Quer conhecer uma das mais vibrantes cidades da América do Sul? Veja nossas dicas e descubra tudo o que fazer em Bogotá!
Você está procurando o próximo destino barato uma viagem internacional?
Que tal um local pertinho do Brasil, com muita cultura, paisagens inesquecíveis e excelente gastronomia? Sem dúvida há muito o que fazer na Colômbia: Cartagena, San Andrés e Bogotá são algumas das cidades que você pode incluir no seu roteiro pelo país.
Embora esta cidade não seja muito famosa, este lugar é surpreendente, cheio de coisas interessantes e tem tudo para uma viagem inesquecível.
Eu fui pra Colômbia com duas amigas em outubro de 2019, com o principal objetivo de conhecer a belíssima ilha de San Andrés e as ruas coloridas de Cartagena. Por um imprevisto (perdemos o voo durante a conexão), ficamos um dia a mais em Bogotá e aproveitamos para turistar pela cidade.
Reuni aqui algumas dicas e os maiores encantos e pontos turísticos desta cidade que me surpreendeu.
Bora descobrir?
- Onde fica Bogotá
- Como é o clima de Bogotá
- Precisa de visto para Colômbia?
- O que vale a pena conhecer em Bogotá
- O que fazer em Bogotá: pontos turísticos
- O que fazer em Bogotá: museus
- O que fazer em Bogotá: bares e restaurantes
- Onde ficar em Bogotá
- Vale a pena visitar Bogotá?
Onde fica Bogotá
Bogotá é a capital da Colômbia, país que faz fronteira com a região Norte do Brasil. Além de ser a sede do governo, Bogotá também é o coração econômico, cultural e gastronômico do país.
A cidade é cosmopolita e desenvolvida, com excelente infraestrutura. Por lá é possível encontrar muitos museus, teatros, restaurantes, bares e outras opções de entretenimento que irão agradar a diversos perfis de turistas.
Localizada no Planalto de Cundiboyacense, que faz parte da Cordilheira dos Andes, Bogotá é uma das capitais mais altas da América do Sul.
Como é o clima de Bogotá
Devido à sua altitude, a temperatura em Bogotá é perfeita para quem curte um clima mais fresco, típico das montanhas. A temperatura média anual fica em torno de 15° C e não há grandes variações ao longo do ano.
Os dias nublados são os mais frequentes, o que é esperado em uma cidade que fica mais de 2600 metros acima do nível do mar.
Os meses com maior umidade são: abril, maio, setembro, outubro e novembro. A alta temporada vai de dezembro a fevereiro, que são meses mais secos, ideais para passear ao ar livre.
Esta também é a época do verão, quando os dias são mais quentes. Quem prefere meses mais frios, mas com pouca chuva, deve se planejar para conhecer a cidade em junho, julho ou agosto, época do inverno.
Eu fui em outubro e estava bem friozinho. Se o seu destino principal é Cartagena ou San Andrés, mas você vai passar um ou dois dias em Bogotá, não esqueça de incluir um bom casaco e calça na mala, hein!
Precisa de visto para Colômbia?
Outro ponto positivo para quem quer ir a Bogotá é a falta de burocracia. Não é necessário ter visto para visitar o local.
A Colômbia, como os demais países que fazem parte do Mercosul, exigem apenas um documento de turistas brasileiros: a identificação com foto.
Esta identificação pode ser o passaporte válido pelos próximos seis meses. Outra identificação aceita é o RG. Ele deve ter sido expedido há menos de 10 anos.
Documentos como a CNH e carteiras profissionais, como OAB, CREA, CRM, entre outras, não são aceitas para autorizar a entrada de turistas brasileiros.
O que vale a pena conhecer em Bogotá
Há muito o que fazer na cidade, mas os pontos fortes estão nas atrações culturais, nas aventuras gastronômicas e na altitude.
Durante o dia, vale a pena dar preferência para o transporte público e para caminhadas. Esta estratégia irá permitir que você descubra a cidade a pé e conheça diversos locais inesperados e interessantes.
Uma curiosidade é que Bogotá tem uma enorme rede de ciclovias. Por isso, alugar uma bicicleta é uma excelente pedida para circular pela cidade.
Quem ama o ar livre deve dar um pulinho no Jardim Botânico de Bogotá. Lá é possível fazer uma caminhada relaxante e aproveitar para ver de perto diversas espécies nativas da região.
Outra boa pedida para recarregar as energias ao ar livre é o Chicaque. Este parque natural fica a apenas 30 minutos de Bogotá é uma das melhores opções para descobrir a mata andina.
Por lá também é possível observar aves, fazer trilhas, andar a cavalo ou até acampar.
O que fazer em Bogotá: pontos turísticos
Há muitos pontos turísticos incríveis em Bogotá. Descubra os pontos turísticos mais procurados da cidade:
La Candelaria
É onde fica o Centro Histórico, então é possível encontrar muitas construções antigas por lá.
O bairro foi fundado em 1538 e é um dos locais mais antigos e bonitos da cidade. Como muitos viajantes querem conhecer este bairro, a infraestrutura para turistas por lá é excelente.
Há diversos restaurantes, cafés, lojas, eventos e muito mais.
Praça Bolívar
É a principal praça da cidade e fica bem perto da Candelaria.
Lá estão alguns dos edifícios mais importantes da cidade, como o Palácio da Justiça, a Catedral Metropolitana, o Capitólio Nacional e o belíssimo Palácio Lievano.
São muitos edifícios importantes, com arquitetura histórica e vale a pena reservar um tempo para fazer uma visita a cada um deles.
Pela região você também encontra diversos artistas de rua. É bem inspirador!
Cerro de Monserrate
Este é o ponto mais alto de Bogotá e tem uma vista inesquecível, ideal para ver toda a cidade.
Para chegar lá, a melhor pedida é ir de teleférico para descobrir a vista e se encantar a cada segundo do passeio.
Outra atração que vale a pena visitar é o Santuário do Senhor Caído de Monserrate, um importante ponto religioso e de peregrinação.
A vista do local é realmente linda, você consegue ver a cidade toda.
Catedral de sal
Esta é uma das atrações mais procuradas pelos turistas. Ela fica a cerca de 55 quilômetros de Bogotá.
Você irá descobrir uma enorme igreja construída nas galerias subterrâneas das minas de sal, a cerca de 180 metros abaixo do solo.
Os túneis são amplos e bem iluminados e o passeio é diferente de tudo o que você já viu. A catedral faz parte do Parque do Sal de Zipaquirá, onde há várias outras atrações como: tirolesa, trilha, parede de escalada e muito mais.
Infelizmente não consegui visitar o local durante minha viagem, mas só vejo boas recomendações do local!
O que fazer em Bogotá: museus
Há muitos museus incríveis em Bogotá. Descubra alguns locais imperdíveis para sua viagem:
Museo del Oro
É um dos principais museus da Colômbia, dedicado a objetos de ouro.
O acervo conta com muitas peças de arte pré-colombiana e é uma ótima pedida para descobrir a história do metal e dos povos nativos da região.
Museo Botero
Ideal para quem gosta de arte, este museu é dedicado ao trabalho do artista plástico Fernando Botero.
Além das obras do colombiano, você encontrará trabalhos de outros pintores e escultores renomados como: Picasso, Chagall, Giacometti, Dalí, Klimt, Matisse, Miró, Monet e Toulouse-Lautrec.
Bogota Grafitti
Quem é apaixonado por arte urbana não pode perder esta rota, que passa pelas mais incríveis obras de grafite e pinturas murais da capital.
Este passeio inusitado fará com que você descubra as mais incríveis obras de arte a céu aberto da cidade.
O que fazer em Bogotá: bares e restaurantes
A gastronomia é um dos pontos mais fortes da capital colombiana. Descubra os melhores locais para curtir uma aventura gastronômica.
Andrés: Imagine um restaurante dividido em quatro ambientes, que vão do céu ao inferno.
Este é o Andrés, onde a comida é deliciosa e a diversão está mais do que garantida. É possível aproveitar o local como restaurante ou como bar, com uma incrível carta de drinks tropicais.
Os mais animados devem ir ao último andar, onde acontecem baladas que duram toda a noite.
Restaurante Leo: Quem busca uma experiência sofisticada e com muito sabor deve procurar este local. Os pratos são criados pela chef Leonor Espinoza, uma das mais importantes do país.
Há, ainda, um outro espaço, dedicado às bebidas, que fica a cargo da sommelier Laura Hernández. Ali você descobrirá bebidas fermentadas, macerações e destilados a partir de ingredientes botânicos típicos das culturas locais.
La Herencia: Um dos melhores lugares para conhecer a culinária tradicional da região. As receitas são tradicionais, com pratos como: empanadas, morcilla, patacón, cazuela e muito mais.
Além disso, há opções maravilhosas de bebidas típicas como a limonada de panela e a sangria. Para completar, o ambiente é maravilhosamente decorado, com muito conforto para apreciar o sabor com toda a tranquilidade.
Onde ficar em Bogotá
Como toda cidade, Bogotá tem lugares maravilhosos e outros nem tanto. Descubra os melhores locais para se hospedar durante sua viagem:
La Candelaria
Como dissemos, este é um dos locais com melhor infraestrutura para receber turistas, então é uma excelente opção.
Há bastante movimento durante o dia, embora as ruas possam ficar um pouco mais desertas durante a noite.
Ali você encontrará hotéis, albergues e pousadas que podem atender a todos os orçamentos sem abrir mão da comodidade.
Zona G
O bairro do Chapinero tem muita oferta de hospedagem e fica próximo ao centro.
A zona G deste bairro concentra os melhores hotéis de alto padrão da cidade.
Neste local você irá descobrir hotéis butique exclusivos e também hotéis de quatro e cinco estrelas para uma viagem com muito conforto e sofisticação.
Zona Rosa
É a melhor pedida para os amantes da vida noturna e da badalação.
É um local um pouco mais distante do centro, mas que concentra uma enorme quantidade de restaurantes, bares e baladas para quem não abre mão da boemia.
Além disso, há muitas lojas de marcas locais e de grifes internacionais, então também é uma ótima pedida para quem não perde a chance de fazer compras.
Vale a pena visitar Bogotá?
Quem gosta de arte, história, cultura e gastronomia em um destino surpreendente não vai se arrepender de ir para Bogotá.
A cidade tem tudo para agradar em cheio diversos perfis de turistas e pode atender a todos os tipos de orçamento, com muitas atrações incríveis para descobrir de perto a América do Sul.
Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do Descobri por aí, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Descobri por aí sempre atualizado!
Gostou de descobrir nosso roteiro de Bogotá? Deixe o seu comentário para a gente!