O que fazer em Guararema: ponte na cidade

Quem busca um destino tranquilo e charmoso para relaxar vai perceber que há muito o que fazer em Guararema. 

A cidade é encantadora, com o charme das pequenas cidades. O entorno, por sua vez, é cercado pelo verde, com rios, mata atlântica e fauna nativa.

Para completar, muito da arquitetura original da cidade foi preservada. Então, andar pelas ruas pode ser uma verdadeira viagem no tempo.

Hoje, nosso convite é para descobrir Guararema e ficar por dentro de tudo que esse local tem a oferecer. É só continuar com a gente.

Bora descobrir o que fazer em Guararema?

Por que visitar Guararema: 5 motivos para descobrir a cidade

O que não falta são razões para programar uma ida até a cidade. Há muito o que descobrir e o que fazer em Guararema. 

Alguns motivos que fazem desse destino uma ótima escolha são:

  • Natureza: Guararema tem uma natureza exuberante. São parques, rios, cachoeiras, animais silvestres, mata atlântica e muito mais. 
  • História: A cidade tem inúmeras construções preservadas, que mostram o passado. São igrejas, monumentos, casas e praças para conhecer a cultura do lugar.
  • Gastronomia: Você gosta de fazer turismo gastronômico? Então prepare-se. A cidade tem muitos restaurantes inesquecíveis.
  • Sossego: O município conservou aquele ar tranquilo e charmoso, de cidade pequena. É um destino ideal para relaxar e recarregar as energias.
  • Conveniência: Fica pertinho de São Paulo e o trajeto é rápido e fácil. Além disso, há atrações para pessoas de todas as idades e estilos.

Onde fica Guararema

Guararema fica em São Paulo, no Vale do Paraíba, a mais ou menos 80 quilômetros de distância da capital.

A cidade é vizinha de cidades como Mogi das Cruzes, Santa Isabel e São José dos Campos. Esses municípios fazem parte da região do Alto Tietê, que recebe este nome devido à sua proximidade com o rio. 

Como é o clima em Guararema

De forma geral, o clima ameno. O verão dificilmente chegará a um calor extremo. Os termômetros costumam ficar em torno dos 30 graus. Já o inverno é mais fresco. Nesta época, a temperatura costuma variar entre 10 e 15 graus. 

Ao planejar sua visita lembre que há muitos passeios ao ar livre. Por isso, os meses de abril, maio e junho são ideais. Os dias são ensolarados e o tempo não estará muito quente.

Aqueles que desejam fazer turismo gastronômico ou uma viagem romântica costumam preferir o inverno, entre julho e agosto.

Como se locomover em Guararema

A cidade é pequena, então é fácil andar a pé ou de bicicleta por lá. Mas o jeito mais fácil de se locomover entre locais distantes um do outro é de carro. 

Outra opção é separar parte do seu orçamento para o táxi ou Uber. Isso porque muitas linhas de ônibus param de circular bem cedo, entre 19 e 21 horas da noite. Além disso, as linhas têm a circulação reduzida aos finais de semana.

Então, se você for utilizar o transporte público, o ideal é se programar com antecedência. A boa notícia é que no portal da prefeitura é possível consultar todos os horários, linhas e trajetos de ônibus.

Principais atrações em Guararema

Agora que chegamos à cidade, é hora de descobrir as principais atrações e de aproveitar a viagem ao máximo. Descubra muitos passeios incríveis:

O que fazer em Guararema: pontos turísticos

A história da cidade começa no século 16 e está ligada à colonização do estado de São Paulo. Por isso, há muitas igrejas e construções históricas em Guararema. Descubra algumas delas:

Igreja de Nossa Senhora da Escada

A Igreja de Nossa Senhora da Escada é uma das construções mais antigas da cidade. Ela foi construída na década de 1730 e é toda em estilo barroco. 

Uma curiosidade interessante é que esta é a única igreja do brasil com uma imagem de São Longuinho. 

Outra igreja histórica de Guararema é a Capela Nossa Senhora da Ajuda. A capela, que também foi construída no século 18, fica no topo de uma pequena colina.

Estação de trem

Uma construção histórica muito procurada pelos visitantes é a estação ferroviária. O prédio, fundado no século 19, é charmoso e muito bem conservado. 

É possível fazer o passeio de locomotiva até a estação de Vila Luís Carlos. Vale a pena dar um passeio pela vila, charmosíssima, que tem diversas construções no estilo inglês do século 19. 

Os passeios de trem acontecem nos finais de semana e nos feriados e podem ser agendados com antecedência no site oficial.

Praça 9 de Julho

A praça central da cidade é a 9 de Julho, um lugar calmo e tranquilo, típico do interior. Ali, você irá encontrar a Igreja de São Benedito. Ela é a igreja matriz  e foi construída na década de 1950.

Além disso, há algumas lojinhas na praça e um tradicional carrinho de pipoca em formato de locomotiva. O lugar é ideal para dar uma volta e sentar no banco para ver o movimento.

Estação Literária

Quem adora os livros definitivamente vai querer descobrir este local, que fica no centro. O prédio é bem moderno e abriga uma biblioteca espaçosa e confortável. 

Além de livros, há acervo de brinquedos para a crianças. Dá para passar um dia inteiro entre as estantes. O lugar funciona como um centro cultural e há atrações para todas as idades.

O que fazer em Guararema: descubra a natureza

Um ponto forte da cidade são os parques, com paisagens deslumbrantes e tranquilidade total. Veja os pontos mais bonitos da cidade:

Recanto do Américo

É um lugar lindo, com excelente infraestrutura para receber pessoas de todas as idades. Por lá, você vai encontrar lanchonete, banheiro e locais para sentar e descansar apreciando o verde

A maior atração do lugar é uma árvore bicentenária de pau d’alho, espécie que deu origem ao nome da cidade. Afinal, a palavra Guararema, em tupi-guarani, significa pau d’alho.

Além disso, o parque tem uma vista deslumbrante para o Rio Paraíba do Sul, cercado pela exuberante mata atlântica.

Parque municipal Pedra Montada

O nome deste local se deve a uma curiosa estrutura natural. São duas pedras, cada uma com cerca de 2,5 metros de altura, que ficam uma em cima da outra.

O acesso é fácil e pode ser feito por uma escada de madeira. Há também um acesso lateral, que pode ser utilizado como caminho alternativo.

Outra formação rochosa peculiar é a Pedra do Tubarão, que tem o formato de… um tubarão. Ela fica dentro do parque, a cerca de 400 metros de distância da Pedra Montada. 

Apesar da proximidade, o caminho até lá é um pouco mais exigente. A trilha é uma subida de terra e, se o chão estiver molhado, é indicado ter cautela.

Em compensação, a caminhada é rápida. Uma vez lá no alto, é possível ver uma linda paisagem com muito verde.

Cachoeira do Putim

Assim como em Penedo, as cachoeiras de Guararema são atrações incríveis para os amantes do ecoturismo. Uma das mais procuradas é a Cachoeira do Putim, que fica entre os municípios de Guararema e Santa Branca.  

A queda d’água tem cerca de 50 metros de altura e, de quebra, uma piscina natural. Por isso, é um passeio perfeito para se refrescar nos dias mais quentes. 

O detalhe é que uma parte do caminho precisa ser feita a pé, por uma trilha. Uma boa dica é não deixar de levar um pouco de água e um lanche. Isso porque não há lanchonetes e quiosques no local.

Parque Municipal Ilha Grande

É fácil descobrir o motivo para o nome deste local. O parque fica em uma ilha, no meio do rio Paraíba do Sul. Ao atravessar a ponte que dá acesso à ilha, não deixe de olhar para a água. Há muitos peixes que ficam ali e é uma visão maravilhosa para todos. 

O parque é ideal para quem quer passar um tempo ao ar livre, cercado pelo verde. Há trilhas, bancos para descansar, locais para a prática de exercícios e uma área de lazer infantil. 

Outra atração imperdível são os roedores silvestres, como  as capivaras, que andam pelo parque.

O que fazer em Guararema à noite: vida noturna

A badalação noturna não é o ponto mais forte da cidade. A maior parte dos bares e restaurantes fecham antes da meia-noite. Mas, claro, sempre é possível descobrir alguns lugares interessantes. 

O Balacobaco Rock Burguer, como o nome indica, é excelente para quem gosta de curtir música ao vivo. Há uma excelente variedade de sanduíches, petiscos e drinks para animar a sua noite. 

Outra opção indicada para quem quer tomar um bom chopp é o Brasserie Emporio Gourmet. Além da carta de bebidas para lá de generosa, há muitas opções de petiscos. Para acompanhar, há apresentações de música nos mais variados estilos: rock, eletrônico e sertanejo.

Onde comer em Guararema: restaurantes

O que não falta na cidade são excelentes restaurantes. Veja algumas opções deliciosas:

Mirante do Paraíba

O ponto forte são peixes e frutos do mar. Mas o cardápio é bem completo e há opções para todos os gostos. De quebra, o lugar fica às margens do Rio Paraíba, com uma paisagem deslumbrante.

O deck é o ambiente mais disputado do restaurante (Foto: Reprodução)

Roça e Poesia

Um local para lá de charmoso, com comida caseira de sabor incomparável. Outro ponto forte é o café fresquinho, coado na hora. Além disso, há diversos doces e bolos no cardápio. 

Hangar 13

Esse lugar é incrível. Fica em um mirante, tem decoração temática e um cardápio para lá de variado. Para completar, a carta de drinks é incrível e o restaurante é pet friendly.

Buraco da Veia

Pertinho do Pau d’alho e com vista para o rio, este local é especializado em peixes e frutos do mar. É perfeito para um bom almoço após o passeio pelo Recanto do Américo.

Seu Jorge

Se você decidir fazer o passeio de trem até Luís Carlos, reserve um tempinho para conhecer essa pizzaria. O sabor é inigualável e o lugar é procurado por turistas e nativos de toda a região. 

Onde ficar em Guararema: hotéis e pousadas

Há muitas – e incríveis – opções de hospedagem em Guararema. Vamos mostrar as mais interessantes para a sua viagem agora mesmo.

Guararema Parque Hotel

Quer se hospedar em um local com estrutura de resort? Esta é a opção para você. Há diversas comodidades como: piscina, redário, restaurante, quadra de tênis, playground e muito mais. Além disso, o hotel aceita pets.

➡️ Reserve o Guararema Parque Hotel aqui!

Piscina do Guararema Parque Hotel (Foto: Booking)
Piscina do Guararema Parque Hotel (Foto: Booking)

Espaço Rural Água da Onça

Se o que você quer é uma hospedagem simples e aconchegante, com muito espaço ao ar livre, essa é uma ótima pedida. Os quartos são espaçosos, há área para camping e piscina. Aqui os animais de estimação também são aceitos.

➡️ Reserve o Espaço Rural Água da Onça aqui!

Vista aérea do Espaço Rural Água da Onça em Guararema (Foto: Booking)
Vista aérea do Espaço Rural Água da Onça em Guararema (Foto: Booking)

Vale do Sonho

Este lugar tem uma excelente infraestrutura de lazer para adultos e crianças com piscina e playground. Além disso, é possível escolher entre ficar nos quartos ou alugar um chalé, que acomoda até 4 pessoas. Um dos chalés é totalmente adaptado para receber pessoas com deficiência.

➡️ Reserve o Vale do Sonho aqui!

Área da piscina do hotel Vale do Sonho em Guararema (Foto: Reprodução)
Área da piscina do hotel Vale do Sonho em Guararema (Foto: Reprodução)

Pintado na Brasa

Um belo hotel fazenda para toda a família. Tem um parque aquático com 10 piscinas, uma imensa área verde e também um local para pesca esportiva. Além disso, há atividades para a terceira idade e para crianças. 

➡️ Reserve o Hotel Fazenda Pintado na Brasa aqui!

Chalés do Hotel Fazenda Pintado na Brasa em Guararema (Foto: Booking)
Chalés do Hotel Fazenda Pintado na Brasa em Guararema (Foto: Booking)

Como chegar em Guararema

Gostou de descobrir o que fazer em Guararema e quer saber como chegar lá? Vamos te explicar!

O trajeto até Guararema é simples e fácil, especialmente se você estiver em São Paulo.

Como chegar em Guararema de São Paulo

A cidade é bem próxima de São Paulo: são menos de 80 quilômetros. Veja como chegar em Guararema saindo de São Paulo.

De carro

Comece sua viagem pela Marginal Tietê e entre na Avenida Ayrton Senna. Depois, é só seguir até a Rodovia Governador Carvalho Pinto. 

Na saída 68, o motorista deve pegar a Rodovia Nicola Capucci e então a Rodovia Henrique Eroles. 

Aí, é só seguir até a rotatória, onde está o Memorial Origens de Guararema. Ao chegar, você vai descobrir ponto panorâmico. Muitas pessoas gostam de aproveitar para tirar fotos e ver a paisagem. 

Após passar pelo Memorial, basta seguir pela Rua João Barbosa de Oliveira, que leva até o centro da cidade.O percurso da capital até Guararema dura pouco mais de uma hora.

De ônibus

O ponto de partida é a Rodoviária do Tietê e o trajeto é feito pela Viação Pássaro Marron. Há duas saídas por dia, uma pela manhã e outra à noite. O caminho é percorrido em, aproximadamente, duas horas.

Como chegar em Guararema do Rio de Janeiro

Ir do Rio para Guararema é um pouquinho mais demorado, mas é bem fácil chegar. Veja o percurso para Guararema saindo do Rio de Janeiro.

De carro

A viagem tem início na Avenida Brasil. Na altura de Irajá, o motorista deve pegar a entrada para a Via Dutra. Basta seguir a estrada até a altura de Taubaté e, então, entrar na Rodovia Governador Carvalho Pinto. 

A partir deste ponto, vá até a saída 68  para entrar na Avenida Nicola Capucci. Depois, é só seguir a Rodovia Henrique Eroles até a rotatória onde está o Memorial Origens de Guararema. 

Agora é só entrar na Rua João Barbosa de Oliveira e logo, logo, você chegará ao centro da cidade. A viagem tem cerca de 380 quilômetros e dura um pouco menos de 5 horas.

De ônibus

Por incrível que pareça, não há nenhuma empresa que faça o trajeto Rio de Janeiro – Guararema. Então, o jeito mais rápido para ir de ônibus é ir da Rodoviária do Rio para a capital paulista. 

Muitas empresas fazem este trajeto. Expresso do Sul, 1001, Águia Branca, Penha, Catarinense, Adamantina e Kaissara. Há muita diversidade de preços e horários, e você poderá escolher à vontade. 

Ao chegar em São Paulo, na Rodoviária do Tietê, será hora de pegar o ônibus da Viação Pássaro Marron. Esta é a empresa que faz o trajeto até Guararema.

O caminho do Rio até São Paulo dura entre 6 e 7 horas. Já a segunda etapa do percurso é feita em menos de duas horas.

Pronto para descobrir Guararema?

Guararema é um destino incrível para todas as idades. Lá, você está cercado pela natureza, pela história e pela tranquilidade.

De quebra, ainda será possível conhecer muitos lugares incríveis e voltar com muitas lembranças maravilhosas.

➡️ Reserve seu hotel preferido em Guararema

Gostou de descobrir tudo o que fazer em Guararema? Deixe um comentário e conte o que achou!

você também pode curtir:

Leave A Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.