianópolis
- Clima em Florianópolis
- Melhor época para visitar Florianópolis
- O que fazer em Florianópolis: pontos turísticos
- O que fazer em Florianópolis: melhores praias
- O que fazer em Florianópolis: pôr do sol em Florianópolis
- O que fazer em Florianópolis à noite: bares e baladas
- Onde comer em Florianópolis: restaurantes
- O que fazer em Florianópolis com chuva
- Onde ficar em Florianópolis: hotéis e pousadas
- Como se locomover em Florianópolis
- Vale a pena conhecer Florianópolis?
Onde fica Florianópolis
Florianópolis, capital de Santa Catarina, é uma das mais belas cidades do sul do Brasil. Esse incrível destino fica no litoral, então há muitas praias. São mais de 40 no total.
Nem é preciso dizer que a natureza por lá é exuberante e de tirar o fôlego. A “Ilha da Magia”, apelido carinhoso de Floripa, tem duas partes: uma no continente e outra insular.
Santa Catarina é um dos três estados brasileiros cuja capital é uma ilha. Os outros são o Maranhão, no nordeste, e o Espírito Santo, na região sudeste.
Com tantas belezas naturais, não é de estranhar que Florianópolis seja um destino bastante procurado por turistas de todos os lugares.
Floripa tem uma excelente infraestrutura e está pronta para receber visitantes das mais variadas origens, idades e perfis.
Clima em Florianópolis
Como muitas cidades localizadas na parte sul do Brasil, o clima em Florianópolis é subtropical úmido. Isso significa que há uma boa variação de temperatura ao longo do ano.
O verão acontece do início para o final do ano, entre os meses de dezembro e março. Os dias são quentes e a temperatura pode chegar perto dos quarenta graus.
Há bastante ocorrência de chuvas no fim da tarde. A estação seguinte, o outono, vai até o mês de junho e tem temperaturas mais amenas. É comum ocorrer o veranico, período de calor fora de época.
O inverno ocorre entre os meses de junho e setembro. Nesta época costuma chover menos e a temperatura costuma variar entre dez e vinte graus.
Nas regiões mais elevadas não é rara a ocorrência de geadas. Já durante a primavera, que começa em meados de setembro, as temperaturas voltam a subir.
A estação é ideal para quem gosta de fazer passeios ao ar livre, já que é uma época com clima ameno e menor ocorrência de chuvas.
Eu estive em Floripa no final de novembro, começo de dezembro, e aproveitei 2 dias de sol e 2 dias de chuva. Ou seja, varia muito.
Melhor época para visitar Florianópolis
A alta temporada acontece no verão. Além de ser a melhor época para conhecer as praias, é também a época de festas como natal, ano novo e carnaval, que movimentam o turismo na cidade.
Se o seu plano é curtir a Ilha da Magia neste período, vá com paciência, já que a maior parte das atrações ficam lotadas.
Quem busca meses com menos agito deve preferir viajar durante o outono ou nos meses de primavera.
A temperatura fica agradável, é possível aproveitar as belezas naturais da cidade e os lugares não costumam ser muito concorridos.
A baixa temporada acontece no inverno. Dificilmente será possível aproveitar as praias nesta estação, já que as temperaturas não costumam chegar a mais de 20 graus.
Esta época, entretanto, atrai muitos surfistas para a cidade, já que é também o período em que os mares catarinenses ficam mais agitados, com ondas incríveis.
O que fazer em Florianópolis: pontos turísticos
Apesar de Floripa ser super conhecida pelas praias, a cidade também oferece alguns outros pontos turísticos bem interessantes. Descubra alguns deles!
Lagoa da Conceição
Um ponto turístico imperdível em Florianópolis é a Lagoa da Conceição, a maior da cidade. Por lá é possível tomar um drink, fazer piqueniques, praticar atividades ao ar livre, se divertir na água e muito mais. Você descobrirá também um mirante que dá vista para as dunas, oceano, mata atlântica e para a lagoa. O cenário ideal para um por do sol inesquecível.
E você também pode aproveitar para fazer um passeio de stand up paddle ou caiaque pela lagoa. Eu estava com meu namorado e optamos pelo caiaque. Foi bem divertido (e cansativo!).
Pegamos um uber do Campeche até a Lagoa e lá na hora escolhemos uma loja que oferecia o caiaque. Pagamos cerca de R$ 60,00 por 1 hora.
Se você tiver fôlego, pode fazer o trajeto pelo Canal da Barra da Lagoa. São 6 km no total (3 km ida + 3 km volta) e dura cerca de 4 horas. Nós optamos por ficar só ali pela Lagoa mesmo e só fomos até uma parte do canal.
Centro Histórico
Se você gosta de cultura, pode incluir o Centro Histórico no seu roteiro. Você encontrará prédios com arquitetura colonial, praças, museus e monumentos.
Também há muitas lojinhas, bares, restaurantes e cafés por lá.
Não deixe de visitar a Praça XV de Novembro, bastante arborizada e movimentada. Também vale a pena dar um pulo no Museu Histórico de Santa Catarina para conhecer de perto a história da região. A Catedral Metropolitana também fica no Centro Histórico, ela foi construída no início do século 20 e é tombada pelo IPHAN.
Ponte Hercílio Luz
Esta é a mais antiga ponte da cidade. E tem a fama de ser também a mais bonita. Com mais de 800 metros, é a maior ponte pênsil do Brasil.
Não é por acaso que a Ponte Hercílio Luz é um cartão-postal da cidade. Durante a noite, o local tem uma iluminação toda especial e a vista fica deslumbrante.
Durante o dia, entretanto, é possível apreciar uma das mais belas vistas da cidade. Ao fim da ponte você encontrará o Parque da Luz, uma área verde super agradável, imperdível para quem gosta de estar em contato com a natureza.
Morro Santa Cruz
Com uma altitude de mais de 280 metros, este é um dos pontos mais altos da Ilha da Magia.
No topo, você descobrirá um mirante que oferece uma vista de tirar o fôlego. Além de ver o centro de Floripa, também é possível apreciar a região continental e as baías sul e norte da cidade.
O acesso ao topo é asfaltado, então é possível fazer a subida a pé ou de bicicleta, desde que a pessoa tenha o preparo físico para isso. Outra opção é ir de carro ou de ônibus. Há uma linha urbana que vai até o local.
O que fazer em Florianópolis: melhores praias
Conforme falei anteriormente, a cidade tem mais de 40 praias, então o que não falta são opções para quem quer aproveitar o mar de perto. Descubra as melhores praias de Floripa!
Melhores praias no norte de Floripa
Jurerê
Águas calmas, areias brancas e uma excelente infraestrutura que vai de quiosques a sofisticados beach clubs.
Apesar de a faixa de areia ser uma só, existe a divisão entre Jurerê, mais tradicional, e Jurerê Internacional, mais nova e mais badalada.
Se esse for o seu destino em Floripa, pode preparar o bolso!
Praia Brava
Com uma larga faixa de areia e águas cristalinas, esta é uma parada obrigatória para os praticantes de surf e bodyboarding. A vista é deslumbrante e esta praia é muito frequentada pelo público mais jovem. Há muitos quiosques e bares com música e bebida para garantir a animação.
Melhores praias no sul de Floripa
Campeche
O Campeche com certeza é a minha praia preferida de Floripa – e o melhor lugar pra se hospedar se você quer fugir do agito das praias do Sul.
A região da Praia do Campeche também é famosa pela Ilha do Campeche, que está localizada a cerca de 1,5km da praia. Você pode fazer um passeio de barco ou escuna pra ilha, que sai da Praia da Armação, Barra da Lagoa ou da própria Praia do Campeche.
Como eu não tinha tantos dias em Floripa, acabei não indo pra ilha, já que li alguns relatos de que não valia tanto a pena assim.
Joaquina
Esta belíssima praia, que fica na parte leste da cidade, tem águas transparentes e mar agitado. A altura das ondas faz com que ela seja perfeita para os surfistas. O contato com o mar aberto faz com que a temperatura do mar seja bem gelada.
A praia também é famosa pelas Dunas da Joaquina, ótimo lugar pra apreciar o pôr do sol.
Lagoinha
Como o nome indica, tem águas tranquilas e é perfeita para o banho.
Há uma comunidade de pescadores perto e por lá é possível contar com muitos quiosques que oferecem comidas, bebidas e barracas de sol. Uma ótima pedida para passar o dia com todo o conforto.
Praia Mole
Super frequentada pelos jovens, na entrada da praia você já se depara com a cervejaria Layback (ótima pedida pra assistir o pôr do sol!).
A praia é bem extensa e bonita. É uma praia de tombo e cheia de ondas – espere encontrar muitos surfistas no mar.
Praia da Galheta
É praia de nudismo que você quer, @?
A Praia da Galheta, vizinha da Praia Mole, é uma praia de nudismo opcional. Pra chegar no local, você precisa fazer uma trilha de aproximadamente 15 minutos, saindo da Praia Mole.
Ela é mais vazia e do alto da trilha você tem uma vista maravilhosa das duas praias. Por lá é possível encontrar tanto pessoas adeptas do nudismo, quanto pessoas vestidas. Fica a seu critério!
O que fazer em Florianópolis: pôr do sol em Florianópolis
Quem não se encanta com um belíssimo pôr do sol? descubra os melhores locais para apreciar este espetáculo de cores durante sua viagem!
Ribeirão da Ilha
Este charmoso bairro tem arquitetura colonial, com ruas pequenas e excelentes opções de bares e restaurantes. A praia do Ribeirão da Ilha, com mar tranquilo e natureza bem preservada, é uma excelente pedida para ver o sol se pôr no mar em um cenário para lá de bucólico.
Você pode chegar a tempo do pôr do sol e emendar um jantar no Ostradamus (continua lendo aqui pra saber mais desse restaurante!).
Santo Antônio de Lisboa
Este é um dos mais antigos distritos da cidade, com muito da arquitetura histórica preservada. Além disso, o local oferece uma linda vista panorâmica para o centro de Floripa. Basta caminhar pela orla ou escolher um dos muitos restaurantes e quiosques com vista privilegiada para aproveitar todas as cores do pôr do sol.
O que fazer em Florianópolis à noite: bares e baladas
Você é do tipo que não dispensa a boemia e a vida noturna? Descubra as melhores dicas para curtir a noite em Floripa.
Conca Club
Ideal para quem gosta de música eletrônica e muita animação. Por lá há camarotes, área externa e pista de dança. O público é bastante diversificado e há DJs, além de apresentações ao vivo de artistas nacionais e internacionais. O cardápio oferece muitas opções de drinks e petiscos para quem quer dançar até o sol nascer.
John Bull
Ideal para quem gosta de curtir rock, esta casa fica na Lagoa da Conceição, com vista para as águas. O local tem uma agenda incrível, com diversas apresentações de música ao vivo. A decoração é temática e o cardápio é bem completo, com muitas opções de bebidas e petiscos.
BarDeRaiz
O clima é de boteco, com muita animação. Por lá você descobrirá os ritmos latinos, como forró, samba e música caribenha. Também há noites dedicadas ao Hip Hop. A vista é privilegiada, de frente para as dunas da praia da Joaquina. O cardápio é dedicado à culinária brasileira, com sabores tradicionais.
Onde comer em Florianópolis: restaurantes
O que não falta são opções para comer muito bem. Descubra as melhores dicas para agradar o paladar durante sua estadia.
La Brasaria Boutique de Carnes y Parrila
Vibe Poke Campeche
Barracuda
Ostradamus
Uma das especialidades da gastronomia catarinense são os frutos do mar. Se você quer descobrir de perto todos os sabores tradicionais do local, não deixe de ir neste restaurante. O ambiente é sofisticado e agradável e o atendimento é impecável. A especialidade, como o nome indica, são as ostras. Há catorze opções diferentes com este marisco, todos feitos com ostras cultivadas na fazenda marinha do restaurante.
Jay Bistrô
A intenção é comer bem em um ambiente descontraído e surpreendente? Este bistrô, em Jurerê Internacional, vai agradar em cheio. Os pratos, com sabores mediterrâneos, agradam não só o paladar, mas também os olhos. A apresentação é impecável e rende fotos maravilhosas. Vale a pena ficar de olho também nas sobremesas autorais, como a torta de queijo da canastra e a meringata, com morangos, chocolate e, é claro, merengue.
Kulturas
Comida saudável, a preço justo e com muitas opções. O Kulturas oferece um buffet com pratos vegetarianos e veganos deliciosos bem no centro da cidade. O ambiente é agradável, acolhedor e tranquilo. O funcionamento é das 11:00 às 14:30, então é perfeito para um bom almoço entre um passeio e outro.
Duckbill Cookies e Coffee
O que fazer em Florianópolis com chuva
O tempo fechou durante a viagem? Não tem problema. O que não falta em Floripa são opções de divertimento faça chuva ou faça sol. Descubra mais.
Mercado Público
Ideal para bater perna e apreciar a arquitetura. O edifício é histórico e atrai muitos visitantes. Neste local você encontrará diversas lojas com produtos locais e um enorme polo gastronômico, com opções para todos os gostos.
Casa da Alfândega
Quem gosta de artesanato local vai adorar este prédio, que reúne diversos produtores locais. O prédio é todo em estilo neoclássico e é a sede do Centro da Cultura Popular. O objetivo deste projeto é preservar e valorizar a cultura de Santa Catarina.
Museu Victor Meirelles
Esta é uma excelente pedida para os amantes de arte. Victor Meirelles foi um dos principais artistas brasileiros do século XIX e tem uma incrível produção. O pintor nasceu em Santa Catarina e o museu é dedicado à preservação das obras e da memória do artista. O local também tem exposições temporárias, visita guiada e programa educativo para quem quiser descobrir ainda mais sobre a arte brasileira.
Onde ficar em Florianópolis: hotéis e pousadas
Buscando opções de hospedagem? Descubra excelentes opções para uma estadia incomparável:
Il Campanario
Perfeito para quem busca aconchego e muito conforto em Jurerê Internacional. Os quartos são amplos, com sacada, vista para o mar e cozinha individual. Além disso, o hotel oferece academia, piscina, sala de jogos, área infantil, restaurante com gastronomia internacional e sala com lareira.
Quinta das Videiras
Procurando por um hotel boutique com muito charme? Este fica na Lagoa da Conceição, em um prédio de estilo português do século XIX. São apenas 11 quartos, com varandas privativas, móveis de estilo antigo e decoração para lá de sofisticada. Também há um spa com diversos tratamentos e massagens. Outra atração imperdível é o bistrô charmosíssimo, com uma excelente carta de vinhos internacionais.
Pousada dos Sonhos
Uma das poucas acomodações pet friendly de Floripa. A pousada fica de frente para o mar de Jurerê e conta com restaurante, bar, piscinas aquecidas, banheiras de hidromassagem, deck com espreguiçadeiras e acesso exclusivo para o mar. O pet recebe mimos exclusivos, como um kit com caminha, comedouro, bebedouro, toalha e manta. Tudo para aproveitar a viagem com muito estilo e conforto.
Como se locomover em Florianópolis
A cidade é bem desenvolvida e está preparada para receber os turistas com toda a comodidade e conforto.
A oferta de ônibus é ótima e é possível utilizar os serviços para transitar durante toda a sua viagem sem maiores transtornos.
Além disso, é possível contar com táxis e aplicativos de transporte em quase todos os momentos. O aluguel de carro neste destino, portanto, não é uma necessidade.
Vale a pena conhecer Florianópolis?
A cidade é uma excelente pedida para quem busca conforto, diversão e contato com a natureza em um dos mais badalados destinos nacionais.
Floripa oferece uma viagem inesquecível, com paisagens deslumbrantes, praia, boa gastronomia e badalação noturna. Sem dúvida, vale muito a pena ir para a Ilha dos Sonhos!
Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do Descobri por aí, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Descobri por aí sempre atualizado!
Gostou de conhecer Florianópolis? Deixe seu comentário para a gente!